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No para-choque tem conectividade
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No para-choque tem conectividade

Fenatran 2019 mostra novo ânimo no setor e tem lançamentos marcados pela conectividade
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Philipp Schiemer, CEO da marca na América Latina, e o chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, Stefan Buchner (Foto: JOCÉLIO LEAL)
Foto: JOCÉLIO LEAL Philipp Schiemer, CEO da marca na América Latina, e o chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks, Stefan Buchner

A 22ª edição do Salão Internacional de Transporte Rodoviário de Carga (Fenatran 2019), no São Paulo Expo, é um termômetro. A participação das montadoras e o ânimo dos clientes diz muito do setor. Este ano, mais de 450 marcas da cadeia. Sete são montadoras. Importantes 30% de aumento na presença de expositores, ante a edição anterior, de 2017. Os números e os lançamentos mostram mais calor e disposição para investimento em tecnologia. No para-choque da Fenatran tem escrito "Conectividade".

A conectividade em veículos comerciais leves e pesados aparece no evento como nunca antes. Outrora, viam-se as atenções muito associadas aos automóveis. Mas, em se tratando de frotistas, para além do entretenimento, segurança e redução de custos aparecem acima na lista de razões. Por meio das ferramentas, mais atenção com as manutenções e com a economia de combustível.

O POVO percorreu o Salão um dia antes da abertura ao público. Como acontece nos salões, cada montadora apresenta seus produtos à imprensa em chamadas entrevistas coletivas. Mas não são coletivas, são apenas apresentações mesmo. Cada marca tem 40 minutos para convencer os jornalistas da importância do que levam. A primeira foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus (MAN). Neste ano, mirou em portfólio para a mobilidade.

A holandesa DAF, há seis anos produzindo no Brasil e na sua 5ª Fenatran, levou ao evento o modelo médio LF Oficina Móvel de manutenção. E em dezembro começa um e-commerce para compra de peças diretamente com os concessionários da marca.

O presidente da Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, disse estudar a produção de caminhões elétricos no Brasil. "Ainda não há definições com relação à data, mas é certo que na próxima década teremos de investir em elétricos por aqui". Apresentou a aceleração inteligente Volvo. "A redução de consumo é de até 10% nas aplicações mais severas", afirmou o presidente global da Volvo Caminhões, Roger Alm.

A Iveco apresentou modelos do seu portfólio, dos leves aos pesados. Destaque para as linhas Daily, Tector, Hi-Road e Hi-Way. A mais festejada foi a linha Daily, que para 2020 terá um novo conceito de veículo leve para o transporte urbano. Promete conforto de automóvel para o líder da categoria no Brasil.

A Mercedes-Benz mirou em duas novas versões do Actros, com o inédito motor OM 471 de 530 cv e a grande novidade: em vez de espelhos retrovisores, câmeras. As imagens são reproduzidas internamente por meio de monitores posicionados à direita e à esquerda do motorista.

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Philipp Shiemer, revelou que com a chegada dos modelos 2553 6×2 e 2653 6×4 com as novas motorizações, a linha Actros passa a contar agora com seis versões.

O chefe-mundial da Mercedes-Benz Trucks, Stefan Buchner, frisou o desenvolvimento do Actros com motor de 530 cv exclusivamente para o Brasil: "DNA global, com charme local. Motor e cabine foram customizados para o País".

A sueca Scania, como disse o diretor-comercial Silvio Munhoz, aposta em soluções que unem sustentabilidade e rentabilidade para as operações, reduzindo a emissão de poluentes. O grande destaque é um caminhão movido à gás.

Já o Grupo PSA, das marcas Peugeot e Citroën, foi à Fenatran focado nos utilitários. A Citroën lançou o Jumper Minibus e a irmã lançou o Boxer Minibus. Ambos com tomadas USB, porta-luvas refrigerados e a possibilidade de transformar o veículo em um escritório móvel, além de 130 cv.

A FPT, empresa do grupo CNH Industrial, especialista na fabricação de motores, transmissões, eixos e geradores de energia, lançou o Cursor X, um motor multipower, que aceita diferentes tipos de bateria, como elétrica, gás natural e hidrogênio.

* O jornalista viajou a convite da Anfavea

 

TEST-DRIVE

Pela primeira vez, há uma pista de test-drive, a Fenatran Experience, com cerca de 2 km. De modo paralelo, acontece a Movimat, Salão Internacional da Logística Integrada. Grandes compradores da indústria e dos setores de distribuição, atacado, varejo e comércio eletrônico estão lá. Ademais, o Congresso SAE Brasil, que discute mobilidade e tecnologia. A agenda é a da sustentabilidade e inovação.

OPINIÕES

Para o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, a reforma tributária é fundamental para a retomada do setor. Norberto Fabris, presidente da Associação Nacional Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), falou em sinais de recuperação do emprego no setor. "A Fenatran deste ano deve refletir a retomada da confiança no nosso segmento".

Notas

- Os preços da Sprinter variam entre R$ 130,7 mil e R$ 178,9 mil.

- O ajuste do campo de visão é realizado de forma digital. Não é preciso nenhum giro mecânico da câmera.

- Para evitar o embaçamento da lente da câmera em temperaturas baixas, há um elemento de aquecimento, que liga e desliga de modo autônomo. O aquecimento da câmera também pode ser ligado manualmente pelo painel de comando.

- Por meio de sensores de luminosidade, o brilho da tela do MirrorCam se ajusta conforme a claridade do ambiente.

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