O Datafolha realizou cinco simulações de 2º turno para a Prefeitura de Fortaleza. Capitão Wagner (União Brasil) leva vantagem em todos os cenários, mas a vantagem contra Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL) cai. No caso do bolsonarista, ele fica no limite máximo da margem de erro. Contra José Sarto (PDT), a vantagem de Wagner aumenta um pouco.
Nos cenários entre André Fernandes e Sarto, há empate técnico. Entre Evandro e Sarto, também há empate técnico. Os dois cenários foram simulados pela primeira vez.
O instituto realizou simulações com base nos cenários que eram possíveis com base na pesquisa anterior, de agosto, na qual Wagner e Sarto estavam tecnicamente empatados na liderança.
Use as abas para navegar entre os cenários
Capitão Wagner x André Fernandes
Capitão Wagner x Evandro Leitão
Capitão Wagner x José Sarto
André Fernandes x José Sarto
Evandro Leitão x José Sarto
Os possíveis cenários envolvendo Capitão Wagner mostram que o candidato continua vencendo em todas as simulações, porém a vantagem é menor em alguns casos.
Na pesquisa Datafolha, feita em 21 e 22 de agosto, um segundo turno entre Wagner e André Fernandes mostrava o candidato do União Brasil com 50% contra 38% do postulante do PL. No levantamento recente, Wagner caiu 7 pontos percentuais, enquanto André ganhou 7 pontos.
Já em um possível embate entre Wagner e Sarto, a primeira pesquisa apontava o ex-deputado federal com 49% e o atual prefeito com 38%. Agora, Wagner aparece com 52% contra 36% do pedetista.
Contra Evandro, a vantagem de Wagner diminuiu. O postulante do União Brasil teve uma queda de 5 pontos e chegou a 51% e o petista subiu 8 pontos, agora com 37%.
Os cenários de segundo turno entre André Fernandes e José Sarto e entre Evandro Leitão e José Sarto não haviam sido testados na pesquisa anterior.
Os possíveis embates foram apresentados aos entrevistados no último levantamento. No primeiro cenário, André registrou 45% e Sarto, 42%. Entre Evandro e Sarto, os dados mostram o petista com 41%, enquanto o atual prefeito teve 38%.
O Datafolha fez apenas simulações possíveis conforme a pesquisa anterior. O cenário entre André Fernandes e Evandro Leitão, por esse motivo, não foi testado nesta rodada, pois não era uma situação plausível com base no dado de 20 a 21 de agosto.
A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de setembro de 2024. Foram realizadas 826 entrevistas em toda a cidade de Fortaleza.
A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
A pesquisa está registrada no TSE com número CE-07203/2024.
O Datafolha realizou pesquisa quantitativa, por amostragem, com aplicação de questionário em abordagem pessoal em pontos de fluxo populacional.
Nas intenções de voto para o primeiro turno, André Fernandes (PL) cresceu 9 pontos percentuais e chegou a 25%. Ele está tecnicamente empatado comCapitão Wagner (União Brasil), que caiu 6 pontos percentuais e tem 23%.Evandro Leitão (PT) subiu 9 pontos percentuais e chegou a 19%. José Sarto (PDT) caiu 5 pontos e tem 18%.
ANÁLISES |
Carlos Mazza: André cresce com perfil "moderado", mas deve virar alvo de adversários
Guálter George: Capitão Wagner precisa, e rápido, procurar um novo alvo
A seleção de quem responderia ao questionário foi feita em duas etapas. Primeiro, foram sorteadas as regiões e os bairros que fizeram parte da amostra. No segundo momento, foram sorteados os pontos de abordagem onde foram feitas as entrevistas.
Por fim, os entrevistados foram selecionados aleatoriamente para responder ao questionário, de acordo com cotas de sexo e faixa etária, de acordo com os dados fornecidos por TSE (agosto/2024), IBGE (PNAD 2023 e Censo 2022) e dados primários de outros levantamentos do instituto.
As eleições para prefeito e vice-prefeito dos municípios brasileiros ocorre em 6 de outubro. Se nenhum candidato obtiver 50% dos votos mais 1, haverá segundo turno em Fortaleza, no dia 27 de outubro.
O prefeito Sarto busca a reeleição e a permanência do grupo político que chegou ao poder na Prefeitura em 2013, com o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT).
Houve ruptura do bloco político em 2022, com PT e PDT em atrito na eleição para governador, na qual Elmano de Freitas foi eleito e Roberto Cláudio ficou na terceira colocação.
Na disputa deste ano, o PT lançou Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa.
Houve divisão também no bloco da direita, unidos até 2022. Este ano são candidatos André Fernandes, representante do bolsonarismo, Capitão Wagner, que representou os conservadores nas eleições majoritárias de 2016, 2020 e 2022, e ainda Eduardo Girão.
Há ainda mais três partidos de esquerda na disputa: o Psol, com Técio Nunes, o PCB, com Chico Malta, e o PSTU, com Zé Batista.
Fecha a lista de candidatos George Lima, do Solidariedade, de centro.
Com Taynara Lima