Logo O POVO+
"Wagner não participou do motim nem teve influência do movimento", diz Sabino
Reportagem

"Wagner não participou do motim nem teve influência do movimento", diz Sabino

Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CABO Sabino foi uma das principais lideranças entre os PMs (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO CABO Sabino foi uma das principais lideranças entre os PMs

Um ano depois do motim da Polícia Militar do Ceará, um de seus líderes, o ex-deputado federal Cabo Sabino, avalia os efeitos que a paralisação teve na disputa eleitoral de 2020 na capital cearense.

Para o militar da reserva, o deputado federal Capitão Wagner (Pros), então candidato à Prefeitura de Fortaleza, “não participou do motim nem teve influência do movimento”. “Wagner tentou mediar, desde o início foi contra o motim”, conta Sabino, que concorreu a uma vaga na Câmara, mas não conquistou assento.

Passado esse tempo, Sabino alega que o bloco governista usou a pauta do motim estrategicamente nas eleições para o Paço, da qual José Sarto (PDT), um aliado de Camilo Santana (PT), saiu vencedor.

 

“O grupo do governo criou uma distração para o Wagner. Na periferia, ninguém se preocupa com greve de PM. O governo criou distração para o Wagner ficar se justificando na campanha, quando o que realmente estava batendo era a história de ele ter votado contra o auxílio”, avalia.

Durante o pleito, Wagner foi sistematicamente acusado por seus adversários de haver liderado a paralisação da PM. O postulante negava. O assunto dominou todo o primeiro turno da corrida e o início do segundo. À época, o deputado disse que havia apenas tentado negociar uma saída para o impasse.

O parlamentar chegou a formar uma comitiva e a se dirigir ao Palácio da Abolição para se reunir com Camilo Santana, mas não foi recebido. O imbróglio só se resolveria após o Governo do Estado adotar medidas mais duras contra os amotinados, que encerraram o movimento depois de 13 dias.

O que você achou desse conteúdo?