Logo O POVO+
Saudade, o meu remédio é cantar
Reportagem Seriada

Saudade, o meu remédio é cantar

Celebração típica do nordeste é repleta de tradições e uma delas é a música. Cantores de forró apostam no ritmo para animar um São João diferente, vivido longe dos palcos

Saudade, o meu remédio é cantar

Celebração típica do nordeste é repleta de tradições e uma delas é a música. Cantores de forró apostam no ritmo para animar um São João diferente, vivido longe dos palcos
Tipo Notícia

As festas juninas costumam ser muito esperadas pelos cantores de forró, ritmo conhecido por embalar as festas de junho noite adentro. “Tudo fica mais intenso, é inesquecível, a gente trabalha sem parar desde o finalzinho de maio até o final de julho. No ano passado, eu fiz até três shows por noite nesse período”, conta Kátia Cilene, cantora de forró.

Desde o fim de março deste ano, no entanto, a cantora conhecida por interpretar hits como “Meu vaqueiro, meu peão” e “A Praia”, precisou encontrar uma nova forma de se conectar com os fãs por meio da Internet. E será por meio das lives que a vocalista pretende aliviar a saudade dos arraiás.

Para esse mês de junho, a cantora planeja realizar uma live temática com músicas juninas no dia 18. Apesar do vazio deixado pela falta de contato com o público nos shows, Kátia tem procurado atravessar com serenidade esse período de afastamento dos palcos. “Tento não ficar pensando muito sobre isso, procuro viver um dia de cada vez, aceitar a situação da melhor forma possível, respirar fundo” conta.

Depois de um ano sem a intensa rotina de viagens e shows pelo Ceará e pelo Nordeste, Kátia mantém as melhores expectativas para a festa junina em 2021. “Acredito que o São João do ano que vem vai ser muito mais esperado do que nunca! Daqui a pouco estaremos nos palcos de novo, vibrando com todo mundo”, conclui.

Conhecido como o “rei do forró”, o cearense Alcymar Monteiro há 36 anos participa de diversos arraiás pelo Brasil. A notícia de um ano sem a mesma festa o pegou de surpresa.

“Eu olho pra trás e vejo que todos os meus meses de junho há mais de três décadas foram passados no palco, fazendo o forró acontecer, e levando pra nossa gente nossa nordestinidade. E aí, de repente, a sanfona se calou. O triângulo e a zabumba se calaram também”, pontua. Com a pandemia, Alcymar cancelou 20 shows que seriam realizados em todo o País no período de junho e julho.

“Nesta hora muitos estão passando por momento difícil, mas temos certeza que a nossa cultura é imensa e não vai acabar. É apenas um intervalo, uma pausa, para que a gente possa voltar muito mais forte”, projeta.

No dia 23 de junho o cantor irá realizar uma live (ou “arrailive”, como define) em seu canal no YouTube, com temática junina. “A ideia é reunir pessoas em casa a partir de uma ferramenta virtual que serve pra gente levar nossa alegria, nosso forrozinho, nossa identidade de povo nordestino aonde quer que a gente esteja”, conclui.

O que você achou desse conteúdo?