Logo O POVO+
Grupos teatrais cearenses revisitam histórica ópera de Carlos Gomes
Vida & Arte

Grupos teatrais cearenses revisitam histórica ópera de Carlos Gomes

Grupos Teatro Máquina e No barraco da Constância tem! iniciam montagem de "Resumo da Ópera", obra que traça paralelo entre "Il Guarany" de Carlos Gomes e a formação da sociedade brasileira
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Celebrando os 150 anos da ópera
Foto: Sarah Nastroyanni/ Divulgação Celebrando os 150 anos da ópera "Il Guarany", de Carlos Gomes com libreto de Antônio Scalvini, os grupos Teatro Máquina e No barraco da Constância tem! se reúnem a fim de propor a criação de um espetáculo de teatro musical.

Na noite de 19 de março de 1870, há 151 anos, o paulista Antônio Carlos Gomes (1836-1896) consagrou-se o primeiro compositor brasileiro a ser reconhecido no cenário musical internacional com a estreia da ópera "Il Guarany" no Teatro alla Scala em Milão, na Itália. Sob aplausos do público, a soprano Maria Sass e o tenor Giuseppe Villani interpretaram a portuguesa Ceci e o indígena Peri, casal protagonista do romance histórico "O Guarani" (1857) do escritor cearense José de Alencar. Tema de abertura do programa de rádio A Voz do Brasil, herança autoritária do governo getulista, "Il Guarany" é obra fundamental na construção do imaginário de nação — perpetuado até hoje na historiografia oficial. Mas que Brasil se construiu às margens das salas de espetáculo, longe dos interesses políticos imperiais?

Os grupos cearenses Teatro Máquina e No barraco da Constância tem!, instigados pela produção simbólica do "ser brasileiro" nas obras de Alencar e Gomes, reúnem-se no projeto "Resumo da ópera" para inventar um novo Guarani. A montagem prevê múltiplos formatos cênicos: o espetacular, que será realizado nos espaços do Theatro José de Alencar; o teleteatro, contendo registros do espetáculo filmado a ser exibido na TV Ceará; e a série televisiva em formato de lives gravadas durante o processo de montagem. O Vida&Arte inicia hoje a cobertura completa da pesquisa, criação e divulgação da obra ao longo dos próximos meses.

Leia também | Mais de 20 grupos teatrais se apresentam no 15º Festival de Esquetes

"A primeira coisa que tivemos em vista quando resolvemos embarcar nesse projeto não foi realizar uma releitura propriamente dita de 'Il Guarany', de Carlos Gomes, mas criar algo a partir da percepção de que, mesmo passados mais de 150 anos da estreia desse espetáculo, alguns paradigmas apresentados na obra ainda são determinantes no imaginário de milhões de brasileiros", pontua o ator e diretor Honório Félix, que dirige o espetáculo.

Celebrando os 150 anos da ópera "Il Guarany", de Carlos Gomes com libreto de Antônio Scalvini, os grupos Teatro Máquina e No barraco da Constância tem! se reúnem a fim de propor a criação de um espetáculo de teatro musical.
Foto: Sarah Nastroyanni/ Divulgação
Celebrando os 150 anos da ópera "Il Guarany", de Carlos Gomes com libreto de Antônio Scalvini, os grupos Teatro Máquina e No barraco da Constância tem! se reúnem a fim de propor a criação de um espetáculo de teatro musical.

"Isso se dá porque a arquitetura desta nação foi muito bem projetada e introjetada. A memória que temos de Brasil foi uma memória inventada e propagada aos montes; financiada pela corte portuguesa para apaziguar os levantes que se fortaleciam contra a coroa; criada pelo interesse de estabelecer o Estado. Então, se esse Brasil-simbólico foi desenvolvido a partir dos interesses políticos de um Império, precisamos desconfiar urgentemente de como ele foi construído e de como ele perpetua até hoje".

Leia também | Artistas visuais transformam dias de isolamento em exposição e fotolivro

"Resumo da ópera", portanto, propõe um outro olhar sobre a gênese social. "Se o 'ser brasileiro' não foi refletido ou tampouco criado pelo seu povo, o que é então 'ser brasileiro' e o que o Brasil? O que é 'ser brasileiro' se nesse 'ser' não houve espaço para a multiplicidade presente nesse território, para os diversos modos de organização e de vida que aqui haviam? Se a gente resolvesse dinamitar essa construção, o que aconteceria?", continua Honório.

"É nesse sentido que a ópera de Carlos Gomes está para nós: como um start para pensar nisso tudo e, a partir de então, começar a tecer, no campo da ficção, outras arquiteturas possíveis para uma outra ópera nova. Sabendo que ópera tem o mesmo significado de obra, e entendendo esse País como uma construção, decidimos que o nosso jogo seria o de trabalharmos como operários nesse canteiro", complementa.

Leia também | "Museu do Abuso": Karine Alexandrino apresenta narrativa autobiográfica em exposição virtual

Celebrando os 150 anos da ópera "Il Guarany", de Carlos Gomes com libreto de Antônio Scalvini, os grupos Teatro Máquina e No barraco da Constância tem! se reúnem a fim de propor a criação de um espetáculo de teatro musical.
Foto: Sarah Nastroyanni/ Divulgação
Celebrando os 150 anos da ópera "Il Guarany", de Carlos Gomes com libreto de Antônio Scalvini, os grupos Teatro Máquina e No barraco da Constância tem! se reúnem a fim de propor a criação de um espetáculo de teatro musical.

No processo de pesquisa para a criação das obras cênicas e televisivas, os grupos teatrais traçam conversações sobre a população indígena do Ceará com a Cacique Pequena e outros povos originários do Estado. O historiador Airton de Farias também integra a consultoria do projeto. Em cena, oito pessoas: Felipe Damasceno, Renan Capivara, Sarah Nastroyanni e William Pereira Monte do No barraco da Constância tem!; e Ana Luiza Rios, Levy Mota, Loreta Dialla e Márcio Medeiros do Teatro Máquina.

Os ensaios acontecem online neste momento devido à pandemia de Covid-19, mas a ideia é estrear o espetáculo presencialmente no Theatro José de Alencar conforme a possibilidade. "Nós temos movimento, música, atuação, texto falado. Esse é o desafio. Tudo é um abismo de incerteza. Porém, ao mesmo tempo, há um prazer imenso em redescobrir as possibilidades de fazer teatro dessa forma", finaliza Honório.

Leia também | Peça baseada na obra de Ana Cristina Cesar estreia neste fim de semana

Integrante do Teatro Máquina, a atriz, performer e pesquisadora Loreta Dialla destaca a experiência metodológica entre os dois grupos nos palcos e na televisão, onde uma outra obra se cria nas diferenças de linguagens e suportes. "É a primeira vez que os dois grupos trabalham juntos, então é um processo também de dividir metodologias de trabalho e criar outras, criar modos de trabalho do Teatro Máquina com o No barraco da Constância tem!. São grupos que têm muitas afinidades, mas também têm trajetórias muito específicas. A criação artística é sempre um desafio, é sempre um lugar de muito riscos e de muitas descobertas. Nós olhamos para o romance e a ópera de Carlos Gomes como pontos disparadores para abrir um leque de questões e possibilidades com os nossos interesses artísticos", destaca.

"Nós estamos interessados em investigar como a ópera se impõe sobre a criação da sociedade", continua Loreta. Para os grupos, é importante habitar o Theatro José de Alencar pela possibilidade de revisitar do patrimônio e compreender o que está sedimentado na sua condição de casa de espetáculos. O resgate dos teleteatros na TV Ceará também integram a cartografia desse processo a ser partilhado com o público. "Nós estamos interessados nos lugares de tensões, de explorar fronteiras, de encontrar radicalidade no fazer artístico", encerra a atriz.

Leia também | Festival celebra teatro de bonecos com programação virtual

"O Guarani" na história do Brasil

O POVO: Qual era o contexto social à época da publicação de "O Guarani" por José de Alencar?
Marcos Felipe Vicente: É importante lembrar que o Império brasileiro era bem recente no século XIX. Depois da independência, o Brasil passou por um período bastante conflituoso que envolveu todo o período regencial. Somente a partir do Segundo Reinado é que o País começa a encontrar uma certa estabilidade política. Estabelecido o campo político, surgia uma outra preocupação, que era construir uma identidade para o Brasil, formar uma identidade nacional. O próprio sentimento nacionalista começava a se fortalecer bastante em toda a Europa, mas o Brasil que acabara de nascer ainda não tinha uma cara própria, ainda era visto como uma ex-colônia portuguesa — e precisava se colocar dentro desse cenário internacional como uma nação do ponto de vista identitário e cultural. São fundadas, então, academias de arte e de letras; o grande tema norteador de todas essas discussões eram essa identidade nacional. Dentro da literatura, principalmente a partir das obras de José de Alencar, surge o indianismo como linha mestre da construção identitária. Era preciso buscar o que o Brasil tinha de diferente, que era justamente a presença indígena. O discurso do indianismo surge pautado, principalmente, na questão da miscigenação na construção dessa identidade nacional brasileira.

OP: "Il Guarany", de Carlos Gomes, fez parte dessa construção identitária brasileira? É importante revisitarmos os discursos dessas obras sobre os povos originários?
Marcos: Sim, foi bastante importante porque foi a primeira obra genuinamente brasileira a ter destaque dentro de um cenário internacional. Até aquele momento, o Brasil era apenas um consumidor da arte vinda da Europa. "Il Guarany", de Carlos Gomes, conseguiu atribuir uma cara nova na temática e no estilo da ópera, apesar das muitas influências italianas. Esse ar pitoresco fez bastante sucesso na Europa, inclusive a obra foi escrita em italiano e somente depois de muito tempo é que foi traduzida para o português. É importante interpretar os intelectuais dentro dos contextos em que eles produziram. Mas, ao se fazer essa leitura hoje sobre a obra, nós também não podemos deixar de fazer as críticas do presente a essa produção. Não é desmerecê-la, mas saber justamente contextualizá-la para que a gente possa saber em que esse discurso se amparava.

Marcos Felipe Vicente é historiador e professor.

Leia também | Projeto multimídia celebra 20 anos do Grupo Imagens de Teatro

Acompanhe ainda

Sindimuce faz campanha para os músicos cearenses.

O que você achou desse conteúdo?