Logo O POVO+
Banda Diagnose lança DVD ao vivo em formato digital
Vida & Arte

Banda Diagnose lança DVD ao vivo em formato digital

Com quase um quarto de século de existência, banda cearense mostra que está mais viva do que nunca em show gravado no Havana 1884
Edição Impressa
Tipo Notícia
Banda cearense Diagnose lança primeiro registro em vídeo, em quase 25 anos de carreira
 (Foto: Jean Ribeiro/ Divulgação)
Foto: Jean Ribeiro/ Divulgação Banda cearense Diagnose lança primeiro registro em vídeo, em quase 25 anos de carreira

A banda cearense de crust e grindcore Diagnose disponibilizou no último dia 22 de agosto, em seu canal do Youtube, o primeiro registro oficial ao vivo. A apresentação foi gravada ainda em 2019, na ocasião do aniversário de um ano da casa de shows Havana 1884. O projeto coroa uma nova fase do grupo, formado no ano de 1996, e que retornou às atividades em 2018, depois de um hiato de seis anos. Desde então, o quarteto formado atualmente por Jorge Matagato (vocal), Dejane Grrrl (baixo), Frank Carvalho (guitarra e backing vocal) e Alisson Jonathan (bateria) vem se apresentando nos principais festivais de rock da Cidade, além de terem lançado o EP "Cidade Objeto", também esse ano.

A iniciativa partiu do músico e proprietário do Havana 1884, Tonioni, que é fã da Diagnose desde os anos 1990 e sempre achou que a banda merecia um registro à altura. "Eu precisava fazer uma festa massa para o aniversário do Havana, e como a Diagnose estava em uma ótima fase, joguei a ideia para eles e eles adoraram", revela Tonioni. Para o guitarrista Frank, o convite foi algo inesperado. "Nunca imaginamos gravar um DVD! O Toni sempre vinha nos dando uma força, e depois de muitos shows, ele mesmo deu a ideia. Foi uma noite mágica!", explica o músico. Essa, porém, foi uma das últimas ações da casa de show, que encerrou suas atividades no mês de agosto, devido à pandemia de Covid19.

Leia também | Projeto busca financiamento para filme sobre realismo fantástico no Nordeste

O lançamento do DVD nesse período conturbado só reforça o discurso de resistência da Diagnose. Além dos obstáculos já comuns de se ter uma banda independente, de um tipo de música não popular e por quase 25 anos, agora é imprescindível para qualquer artista se comunicar com seu público em tempos de pandemia. "O lançamento feito nesse período tão difícil no qual estamos passando nos faz pensar o quanto é importante o calor humano em cima do palco, sentir emoções junto com aqueles que sempre estiveram conosco no meio do barulho que fazemos, e transmitir a energia de que um dia tudo isso vai passar e que ainda há tempo para fazer tudo aqui que está ao nosso alcance", conta Frank.

O DVD "Diagnose - Ao Vivo no Havana 1884" apresenta 15 faixas, que passeiam por todos os trabalhos que o grupo lançou até então ("Desordem Capital", de 1996; "Organicamente", 1998; promo do CD "Colapso Vermelho", 2001; "Neurose XXI", 2005; "Fútil Rotina", 2011; "Cidade Objeto", 2020), ao longo de 27 minutos de puro "barulho", como define Matagato. E é com a frase "desde 1996 resistindo a tudo e a todos" que o vocalista dá o tom do espetáculo, preparando o espectador para o que virá: músicas rápidas, pesadas e com letras que falam sobre a insatisfação com a sociedade na qual vivemos. Destaque para "Trincheiras Urbanas", "Cybervida" e "Império do Medo", que mesmo sendo de trabalhos anteriores, se encaixam bem nos dias de hoje.

Leia também | Os 130 anos da rainha do crime, Agatha Christie

O show ainda conta com a participação de Haru Cage (Corja), Elton Luiz (Damn Youth), Priscilla Silva (Fuck Namastê) e Fernando Gomes (Dead Enemy), vozes conhecidas da cena underground da Cidade. Para quem já é familiarizado com subgêneros de rock mais extremos, o material é um prato cheio. Para os curiosos do estilo, vale muito a pena prestigiar uma banda cearense, que é reconhecida nacionalmente e tem uma longa estrada. Diagnose é aquela banda cheia de força, uma pancada musical, e está mais viva do que nunca!

Álvaro Abreu escreve para o site Detector de Metal

DVD Diagnose – Ao Vivo no Havana 1884

Disponível no canal da banda no Youtube: Diagnose Crust
Edição e direção: Hygor Linhares

Diagnose

Jorge Matagato - vocal
Frank Carvalho - guitarra e backing vocal
Dejane Grrrl - baixo
Alisson Jonathan - bateria

O que você achou desse conteúdo?