Quatro crianças realizando um trabalho solicitado pela professora durante uma aula comum. Elas descobrem novos interesses, conversam sobre dificuldades do cotidiano, mostram empatia uns pelos outro. Poderia ser apenas mais uma história de literatura infantil, mas não é. "Liz e Seus Amigos" é uma obra que se desdobra em múltiplas possibilidades de leitura. Isso porque a publicação faz parte de um projeto maior - que engloba livro virtual, tradução em libras, contração de história, música, videoclipes ilustrados e outros recursos que possibilitam acessibilidade e interação com a narrativa.
Liz já é conhecida dos leitores do O POVO. Criação do quadrinista e ilustrador Daniel Brandão, a personagem tem uma trajetória em outros livros, tirinhas e produtos. O artista visual fez a concepção de Liz a partir das vivências e peripécias de sua própria filha. A autoria do novo livro também é assinada pelo artista visual e doutorando em Design Thiago Krening.
Os diversos sentidos do livro físico começam pela experiência sinestésica. Impressa em alta qualidade, a obra tem fonte ampliada e braile - dispositivos que possibilitam a leitura para pessoas com deficiência visual, cegos e pessoas com baixa visão. Mas folhear "Liz e Seus Amigos" é uma experiência interessante para qualquer tipo de leitor. O tátil do Braille, mesmo quando não temos o entendimento pleno do sistema de escrita e leitura, é um convite para a descoberta da disposição dos pontos em relevo. É uma das poucas obras disponíveis que conta com tantos recursos de acessibilidade para o público leitor - tornando o projeto um pioneiro no mercado editorial.
O projeto nasceu a partir de iniciativa da ACB Esporte & Cultura com apoio da Secretaria Estadual da Cultura do Ceará. Forma utilizados recursos provenientes da Lei Aldir Blanc. Dessa forma, além dos mil exemplares impressos, foi possível garantir os vários recursos de acessibilidade. Os municípios cearenses que desejarem podem solicitar os kits do projeto - que contém livros físicos e CDs. Cascavel, Maracanaú, Aracoiaba, Baturité, Maranguape, São Gonçalo do Amarante e Palmácia são algumas das cidades que estão recebendo as unidades. As secretarias municipais de educação poderão utilizar os materiais em escolas, bibliotecas e outros ambientes.
O livro foi lançado na sexta-feira, 17 de setembro, em evento realizado na Biblioteca Estadual do Ceará (Bece). Foi o primeiro lançamento de livro realizado nas dependências do equipamento cultural de forma presencial após a entrega do prédio revitalizado.
Projeto Liz - livro infantil inclusivo
Secretarias municipais de educação podem solicitar acervos do livro "Liz e Seus Amigos": https://lizeseusamigos.org.br/
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui