Logo O POVO+
Porto Iracema destaca escrita literária em curso gratuito e virtual
Vida & Arte

Porto Iracema destaca escrita literária em curso gratuito e virtual

"Transfabulações — experiências ficcionais" está com inscrições abertas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ronaldo Correia de Brito integra o time de autores que participa da atividade formativa
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Ronaldo Correia de Brito integra o time de autores que participa da atividade formativa

Imergir nos mais diversos gêneros da literatura. Esse é o objetivo do curso gratuito "Transfabulações — experiências ficcionais", promovido pelo Porto Iracema das Artes e que está com inscrições abertas até próxima quarta-feira, 13 de outubro.

A formação virtual, que ocorrerá entre 18 de outubro deste ano e 21 de janeiro de 2022, terá curadoria do poeta Joca Terron, autor de "O Riso dos Ratos" (2021) e "A Morte e o Meteoro" (2019).

Durante as aulas, os participantes poderão conhecer várias formas de escrita, como poesia, romance, teatro, jornalismo e biografia. A partir da proposta de um percurso, os conteúdos prometem extrapolar a "tradição" literária.

Entre os escritores confirmados para serem ministrantes, estão: Ronaldo Correia de Brito ("Baile do Menino de Deus"), Paulo Scott ("Marrom e Amarelo"), Amara Moira ("E Se Eu Fosse Puta") e Stephanie Borges ("Talvez precisemos de um nome para isso: ou o poema de quem parte").

Os módulos serão divididos em seis: "Literatura: desfazendo gêneros", "Tradução como procedimento de escrita", "Poesia e Visualidade", "Imaginar a memória: antropologia e criação literária", "É preciso falar, não é preciso calar" e "Narrativas públicas".

Além disso, o curso terá ciclos de orientação à escrita, onde haverá o incentivo à criação de projetos individuais. A turma trabalhará a partir das temáticas propostas pelos ministrantes durante o percurso.

"Transfabulações - experiências ficcionais" terá 30 vagas destinadas a cearenses com mais de 18 anos. Para participar, é necessário preencher um formulário on-line com perguntas abertas.

Bete Jaguaribe, diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes, acentua que o programa surge do amadurecimento das diversas experiências desenvolvidas na escola. "Trabalhamos nos últimos anos, com escrita dramatúrgica, no âmbito do teatro e do cinema. A escrita literária foi trabalhada no Fábulas de Janeiro, e a experiência gerou o Transfabulações, com uma estrutura pedagógica inédita, reunindo escritores extraordinários. A ideia é expandirmos", aponta a professora.

Transfabulações - Experiências Ficcionais

Quando: de 18 de outubro de 2021 a 21 de janeiro de 2022; de segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 22 horas

Onde: em formato on-line

Inscrições: até dia 13 de outubro, por meio de formulário virtual

Mais informações: no site do Porto Iracema das Artes

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?