O ator cearense Arilson Lucas está no ar em "O Hóspede Americano", minissérie exclusiva HBO. A obra, disponível na plataforma de streaming HBO Max, reconta a expedição do ex-presidente dos Estados Unidos, Roosevelt, ao lado do explorador brasileiro Cândido Rondon, pela Amazônia. No início do século XX, eles tinham o objetivo de explorar o último rio não cartografado do Brasil: o Rio da Dúvida, em Rondônia. Arilson dá vida a Simplício, braço direito de Rondon. O também jornalista, apresentador e produtor participa do projeto audiovisual Vida&Arte Convida.
Em entrevista, Arilson repercute o novo trabalho, além de carreira, política, amor ao Ceará e futuro. O episódio está disponível na seção "Séries e Docs" da plataforma multistreaming de jornalismo, cultura e educação O POVO Mais.
Quando ainda era possível aglomerar, Arilson se preparava para o espetáculo "Um Estranho no Ninho", em São Paulo. A montagem tem origem na adaptação de Dale Wasserman para o teatro, a partir do romance homônimo de Ken Kesey. Com direção de Rafael Gomes, o elenco ainda conta com Ícaro Silva e Bianca Byington. Em março de 2020, a chegada da Covid-19 ao País impediu a abertura de cortinas nos teatros. Por enquanto, as sessões estão canceladas. Com o avanço da vacinação e a retomada do setor cultural, Arilson espera, ansioso, subir aos palcos com a produção.
O cearense mora no Rio de Janeiro há 14 anos, mas vive na ponte aérea Rio-São Paulo-Fortaleza. Arilson compõe uma geração que passou pelos Princípios Básicos do Theatro José de Alencar, pelo Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar (IDM). Para o ator, esses equipamentos foram essenciais na sua caminhada.
Esse percurso reúne trabalhos no teatro, na televisão e no cinema. Entre as obras, estão as peças "Os revoltosos" (1997), de Rachel de Queiroz, com direção de Paulo Ess; e "Morte e vida Severina" (2000), de João Cabral de Melo Neto, dirigida por Herê Aquino. Na novela "Novo mundo" (2017), da Rede Globo, o ator interpretou o indígena Cauré.
Aos 43 anos, Arilson integra o elenco da série "O Hóspede Americano", dirigida por Bruno Barreto. Para interpretar Simplício, o fortalezense passou 60 dias na Floresta Amazônica, ao lado dos protagonistas Aidan Quinn (Roosevelt) e Chico Diaz (Rondon). Aprendeu a tocar flauta, fez aulas de montaria, talhagem em madeira e canoagem. Para o ator, Simplício representa, ao mesmo tempo, força e sensibilidade. É alguém aguerrido, simples e trabalhador, que também apresenta ao público a conexão mágica com a natureza. Ao O POVO, Arilson celebrou a estreia da produção e também refletiu sobre a preservação da Amazônia e a atenção aos povos originários do País.
Vida&Arte Convida
Arilson Lucas participa do 12º episódio do projeto Vida&Arte Convida, disponível a partir de hoje, 16, na seção “Séries e Docs” do OP+. Com conversas sobre o mundo da cultura e do entretenimento, o V&A Convida acontece quinzenalmente, aos sábados. O projeto já reuniu, em entrevistas exclusivas, artistas como Maria Flor, Marina Lima, Mel Lisboa e Negra Li.
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui