Técnica de fabricação de pães que ganhou gosto popular, a fermentação natural traz inúmeros benefícios para a saúde e se tornou destaque em padarias. Feito da produção artesanal de leveduras a partir da mistura entre farinha e água, o fermento natural traz em seus atributos principais o sabor característico e texturas marcantes.
"Diferente das fermentações industriais, o processo natural pode levar de 24 a 48 horas, dependendo da temperatura e da umidade. Esse tempo respeita o desenvolvimento do fermento vivo e resulta em um pão mais leve, saboroso, com melhor digestibilidade e maior durabilidade sem aditivos", detalha Dayson Rita, sócio da Benedeto Schiacciata e chef de panificação.
Leia também | Sushi: confira uma seleção de restaurantes em Fortaleza
Entre as vantagens do pão que possui sabor e aroma intensificados, a melhoria na digestão, assim como a redução na sensação de inchaço - resultado da facilidade na absorção dos nutrientes pelo organismo, já que o uso de conservantes e aditivos químicos para a fabricação é controlado - conquistam a preferência dos consumidores.
(Foto: FABIO LIMA)FORTALEZA-CE, BRASIL,11.11.2025: Pães de fermentação natural. processo de fabricação de massas de fermentação natural. Le Pain Le Café. (Fotos: Fabio Lima/OPOVO)
Chef do recém-inaugurado espaço gastronômico que possui inspirações na região italiana da Toscana, Dayson acrescenta a ampliação da "durabilidade natural sem perda de qualidade" à lista de qualidades dos pães.
"A produção respeita técnicas italianas tradicionais, garantindo textura leve, aromas complexos e qualidade superior. A schiacciata é assada diariamente, garantindo frescor e sabor autêntico aos clientes", comenta, ao detalhar que a produção da massa de fermentação natural conta com "elevada hidratação, uso de farinha selecionada, azeite extravirgem e preparo diário".
No cardápio da casa, localizada no complexo do Jardins Open Mall, na Aldeota, sanduíches feitos de schiacciata, um tipo de pão artesanal que possui massa mais achatada, crocante por fora e macia no interior, se revelam no circuito gastronômico de Fortaleza.
Leia também | Ostras: confira seleção de restaurantes que têm o prato no cardápio
"O resultado é um pão leve, macio, cheio de sabor, com crosta fina e textura interna aerada. A ideia é oferecer um produto artesanal, fresco e com assinatura própria da casa", conclui o chef Dayson Rita.
Além de fornadas de pães, inúmeras opções de itens de padaria, como massas salgadas, confeitaria e o natalino panetone também podem ser produzidos a partir da técnica de fermentação natural. No menu da Casa Pâine, o consumidor é convidado a experimentar alimentos que unem sabor, qualidade e benefícios para a saúde.
"Cada massa é sovada, moldada e descansada, respeitando o tempo de fermentação ideal para que a massa se desenvolva e ocorra a quebra orgânica da cadeia do glúten fora do corpo humano. O resultado são pães de alta qualidade com textura, sabor, aroma únicos e, principalmente, benéficos à saúde", detalha Juliana Banhos, padeira e sócia da padaria.
Ao explicar que "cada etapa é cuidadosamente controlada", a chef também reforça aspectos marcantes na ingestão de produtos feitos a partir de fermentação natural: "O sabor é mais rico, complexo e agradável, com notas levemente ácidas e aroma inconfundível."
Garantindo produtos de excelência, como Juliana mesmo afirma, o estabelecimento, que conta com unidades na Aldeota e Varjota, oferece ao cliente produtos artesanais que harmonizam com variadas combinações.
"Eles combinam muito bem com queijos artesanais, geleias naturais, azeites especiais e embutidos de qualidade. Para refeições, são perfeitos para acompanhar sopas, saladas, carnes assadas ou tábuas de frios. Até o caldinho de feijão vai bem acompanhado de uma torrada de fermentação natural", indica Juliana Banhos.
Onde encontrar