Um mundo encantado de bonecos, cavalos, bumba meu boi e brincantes coloridos pode ser encontrado na fachada de uma casa ao número 96 da Rua 1, no bairro Parque Dois Irmãos, em Fortaleza. A sede do Grupo Formosura de Teatro funciona há 12 anos ali, na região conhecida como Serrinha, na periferia da Cidade. Com mais de três décadas de história, o grupo realiza atividades gratuitas para crianças e jovens no âmbito do teatro de bonecos, da Libras, capoeira e mais linguagens naquele lugar. A sede, no entanto, pode fechar suas portas em 2022.
A casa onde acontecem as atividades é alugada. Recentemente, a proprietária solicitou as chaves do imóvel. Com o pedido, o Formosura teria até 30 de abril para desocupar o lugar. Graça Freitas, fundadora do grupo, conta que, a partir de conversa com a proprietária, conseguiu prorrogar esse prazo para até setembro deste ano. O Grupo Formosura de Teatro tenta encontrar alternativas para a continuidade no entorno.
"A proprietária resolveu solicitar o imóvel e nós comunicamos aos alunos. A dona da casa apenas solicita o que é dela. Na casa, acontecem aulas de capoeira, oficinas de teatro de bonecos e de Língua Brasileira de Sinais (Libras). É uma estrutura que vai além das atividades, tem os laços afetivos destes mais de 10 anos junto à comunidade da Serrinha. Ainda estamos imaginando o que podemos fazer", lamenta a diretora ao Vida&Arte.
Aproximadamente 70 alunos passam pela sede semanalmente, de segunda a sexta-feira, entre crianças e adolescentes. Na facilitação das atividades, o Formosura de Teatro conta com seis profissionais. "É tudo gratuito, num trabalho quase voluntário. Não cobramos dos participantes", afirma Graça.
Antes de março de 2020, quando a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, o grupo apresentava peças e sessões audiovisuais aos fins de semana. Com o período de isolamento social, essas programações foram suspensas. Graça diz que o Formosura passou a desenvolver diversos trabalhos on-line.
Sobre como o grupo se mantém financeiramente, a diretora revela: "Com a elaboração de projetos, recursos de editais que pagam contas de luz, custos administrativos, aluguel, telefone. Sempre encontramos uma forma de definir esses custos". A diretora expõe: "Muitas vezes, sai do nosso próprio bolso. A Lei Aldir Blanc (Lei de 2020 em auxílio ao setor cultural durante a pandemia) foi muito importante para nós, porque destinou subsídio à manutenção de espaços".
Graça defende a criação de uma política pública para manutenção de espaços artísticos e culturais do Ceará. "Algo mais estrutural do que pontual, que seja perene. Nós temos que pedir dinheiro emprestado, há o acúmulo de aluguéis atrasados. É um enfrentamento contínuo".
Quando o Formosura comunicou o encerramento das atividades na sede, alunos e ex-alunos levantaram o movimento "Fica Formosura" nas mídias sociais. Seis jovens, moradores da Serrinha, criaram um perfil no Instagram (@fica_formosura), com o aval dos pais. Mais de 130 seguidores acompanham as publicações. Graça Freitas diz que ficou tocada com o movimento. A diretora fará reuniões com os pais dos alunos, numa tentativa de buscar soluções para a sede.
Apaixonado por teatro de bonecos, Gabriel Ferreira, 15, participa das atividades do Formosura desde os seis anos de idade. "Ficamos bem tristes com a notícia. Crescemos e vivemos nossa infância ali. O Formosura presta muitos serviços à comunidade, como entrega de alimentos, passeios, cursos, espetáculos… Eu e alguns colegas, como uma forma de tentar ajudar para que a sede não saísse daqui da Serrinha, decidimos criar o movimento e o Instagram. Seria uma perda muito grande tanto para nós da comunidade quanto para o grupo deixar a sede".
Grupo Formosura de Teatro
Onde: rua 1, casa 96 - Parque Dois Irmãos
Mais info: @formosura_de_teatro
Movimento #FicaFormosura
Mais info: @fica_formosura
Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.