Logo O POVO+
Camilo cita "tendência de estabilidade", mas reforça isolamento
Reportagem

Camilo cita "tendência de estabilidade", mas reforça isolamento

Governador do Estado anuncia hoje se prorroga pela quinta vez decreto de isolamento no Ceará contra a pandemia. Lockdown em Fortaleza pode ser renovado pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT)
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CAMILO esteve reunido durante toda a tarde de ontem com Roberto Cláudio para discutir novas ações (Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO CAMILO esteve reunido durante toda a tarde de ontem com Roberto Cláudio para discutir novas ações

Um dia antes de anunciar se renova ou não o decreto de isolamento social no Ceará para combater a pandemia do novo coronavírus, o governador Camilo Santana (PT) disse que, "mesmo diante da gravidade da situação", especialistas da área sanitária do Estado "avaliam uma tendência de estabilidade no quadro da Capital".

"O que chega a ser um alento, embora com muita precaução", ressaltou o chefe do Executivo, que em seguida reforçou o papel das medidas de restrição para conter a propagação da doença.

"É fundamental o respeito ao isolamento para conseguirmos diminuir mais ainda a velocidade de contaminação e nossa rede de saúde ter capacidade de atendimento", declarou o petista.

Durante toda a tarde de ontem, Camilo se reuniu com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), para definir o conjunto de ações de enfrentamento à infecção no território estadual.

Válido desde o dia 8 de maio, o decreto que instituiu o "lockdown" (bloqueio total) na Capital expira hoje, juntamente com o documento que estabelece isolamento no restante do Estado. Camilo e Roberto Cláudio farão anúncio conjunto.

O cenário mais provável é que o governador prorrogue o decreto pela quinta vez, pelo menos até o fim do mês de maio, quando o Governo e técnicos teriam dados mais concretos sobre a progressão ou o recuo da enfermidade.

Até agora, o Ceará registra 28.112 casos confirmados de Covid-19 e 1.856 mortes. No Brasil, são 271.628 pacientes com a doença e 17.971 óbitos - 1.179 deles apenas entre a segunda-feira e ontem, num recorde do País, que ultrapassou pela primeira vez a marca dos mil mortos em apenas 24 horas.

Embora reconheça melhora no panorama de Fortaleza, foco da patologia no Estado e de apreensão por causa da carência de leitos, Camilo afirma que, "quanto mais o isolamento for respeitado, mais rápido sairemos dessa situação difícil e poderemos retomar outras atividades econômicas".

Nas últimas semanas, o gestor tem sido pressionado pelo setor produtivo a flexibilizar o decreto, permitindo a retomada dos trabalhos. Amanhã, o assunto deve ser discutido em videoconferência entre governadores e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em entrevista à Rádio O POVO/CBN no dia 13/5, o titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues, o Cabeto, assegurou que, para haver abrandamento nas regras contra o coronavírus, é necessária uma redução continuada no número de diagnósticos e de mortes.

"A escolha é muito clara. Quem faz isolamento social melhor e mais agressivo volta antes para a economia", defendeu o médico. Para ele, "fora dessas situações, seria muito arriscado fazer a flexibilização e ter o número de óbitos por desassistência".

Além de Fortaleza, o governador citou ainda a interiorização do coronavírus. Camilo admitiu "preocupação com o maior avanço do coronavírus no Interior, onde o Governo do Estado tem procurado ampliar cada vez mais a rede de atendimento".

O mandatário observou que os grupos de trabalho com representantes das secretarias estaduais e municipais discutem soluções e que qualquer decisão será tomada "sempre seguindo a ciência".

 

O que você achou desse conteúdo?