Logo O POVO+
Novo decreto tem toque de recolher e suspensão das aulas presenciais
Reportagem

Novo decreto tem toque de recolher e suspensão das aulas presenciais

| Vale a partir de hoje | O governador Camilo Santana anunciou ontem as medidas mais rígidas para conter o aumento de casos de Covid-19 no Ceará. Validade do decreto é até o dia 28 deste mês
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
HOSPITAL LEONARDO DA VINCI: número de internados por Covid-19 preocupa gestores (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA HOSPITAL LEONARDO DA VINCI: número de internados por Covid-19 preocupa gestores

Toque de recolher das 22h às 5 horas em todo o Ceará, fechamento de todos os espaços públicos a partir das 17 horas, suspensão das aulas presenciais no ensino público e privado a partir desta sexta-feira, trabalho remoto para o serviço público municipal e estadual, horário reduzido de atividades não essenciais e manutenção das barreiras sanitárias nos municípios cearenses, com controle do transporte intermunicipal.

Estas foram as principais medidas do Decreto nº 33.936 divulgado ontem pelo governador Camilo Santana, após a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, formado por representantes de 25 entidades locais. Até então, estava em vigor o decreto de Carnaval. As regras valem a partir de hoje, com exceção das que tratam das aulas remotas, e se estendem até o dia 28 de fevereiro.

Leia também: Funcionamento de academias continua limitado em novo decreto; entenda

"São medidas duras, difíceis de serem tomadas, mas têm apenas um objetivo: proteger a vida do cearense", afirmou o governador em transmissão ao vivo pela internet, feita ao lado do secretário de saúde, Dr.Cabeto, e do prefeito Sarto Nogueira.

Camilo abriu a live destacando o crescimento dos números de pessoas na rede hospitalar, em UTIs, enfermarias e UPAs. "Em 19 de setembro do ano passado, quando a pandemia chegou ao ponto mais baixo, 49 pessoas estavam internadas em leitos de UTI do Estado, e 470 em enfermarias. Já no dia 18 de janeiro deste ano, 226 estavam em UTIs e 581 em enfermarias. Mas olha como é grave, apenas um mês depois, em 17 de fevereiro, nós temos 652 pacientes internados em UTIs por Covid-19, um aumento de quase três vezes, enquanto 1.026 estão em enfermarias, dobrando a demanda em um mês. Então, com esse crescimento exponencial na Capital, mas também no Interior do Estado, fomos orientados por profissionais, pelos números e a partir da ciência, para chegar a essas medidas mais restritivas", explicou.

"Quero fazer um apelo para que as pessoas se conscientizem para importância de atender às recomendações das autoridades sanitárias. Precisamos diminuir a circulação de pessoas no Ceará e ainda assim não atingir fortemente a economia", pontuou o governador, que informou ainda que hoje será realizada uma reunião virtual com todos os 184 prefeitos do Ceará para abordar as novas medidas.

Sarto também apresentou dados preocupantes em relação aos números da Capital: "No pico da pandemia, a demanda da UTI era da ordem de 29 pessoas por dia. Neste mês de fevereiro, já atingimos 17 solicitações por dia. Todos os indicadores indicam que a gente atinge o pico e há ainda a possibilidade matemática de que a gente possa ultrapassá-lo", alertou.

O prefeito disse que em janeiro deste ano, 3.728 pessoas deram entrada nas UPAs com suspeita do vírus. Até ontem, a marca já era de 10.909 pessoas, sendo que no pico da pandemia em Fortaleza, em abril, 12.265 foram atendidas com suspeita de Covid-19 nas 12 UPAs da Capital.

Leia também: Covid-19: óbitos passam de 240 mil e casos somam quase 10 milhões no Brasil

"Governador e prefeito colocaram medidas mais restritivas para que possamos garantir que os mais vulneráveis tenham tempo de se vacinar. A previsão é de concluir até o final de março a vacinação para pessoas acima de 60 anos e evitar o esgotamento do serviço de saúde pública", ressaltou o Dr. Cabeto.(Com Érico Firmo e Leonardo Maia)

Acesse a cobertura completa do Coronavírus >

 

Presidente do Hapvida comenta aumento de casos em Fortaleza e destaca expansão de leitos

O presidente do Sistema Hapvida, Jorge Pinheiro, gravou vídeo na noite desta quarta-feira, 17, no qual aponta o aumento do número de casos de Covid-19. Ele comenta os preparativos do sistema para garantir os atendimentos e informa que as internações começaram a aumentar em 20 de janeiro e chegaram ao pico em 14 de fevereiro. Ele destaca torcer para que esse realmente tenha sido o pico desta segunda onda, mas ressalta não haver nenhuma garantia disso.

O presidente destacou o aumento de leitos do sistema para enfrentar a pandemia. Em Fortaleza, havia cerca de 450 leitos em dezembro. Foram abertos para enfrentar essa nova crise mais 205 novos leitos, totalizando os atuais 654 leitos. A ocupação atualmente é de 72,4%. Depois do Amazonas, o Ceará está sendo sendo o foco de síndromes gripais, de acordo com o presidente.

Jorge Pinheiro informou ainda que a operadora tem outros 200 leitos prontos, que podem ser usados a qualquer momento se houver necessidade. Total de 625 novos profissionais foram contratados e já estão trabalhando, segundo ele, nessa nova onda. A operadora comprou respiradores e insumos para garantir o processo de expansão de leitos. 

Durante a crise na saúde causada pelo novo coronavírus, o Sistema Hapvida já investiu mais de R$ 115 milhões destinados à adoção estratégica de recursos que auxiliem no combate da pandemia. Um dos maiores investimentos foi realizado na teleconsulta, para evitar que os clientes se desloquem para as unidades de saúde. Desde abril de 2020, mais de 300 mil teleconsultas foram realizadas.

Veja lista com as mudanças

1. Toque de recolher em todo o Ceará, das 22h às 5h, todos os dias da semana;

2. Comércio funcionando até as 20horas de segunda a sexta-feira e até as 17horas aos sábados e domingos. Depois disso, somente os serviços essenciais*. Antes do decreto, o horário era até as 20horas em todos os dias da semana;

3. No fim de semana, restaurantes funcionam até as 15horas e o comércio, inclusive shoppings, até as 17horas. Os horários não mudaram e continuam os mesmos previstos pelo decreto de Carnaval, que durou até ontem, 17;

4.Espaços públicos estarão fechados todos os dias a partir das 17horas.

5. Suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades públicas e privadas a partir de sexta-feira, 19, permanecendo o ensino remoto;

6. Todo o trabalho dos servidores públicos municipais e estaduais será remoto, com exceção daqueles em atividades essenciais. É recomendado o mesmo ao setor privado e estão sendo feitas tratativas para o serviço federal;

7. Continuam as barreiras sanitárias em Fortaleza, com fiscalização nas entradas e saídas. São recomendadas barreiras também para municípios do Interior;

8. Permissão de transporte intermunicipal, desde que haja fiscalização na entrada e na saída das cidades.

* Comércios essenciais, como farmácias, postos de combustíveis e supermercados não possuem restrições de horário de funcionamento.

 

Os idosos do Lar Torres de Melo receberam a segunda dose de CoronaVac nesta terça
Os idosos do Lar Torres de Melo receberam a segunda dose de CoronaVac nesta terça

Lar Torres de Melo começa aplicação da segunda dose da CoronaVac

Após quase um mês do início da vacinação, os idosos do Lar Torres de Melo começaram a receber a segunda dose da Coronavac, vacina contra a Covid-19. A vacinação com a primeira dose aos institucionalizados começou no dia 20 de janeiro, há 28 dias.

O Lar Torres de Melo foi a primeira instituição a ser contemplada com a segunda dose. A previsão é que 788 idosos residentes em 27 Instituições de Longa Permanência (ILPI) sejam beneficiados no decorrer da semana.

O lar fica no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Desde o início da pandemia de Covid-19, em março passado, 19 idosos morreram por Covid-19 na instituição. Ao todo, o abrigo possui 173 institucionalizados, além dos servidores do local. O prefeito José Sarto (PDT) garantiu, à época, que todos que fazem parte da instituição serão imunizados. O POVO pediu mais informações a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre a vacinação desse público, no que a pasta informou que daria mais detalhes em live diária de hoje, 17.

Na live, a pasta reforçou que a aplicação da segunda dose (D2) de idosos e profissionais de saúde vacinados com Coronavac segue garantida em Fortaleza. Ainda, a D2 depende do dia de aplicação da primeira dose. Idosos devem aguardar para imunização da D2 em canais como WhatsApp ou email, enquanto os profissionais de saúde devem buscar suas unidades de trabalho para agendar a vacinação no Centro de Eventos. Veja aqui a lista de idosos e profissionais de saúde que deverão ser vacinados hoje, 17 de fevereiro (17/02).

Na última terça-feira, 16, Fortaleza ultrapassou a marca de mais de 100 mil fortalezenses vacinados com a primeira dose e pertencentes aos grupos prioritários, incluindo idosos e trabalhadores da saúde. Na segunda-feira, 15, um total de 2.209 idosos foram imunizados com a primeira dose (D1). A contagem reflete drives, vacinação em domicílio e nos Cucas. A imunização com a segunda dose (D2) segue em profissionais da linha de frente no Centro de Eventos, totalizando 8.469 profissionais desde o último sábado, 13.

 

 

 

O que você achou desse conteúdo?