Logo O POVO+
No quintal de casa
Reportagem Seriada

No quintal de casa

Integrantes da quadrilha Cumpade Justino, de Maracanaú, irmãos encontraram uma forma de suportar a saudade dos arraiás levando o encantamento da dança para dentro de casa
Episódio 4

No quintal de casa

Integrantes da quadrilha Cumpade Justino, de Maracanaú, irmãos encontraram uma forma de suportar a saudade dos arraiás levando o encantamento da dança para dentro de casa
Episódio 4
Tipo Notícia Por

A lembrança das antigas quadrilhas no terreiro e das danças no chão de barro batido ao som das palmas alegres pelas ruas de seu bairro, em Maranguape, são parte do imaginário que a professora Rakel Mikelyne sempre recorda quando o calendário lembra a chegada de junho.

A contar dos tempos de infância, já são 25 anos em que ela se deixa embalar pelo encantamento da festa. Noiva da quadrilha Cumpade Justino, de Maracanaú, ela tem transformado a saudade dos arraiás em um alegre passo de dança - ou melhor dizendo, em toda uma coreografia.

Junto ao seu irmão, Miguel Ângelo, que é integrante (marcador) da mesma quadrilha, Rakel tem feito do quintal de sua casa um espaço para transbordar toda a sua paixão pela festa - tudo com aquela mesma espontaneidade com que aprendeu a amar o São João, que começou com os vestidos coloridos de chita e tranças no cabelo que recordam infância.

 

 

Com sabor de festa junina

Aproveitar o momento de isolamento para criar uma festa temática junina pode ser uma ótima oportunidade de matar a saudade dessa tradição tão ligada à cultura nordestina. Quem está em casa, inclusive, pode recordar os festejos tradicionais levando para a mesa pratos típicos dessa época.A variedade de sabores que caracterizam a festa junina é considerável e varia em cada região do país.Em Fortaleza, os sistemas delivery e drive-thru, que viraram a única opção para diversos estabelecimentos, também estão sendo adotados para vender as comidas típicas sem aglomerações. Confira algumas opções:

Confeitaria Doce Gula

Doce Gula oferece muitas opções de bolos típicos do período junino (Foto: alex gomes)
Foto: alex gomes Doce Gula oferece muitas opções de bolos típicos do período junino

A confeitaria disponibiliza seis opções de pratinhos com ingredientes que variam entre vatapá, baião de dois, pacoca, creme de galinha e outras guarnições típicas das quermesses. Entre as opções de doces, é possível encontrar também iguarias como bolo de grude, pé de moleque e canjica.

Doce Gula Confeitaria tem cardápio especial junino todos os anos em julho (Foto: Alex Gomes)
Foto: Alex Gomes Doce Gula Confeitaria tem cardápio especial junino todos os anos em julho

Informações de delivery: (85) 98651 3278/ @docegulaconfeitaria_

 

Lá na Roça

Lá na Roça apresenta menu de comida regional variada(Foto: Camila De Almeida)
Foto: Camila De Almeida Lá na Roça apresenta menu de comida regional variada

Localizado no Eusébio, o restaurante oferece diversas opções salgadas e doces de comida regional e típica das festas juninas. O cardápio inclui feijão verde, farofa de cuscuz e cocada de forno.

Informações de delivery: 99915 0467/ @lanarocaeusebio

 

Regional Comidas Típicas

O cardápio do restaurante inclui iguarias como vatapá de frango, baião de dois e panelada. Entre as opções doces, é possível saborear bolos, canjica, mungunzá e experimentar o sabor único do aluá.

Informações de delivery: 85 3122-3449

O que você achou desse conteúdo?