Logo O POVO+
Denise Fraga dá vida a Galileu Galilei em espetáculo que aborda desafios da ciência
Vida & Arte

Denise Fraga dá vida a Galileu Galilei em espetáculo que aborda desafios da ciência

Na programação deste mês do projeto Dramaturgia EnCena, a atriz Denise Fraga participa nesta quinta-feira, 10, do evento virtual com a peça "Galileu e Eu - A Arte da Dúvida"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Denise Fraga apresenta a peça
Foto: João Caldas / Divulgação Denise Fraga apresenta a peça "Galileu e Eu - A Arte da Dúvida" nesta quinta-feira, 10, durante a programação do Dramaturgia EnCena de setembro

A segunda edição do Dramaturgia EnCena apresenta nesta quinta-feira, 10, programação com participação de Denise Fraga, que irá apresentar o texto "Galileu e Eu - A Arte da Dúvida", uma adaptação da obra do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Além da peça, a atriz carioca realizará o workshop "O intérprete e a comunicação do texto", entre os dias 14 e 17 de setembro. A oficina irá debater sobre texto, performance e a importância da comunicação.

Encenado anteriormente em 2015, Denise Fraga volta a dar vida ao cientista italiano Galileu Galilei, quando constatou que a Terra girava em torno do Sol, mas que se viu na obrigação de ocultar a descoberta. Marcada para iniciar às 20 horas, a apresentação virtual será transmitida pelo canal do Youtube do Sesc Ceará.

Leia também | Com Gilberto Gil e Elza Soares, confira a agenda de lives do fim de semana

Na negação do óbvio e do que foi comprovado cientificamente, as referências retratadas em "Galileu e Eu - A Arte da Dúvida" se aproximam do que a sociedade vivencia na atualidade. "Esse texto sempre será atual. Na época, o Galileu tinha a verdade em mãos, ele comprovou que a Terra girava em torno do Sol e, nem assim, ele conseguiu valer a sua verdade. E isso é uma coisa que está acontecendo muito nesse novo tempo, estamos vendo argumentos lógicos caírem por terra. Eu vejo que o texto fala de estruturas de poder, do tanto que temos que nos submeter a elas", detalha.

Uma das formas encontradas para manter com os trabalhos durante o período em que o contato físico não é possível, o on-line se tornou fundamental para dar continuidade às manifestações artísticas. Na entrevista que se deu por áudios no Whatsapp, a atriz tenta definir as lives como uma "experiência teatral diante da câmera". Ainda aversa as mídias sociais, Denise acredita que o novo formato possa seguir para a posteridade. "De alguma maneira, o virtual democratiza a nossa arte, ela atinge, ao mesmo tempo, lugares que nunca conseguiríamos ir. Sinto falta do teatro, a presença é fundamental, mas acho interessante ter várias pessoas em suas próprias casas e você na sua, fazendo um trabalho que é transmitido para todo mundo ao vivo", conta.

Leia também | Festival Literário de Iguape reúne nomes como Gilberto Gil e Emicida em programação gratuita

Assim como Denise Fraga, outros atores, músicos e artistas tentaram avaliar de forma positiva os desafios de reformular o trabalho, originalmente presencial, para o virtual. Gabrielle Gomes, atriz do Cangaias Coletivo Teatral, enfatiza que um dos diferenciais das experiências on-line foi a possibilidade de atingir um público diverso e de outras localidades.

"Esse período demandou uma grande adaptação. Nós que fazemos teatro já precisamos nos reinventar e repensar o nosso fazer diariamente, mas dessa vez foi exigido muito mais. Foi constante nossa pesquisa de novos formatos dos trabalhos, seja na criação do que já existia ou de novos experimentos em cena. O momento atual possibilitou o contato com pessoas de outros lugares e que puderam ter acesso ao que fazemos, o on-line se torna interessante por esse lado", conta a Gabrielle. O grupo cearense de teatro integra a agenda do Dramaturgia EnCena com a peça "Na colônia penal" na próxima quinta-feira, 17.

Leia também | Linha de artesanato "Tempo Chamado Tempo" mistura cerâmica com poesia

Adaptação da obra do autor Franz Kafka, "Na colônia penal" é ambientada em uma colônia onde cidadãos são punidos ao descumprirem leis severas. Abordando questões sobre autoritarismo, opressão e relações sociais, a peça também faz alusão aos dias atuais. "Eu tenho uma admiração e espanto com este trabalho, justamente por tocar nesses assuntos tão polêmicos e de impacto. A metáfora e a nossa crítica é, justamente, essa figura que acredita na violência para manter a ordem. Tudo ainda muito atual, infelizmente", explica Luís Carlos Shinoda, diretor e ator do Cangaias.

Workshop "O intérprete e a comunicação do texto"

Inscrições clicando aqui
Quanto: R$ 60
Quando: 14 a 17 de setembro, de 19 às 22 horas
Onde: transmissão na plataforma Zoom

Dramaturgia EnCena

Quando: quintas-feiras de setembro, às 20 horas

Onde: transmissão no canal do Youtube do Sesc Ceará

 

O que você achou desse conteúdo?