Quatro meses após o desabamento de parte do telhado do Teatro da Praia, Carri Costa, diretor do espaço, anunciou o encerramento das atividades no endereço original, localizado na rua José Avelino, na Praia de Iracema. Através de uma live no Instagram, Carri explicou os motivos e anunciou seus planos para que o Teatro da Praia não deixe de existir.
Segundo o diretor, na sexta-feira de carnaval de 2020, os proprietários pediram o imóvel, devido uma proposta de uma construtora, que queria comprar o espaço do Teatro e os galpões ao lado para construir um condomínio. Com a pandemia de Covid-19, os planos mudaram, mas o diretor enfrentou o desafio de manter o local, sem o dinheiro das bilheterias.
O Teatro da Praia chegou a ser contemplado na Lei Aldir Blanc, conseguindo recursos para se manter em meio a crise sanitária. Mas durante a madrugada do dia 27 de maio, o telhado do espaço desabou. Em janeiro, o local havia passado por reformas nas arquibancadas e no telhado, mas em entrevista ao O POVO no dia do acontecimento, Carri explicou que era necessário uma obra mais ampla, pois o galpão, que surgiu na década de 1930, apresentava fragilidades estruturais "profundas".
Com o desastre, o diretor chegou a recorrer à vaquinha on-line para arrecadar dinheiro e reformar o espaço novamente. "Uma vez que o Teatro desabou, eu passei para a cidade inteira essa problemática", explicou.
Mesmo com a campanha de arrecadação, Carri decidiu não continuar com o imóvel no endereço original, pois ele avaliou que não seria justo arcar com as despesas da reforma, uma vez que os proprietários afirmaram que não iriam renovar o contrato de aluguel. "O Teatro da Praia não vai acabar, a gente vai para outro endereço. Já estou correndo atrás disso", garantiu o diretor. Os recursos arrecadados até então serão usados no novo espaço.
O diretor também adiantou que tem uma reunião com o secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, e que o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, intermediou contato com o Governador do Estado, Camilo Santana.
Carri agradeceu as companhias e artistas que passaram pelo Teatro, revelando que muitos deles abriam mão de cachê para que o aluguel e as contas do espaço fossem pagas. "Não é fácil manter um espetáculo. Ele foi muito bem administrado, sim. Se não, não teria vivido 28 anos", pontuou. "O Teatro da Praia sempre foi um teatro acolhedor, afetuoso e festivo", afirmou.
Ver essa foto no Instagram
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui