Logo O POVO+
30º Cine Ceará começa neste sábado, 5, com programação na TV, internet e no São Luiz
Vida & Arte

30º Cine Ceará começa neste sábado, 5, com programação na TV, internet e no São Luiz

Chegando à 30ª edição com realização em formato híbrido, seleção de filmes inéditos na competitiva e panorama expressivo do cinema cearense, Cine Ceará acontece entre 5 e 11 de dezembro
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Documentário
Foto: John Marquez / divulgação Documentário "Era uma vez na Venezuela" é o representante venezuelano no Oscar 2021

A partir do sábado, 5, o Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema chega à 30ª edição consecutiva. O destaque para a continuidade do evento, mesmo em meio a circunstâncias desafiadoras ao longo dos anos, é feito pelo diretor Wolney Oliveira. "Todo o boom que você tem hoje no Ceará de formação, difusão e produção foi construído principalmente pelo Cine Ceará. Ele puxou e incentivou tudo isso. A gente não queria interromper esse ciclo", defende. Adaptando-se aos contextos que a pandemia de Covid-19 impôs, o 30º Cine Ceará apresenta, até o dia 11, programação híbrida, composta por exibições presenciais pontuais no Cineteatro São Luiz e apostando em novas janelas como a Internet e a TV.

Leia também | 57 obras compõem a 30ª edição do Cine Ceará

"A gente sempre pensou em ter o formato presencial, seguindo as orientações dos protocolos de reabertura do Governo do Estado, mas o festival está desenhado para acontecer digitalmente e com uma parte pequena presencial - no caso, os sete longas ibero-americanos da competitiva, o de encerramento e os quatro da Mostra Olhar do Ceará", contextualiza Wolney. Os curtas da mostra competitiva brasileira, da Olhar do Ceará, as exibições das mostras sociais e os debates dos filmes serão realizados remotamente, seja no ambiente virtual ou em parcerias com emissoras de TV.

"A capacidade de lugares do Cineteatro São Luiz, onde os longas serão exibidos, é de 1050, mas vamos reduzir para 144, tudo cercado de cuidados e sanitização, com gente vendo temperatura, totem com álcool em gel, entrada só com máscara", informa o diretor do festival. A decisão, ele afirma, é uma forma de valorizar a experiência das equipes dos longas selecionados, que fazem a estreia brasileira no Cine Ceará. Os ingressos para as sessões presenciais serão disponibilizados pela Bilheteria Virtual, em link que pode ser encontrado no site do evento.

No horário de cada exibição presencial, os longas da mostra ibero-americana ficarão disponíveis on-line para assinantes do Canal Brasil. "Isso é muito legal e, inclusive, uma coisa a se pensar para o ano que vem. Nossa ideia para 2021 é fazer de novo o evento em novembro e essa experiência com o Canal Brasil é muito válida, uma possibilidade que se abre", adianta Wolney. "Todos os filmes vêm com carreiras exitosas nos festivais internacionais e são inéditos no Brasil e estrearão, também, no Canal Brasil. É muito importante", destaca. Assim como os longas, os curtas da mostra brasileira estarão disponíveis on-line a partir da parceria entre a emissora e o festival, estando acessíveis a qualquer momento até o fim do evento.

Outra parceria importante em 2020 será com a TV Ceará, canal público do Estado, que exibirá em horários marcados os curtas da Mostra Olhar do Ceará e os longas das três mostras sociais do festival. "Ano que vem, isso pode ser ampliado para outras TVs, como a TV Assembleia, a da Câmara. Se tem algum lado bom nessa situação muito difícil é que os eventos tiveram que encontrar novos caminhos", considera o diretor.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Festival Cine Ceará (@cineceara)

Os debates e os curtas da Olhar do Ceará, finalmente, terão como palco principal a Internet, a partir de disponibilização no canal do YouTube do festival em dias e horários específicos. Os curtas da Mostra Hábitos, uma parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará, também estarão disponíveis no YouTube, onde será possível, ainda, assistir às cerimônias de abertura e encerramento do evento. 

Leia também | Marcos Tardin assume vice-presidência da CSA em 2021 e traça cenários do audiovisual

O desejo era poder comemorar os 30 anos do festival com as já conhecidas festas na Praça do Ferreira e, ainda, o lançamento de um livro especial da trajetória do evento, mas os contextos, naturalmente, adiaram as celebrações. A publicação, adianta Wolney, deverá ser lançada no fim do primeiro semestre de 2021. "É um ano muito difícil, totalmente atípico, mas a gente está tratando de fazer o melhor", afirma o diretor.

30º Cine Ceará

Quando: de 5 a 11 de dezembro
Onde: Exibições presenciais no Cineateatro São Luiz (rua Major Facundo, 500); on-line no site canaisglobo.globo.com/c/canal-brasil e no www.bit.ly/CineCearaYoutube; e na TV Ceará
Acesso gratuito. Ingressos para as exibições do Cine São Luiz precisam ser adquiridos na Bilheteria Virtual
Mais informações: www.cineceara.com

O que você achou desse conteúdo?