Logo O POVO+
Escolher como passar o tempo é o centro donovo mercado de luxo
Reportagem

Escolher como passar o tempo é o centro donovo mercado de luxo

|Quiet luxury| Longe de se importar com ostentação de grifes, carros e imóveis, os mais ricos estão demarcando sua posição social a partir de um privilégio que não se pode parcelar no cartão: decidir como e onde gastam seu tempo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
capa - ricos 2 (Foto: adobe stock)
Foto: adobe stock capa - ricos 2


 

Imagine comprar um aparelho de chá de 7 peças por um valor que supera em quase duas vezes salário mínimo. Esse foi o preço pago por quem adquiriu as peças da coleção Marquesa da marca Tânia Bulhões

Agora, imagine a decepção, e em alguns casos a fúria, de quem descobriu que o mesmo conjunto poderia ser adquirido pelo valor de uma xícara - cerca de 300 reais. E que na Tailândia, um cafezinho em uma padaria de rua estava sendo servido em uma peça idêntica. 

Cada peça da coleção Marquesa pode variar de R$ 210 a R$ 900, enquanto o aparelho de jantar de 18 peças chega a R$ 4.800(Foto: Tânia Bulhões / Reprodução)
Foto: Tânia Bulhões / Reprodução Cada peça da coleção Marquesa pode variar de R$ 210 a R$ 900, enquanto o aparelho de jantar de 18 peças chega a R$ 4.800

Depois de uma série de memes, vídeos virais e comentários indignados, a empresa afirmou que um dos parceiros comerciais descumpriu acordos contratuais e vendeu sobras de produção da coleção Marquesa sem autorização. 

O caso Tânia Bulhões  diz muito mais do que uma quebra de confiança entre marca e consumidor. Mostra como funciona o mercado para os mais ricos. 

Ele, como todo mercado, está em constante transformação, adaptando-se às mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Nos últimos anos, até o conceito de exclusividade passou por uma revolução significativa.

Se antes o que estabelecia o rótulo “de luxo” era o preço ou a raridade dos produtos, hoje a classificação se baseia no nível de conhecimento, na experiência e na conexão cultural.

QUER LER ESTE CONTEÚDO NA ÍNTEGRA? CLIQUE AQUI

O que você achou desse conteúdo?