Uma das atividades culturais mais relevantes do Ceará, o artesanato típico do Estado tem ganhado destaque em diversos espaços por todo o País.
De itens de vestuário feitos em bordados, renda e crochê, a objetos de couro, madeira e palha, produtos regionais cearenses podem ser encontrados nos cenários e trajes da novela “No Rancho Fundo”.
No ar desde abril, a novela das 18 horas da Globo é ambientada na cidade fictícia de Lasca Fogo e traz aspectos da cultura sertaneja e interiorana.
Do diretor Allan Fiterman, a produção global apresentou, na última semana, peças e objetos de artesãos do Estado para compor o cenário da loja da Tia Salete, personagem da atriz Mariana Lima.
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Na trama, 291 itens de 50 artesãos e associações da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) – espaço coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS) – participam do cenário da novela.
“Ver as nossas peças na feira da CeArt, nas exposições, para mim já é uma loucura. Aí quando eu vi na televisão, eu quase caí da cadeira. Não por ser bobo, é pelo veículo que é, pelo alcance que tem. É você ultrapassar barreiras. A intenção não é essa, mas quando chega nesse nível… É uma grande realização, um reconhecimento”, descreve Tânia Regina, presidente na Associação de Artesãos de Guaraciaba do Norte (GuaraciArtes), em nota à imprensa.
A seleção levada para a novela conta com roupas, redes, esculturas, bolsas, cestos, acessórios e móveis que constituem o acervo da CeArt e são comercializadas nos espaços localizados na Praça Luiza Távora, shoppings Aldeota e Riomar Papicu, Dragão do Mar e Aeroporto Pinto Martins.
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“Ter produtos cearenses na novela ‘No Rancho Fundo’, uma novela no horário nobre da Rede Globo, é apresentar o artesanato de forma sofisticada, o artesanato como um produto com valor agregado. É mostrar um produto acessível e, principalmente, de qualidade”, afirma Onélia Santana, secretária da Proteção Social (SPS).
“Para mim foi uma grande surpresa e honra. Com essa visibilidade nacional, considero que nossos produtos, de certa forma, vão ter maior reconhecimento e agradar a mais pessoas. A Globo é uma super vitrine, isso diz tudo! Não só para a Artfio, mas para todos os escolhidos que foram levados para a novela”, comenta Conceição, proprietária da ArtFio.
Com produção iniciada no final de 2001, a artesã detalha que atualmente a loja conta com 30 associadas. Conceição revela que peças de caminhos de mesa Floral foram selecionadas para integrar o cenário da novela “No Rancho Fundo”.
Titular da SPS, Onélia Santana adianta que as peças levadas para “No Rancho Fundo” devem ser comercializadas na Rede Globo ainda no fim deste mês, devido a “tamanha aceitação” dos itens.
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