Logo O POVO+
Série cearense "Meninas do Benfica" estreia no Canal Brasil
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

Série cearense "Meninas do Benfica" estreia no Canal Brasil

Criada por Roberta Marques, "Meninas do Benfica" parte das manifestações de 2013 para acompanhar amadurecimento pessoal de quatro amigas
Tipo Notícia
'Meninas do Benfica', criada por Roberta Marques, é fruto de editais públicos de desenvolvimento do audiovisual brasileiro (Foto: divulgação)
Foto: divulgação 'Meninas do Benfica', criada por Roberta Marques, é fruto de editais públicos de desenvolvimento do audiovisual brasileiro

Criada pela realizadora Roberta Marques, a série "Meninas do Benfica" acompanha a história de quatro amigas estudantes universitárias que passam por processos de amadurecimento pessoal e coletivo a partir do intenso e confuso contexto das manifestações de junho de 2013. Ao Vida&Arte, Roberta — que assina ainda a direção geral e de episódios, roteiro e produção — e a também diretora e roteirista Luciana Vieira compartilham processos da série e reflexões sobre protagonismo feminino, descentralização audiovisual e política. A produção estreia nesta quarta-feira, 2, às 19h45, no Canal Brasil.

A gênese do que viria a ser "Meninas do Benfica", divide Roberta, está no momento em que, de Nova York — onde apresentava o longa "Rânia" em um festival —, a cineasta acompanhou por mídias alternativas as manifestações ocorridas em 2013. "Mexeu muito comigo ver como eram potentes aquelas imagens, como era um trabalho diferente, novo", lembra.

Leia também | Confira matérias e críticas sobre audiovisual na coluna Cinema&Séries, com João Gabriel Tréz

Juntando a inspiração em séries que acompanhava na época, da estadunidense "Girls" à dinamarquesa "Borgen", a realizadora optou por escrever o projeto no formato seriado, tendo sido concretizado após aprovação em editais públicos de desenvolvimento e produção a partir de 2016. As gravações ocorreram em 2019.

Apesar da trama partir das "jornadas de junho", a criadora ressalta que a série não foca nelas, mas as utiliza como ponto de partida para as trajetórias das protagonistas, Keyla (Lua Martins), Iara (Amanda Freire), Andrea (Ariza Torquato) e Sandra (Larissa Goes).

"A gente coloca as quatro dentro da confusão, sem entender o que são as manifestações. Elas não têm a distância do tempo para entender que os movimentos seriam cooptados, que viriam um monte de bandeiras depois", explica Roberta, referindo-se aos impactos políticos posteriores à ocupação das ruas. "Elas estão vivendo o turbilhão. A confusão do momento aparece, é paradoxal. Existe um espírito de 2013 que está ali, mas não a interpretação, da qual tivemos inclusive que nos distanciar, porque a gente sabia que certo aspecto havia se desdobrado em outro anos depois, mas não era possível falar dele ali", dialoga Luciana.

O impacto nas personagens se refere, especificamente, às descobertas das amigas das próprias consciências políticas. "São as bandeiras que essas meninas vão passar a levantar nas vidas delas, como da anti-LGBTQIA fobia, do antirracismo, do feminismo", aponta Roberta.

Tal aspecto da ficção se reflete no processo da própria produção, que foi concretizada a partir de uma equipe formada majoritariamente por mulheres. "Era muito claro para mim no começo que eu queria, no mínimo, 51% de mulheres na equipe. Quando fomos chamando as pessoas, era tanto talento que esse percentual era pouco. Temos uma equipe 64% feminina. Foi muito natural, porque tem muita mulher fazendo trabalhos bons em todos os setores", comemora a criadora.

Keyla (Lua Martins), Iara (Amanda Freire), Andrea (Ariza Torquato) e Sandra (Larissa Goes) são as protagonistas de 'Meninas do Benfica'(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Keyla (Lua Martins), Iara (Amanda Freire), Andrea (Ariza Torquato) e Sandra (Larissa Goes) são as protagonistas de 'Meninas do Benfica'

Ressalta-se, ainda, o forte DNA cearense, das locações à equipe, um dado também natural no processo de criação e gravações. "Há a fetichização do Nordeste, quando falam 'produção nordestina' é como se ela tivesse que ter características específicas. Em 'Meninas', a gente é muito Fortaleza, mas sem 'querer ser'", reflete Luciana. "É porque somos, porque faz parte da nossa experiência. O olhar que a gente jogou sobre esse ambiente é muito sincero e parte da nossa experiência, desconstruindo esse lugar de fetiche", segue.

Para Roberta, a relação com Fortaleza é atravessada, ainda, por elementos íntimos. Nascida em Maranguape, ela se mudou para a Capital cearense ainda jovem e, pelo desejo de estudar cinema em uma época na qual a Cidade não tinha formação ainda estabelecida, acabou saindo do País nos anos 1990.

"Saí, mas fiquei indo e vindo. Hoje, moro em Amsterdã, mas minhas ideias para filmar são sempre em Fortaleza. É um jeito de estar presente", reconhece, aprofundando: "'Meninas do Benfica' é, em algum lugar dentro de mim, a minha vontade de não ter saído, de ter 20 e poucos anos e ter conseguido estudar aqui".

A cineasta Roberta Marques assina a criação, direção e roteiro da série 'Meninas do Benfica'(Foto: Deilson Gaga / divulgação)
Foto: Deilson Gaga / divulgação A cineasta Roberta Marques assina a criação, direção e roteiro da série 'Meninas do Benfica'

A série acaba sendo, também, um encontro de gerações, simbolizado em especial por Roberta e Luciana, profissionais formadas por contextos distintos: se a primeira teve que sair de Fortaleza e viu a carreira impactada por desmontes de políticas públicas, a segunda se formou em Cinema pela UFC em 2014, momento no qual as políticas se fortaleciam.

"Nossas experiências, sendo de diferentes gerações, com diferentes histórias e formações, foram muito ricas para as trocas", aponta Roberta. "Somos duas mulheres cearenses de gerações diferentes que resistimos em fazer audiovisual dentro do respeito, da generosidade e da crença no olhar de cada uma. Isso é um encontro muito relevante", finaliza Luciana.

Meninas do Benfica

Quando: estreia nesta quarta, 2, a partir das 19h45, com exibição especial dos dois primeiros episódios

Onde: Canal Brasil (consulte disponibilidade)

 

Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?