Após a passagem por Tianguá e Umirim, a comitiva do presidente Jair Bolsonaro visitou um trecho da obra de duplicação da BR-222, que liga o Anel Viário ao Porto do Pecém. Na oportunidade, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, declarou que, até março, os seis primeiros quilômetros da duplicação, nos limites do município de Caucaia, devem ser liberados para o tráfego. A obra de duplicação é uma das principais demandas dos setores econômicos para melhorar a ligação entre as principais estradas cearenses e o Porto do Pecém. Até junho, acrescenta o ministro, mais sete quilômetros serão liberados, e o Governo já trabalha para que o trecho da reserva indígena seja liberado para os trabalhos.
Destaca que a obra vai possibilitar uma melhoria dos serviços logísticos com a diminuição dos tempos de viagem. "O Nordeste brasileiro merece tanta infraestrutura quanto o Sudeste, o Sul e o Centro-Oeste. Nós vamos desenvolver o potencial desta região", exclamou.
A estrada duplicada vai contar - assim como os trechos do Anel Viário - com o pavimento rígido de concreto, que tem maior durabilidade por causa dos seus 22 centímetros de espessura. "Vai ser uma importante rota de escoamento de produção para o setor produtivo. Sabemos do potencial desta região e é por isso que nós estamos fazendo uma obra com esse padrão de qualidade", diz.
A visita ao Ceará marcou, em especial, a retomada de obras a partir da assinatura das ordens de serviço. São elas: a travessia urbana da BR-222, em Tianguá, e, mais adiante, o novo traçado da rodovia, no trecho da mesma estrada em Umirim e no distrito de Frios. As intervenções estavam paralisadas há dez anos e há seis anos, respectivamente. A outra obra a ser concluída a partir de agora é o viaduto sobre a BR-116, na entrada do município de Horizonte.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os contratos de retomada das obras totalizam um montante de R$ 88 milhões. A ação está de acordo com a prioridade que o ministério tem dado à conclusão de obras que estão paralisadas ou se arrastam há vários anos.
O ministro ainda destacou outras intervenções federais na Região e que devem impactar positivamente a cadeia logística. Tarcísio destacou a obra da Transnordestina, classificando-a como uma realidade que já está empregando milhares de trabalhadores. Ainda segundo Tarcísio, até o fim de 2021, serão entregues mais de R$ 420 milhões em investimentos nesta obra.
No Ceará, as demandas de infraestrutura podem esbarrar num menor orçamento para o ano. De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) a ser discutida no Congresso, A principal e mais sensível redução é na duplicação da BR-222/CE, entre o Anel Viário e a entrada da CE-155 em direção ao Porto do Pecém.
Apesar de ser uma das obras mais demandadas pelos setores econômicos, a obra deve ter andamento menos veloz do que em 2020 uma vez que o PLOA de 2021 enviado pela União ao Congresso prevê menos recursos para a obra, R$ 18 milhões inicialmente. Uma queda de 45% no montante de um ano para o outro, já que em 2020 o repasse foi de R$ 32,8 milhões. Ainda restam R$ 124,5 milhões a serem repassados pelo Governo Federal para a conclusão do trecho, orçado por R$ 182,3 milhões.
AS OBRAS
TRAVESSIA URBANA EM TIANGUÁ
Obra que estava paralisada desde 2011, prevê a adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos, englobando a duplicação do trecho da BR-222 entre o km 309 e o km 315. O investimento é de R$ 66,1 milhões.
O trecho é importante ligação entre Fortaleza e Tianguá, além de ser a principal ligação entre o Ceará, Piauí, Maranhão e o Norte do País. Também é ligada à rodovia estadual CE-187, importante trecho de acesso aos municípios de Viçosa do Ceará e Ubajara.
VARIANTES DE UMIRIM E FRIOS
É uma obra que terá a restauração e melhoramentos da BR-222 dos trechos entre o km 64 e o km 122. Em Umirim, a obra resolve o direcionamento do tráfego no limite urbano do município. Em Frios, a obra resolve o problema dos trechos sinuosos, com curvas bastante acentuadas e uma passagem de nível que possui na região. As obras estavam paradas desde 2016. O investimento é de R$ 16,7 milhões e a obra deve durar 210 dias.
VIADUTO DE HORIZONTE
Obra que estava abandonada desde 2018, o viaduto sobre a BR-116 na entrada de Horizonte receberá aporte de R$ 5,2 milhões e deve ser entregue ainda neste ano.