Logo O POVO+
Evento virtual discute o teatro infantil em tempos de isolamento social
Vida & Arte

Evento virtual discute o teatro infantil em tempos de isolamento social

Em edição virtual, Encontro de Realizadores de Teatro para a Infância do Ceará comemora 10 anos. Evento segue desta sexta, 5, a domingo, 7
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Espetáculo
Foto: Divulgação Espetáculo "O Senhor Ventilador", do Grupo Bagaceira, participante da mostra artística do evento

Entre os dias 5 e 7 de março ocorre o V Encontro de Realizadores de Teatro para a Infância do Ceará. Esta edição do evento comemora 10 anos de uma articulação que reúne esforços pela ampliação das politicas culturais voltadas para a infância no Estado. A programação completamente remota e de acesso gratuito vai contar com mesas de debate, rodas de conversa e mostra artística de trabalhos online, tudo transmitido pelo canal do Grupo Pavilhão da Magnólia no YouTube. Com a criança no centro da ação, esta edição do evento propõe uma reflexão: em plena pandemia, quais são os limites e possibilidades do teatro para as infâncias na virtualidade.

Leia também | Com espetáculos em realidade virtual, Bienal De Par Em Par acontece de 5 a 14 de março

A necessidade de reunir fazedores de teatro para a infância tomou materialidade neste projeto em 2011, ano da primeira edição do evento. Nelson Albuquerque, um dos idealizadores do encontro, conta que a iniciativa surgiu ali como um espaço reflexivo, formativo e de articulação entre artistas. "A partir desta edição, a proposta é interiorizar o evento e seguir a construção desse ambiente de fortalecimento mútuo", explica o ator. "Precisamos trazer para o centro do compartilhamento de vivências a experiência de artistas e coletivos com trabalho nos diversos territórios criativos do estado", completa.

Em 10 anos dessa trajetória, já aconteceram quatro edições do evento congregando artistas, produtores, técnicos, representantes de instituições que apresentam programação cultural para crianças, ONGs, professores e público interessado em geral, o que resultou, em 2018, na publicação de catálogo com dados, números e informações fundamentais na elaboração de políticas públicas para a área.

Leia também | Festival aborda direitos humanos por meio de atrações culturais

A organização do V Encontro de Realizadores de Teatro para a Infância reflete também sobre a dificuldade de acesso através do meios tecnológicos em tempos de pandemia e isolamento social, destacando a urgência de pensar como realizar uma arte que consiga chegar até as crianças nesse contexto.

Como chamar a atenção dos pequenos para uma obra digital? Que conteúdos podem e devem ser acessados? Diante de tudo isso está o teatro feito para a infância e sua força enquanto arte da presença. Esses são alguns dos temas que vão pautar a mesa de abertura do evento na sexta-feira, 5, com contribuições do jornalista e crítico Dib Carneiro Neto (SP), do produtor Emídio Sanderson (CE), do jornalista Leidson Ferraz (PE) e do diretor Vicente Concílio (SC) com mediação de Ednéia Tutti.

Encontro de realizadores

Quando: 5 a 7 de março
Onde: YouTube do Pavilhão da Magnólia

O que você achou desse conteúdo?