Logo O POVO+
Veja como a eleição mudou na Câmara Municipal de Fortaleza
Reportagem Especial

Veja como a eleição mudou na Câmara Municipal de Fortaleza

Veja as mudanças na composição da Câmara Municipal nas últimas eleições, como está hoje e como deverá ficar a partir de 2021

Veja como a eleição mudou na Câmara Municipal de Fortaleza

Veja as mudanças na composição da Câmara Municipal nas últimas eleições, como está hoje e como deverá ficar a partir de 2021
Tipo Análise Por

Com 10 vereadores eleitos, o PDT do prefeito Roberto Cláudio e do candidato a prefeito José Sarto mantém com folga a maior bancada da Câmara Municipal. Porém, não conseguiu igualar o número da eleição passada, quando elegeu 11, muito menos sustentar a bancada de 16 vereadores que tem atualmente, inflada pelas mudanças de partido. Antes da filiação do grupo Ferreira Gomes, até 2012, o partido tinha apenas dois vereadores na Câmara, mas a migração mudou o cenário.

Receberam adesões de imediato, quando a família se filiou, em 2015. Na noite de 18 de março de 2016, houve o maior inchaço instantâneo de uma bancada na história da política de Fortaleza, com a filiação de 11 vereadores saídos de nove diferentes partidos. Naquela noite, o PDT chegou ao recorde de 18 vereadores. Na eleição de 2016, todavia, elegeram-se 11 vereadores, um a mais que agora. E ainda abaixo da marca do PMDB de Juraci Magalhães, com 12 vereadores em 1996. Hoje, pela primeira vez, o agora chamado MDB não elegeu nenhum vereador.

No gráfico abaixo você consegue acompanhar as mudanças na composição da Câmara Municipal nas últimas eleições, como está hoje e como deverá ficar a partir de 2021:

 

Por falar em PDT, curiosamente três ex-partidos pelos quais passaram a família Ferreira Gomes elegeram neste ano suas maiores bancadas em Fortaleza. O Pros, o PSB e o Cidadania, que se chamava PPS na época em que o grupo era filiado e que igualou sua melhor marca, com três vereadores.

Nesta eleição também chama atenção o reaparecimento do Psol, que havia ficado sem nenhum vereador em 2016, depois de ter eleito dois em 2012. Além disso, a Rede pela primeira vez tem parlamentar eleito - eleita no caso - pelo partido em Fortaleza: Estrela Barros.

O PSL, que elegeu o presidente Jair Bolsonaro há dois anos e já se entendeu com ele, elegeu um vereador, cuja candidatura está indeferida pela Justiça e que está recorrendo. Desempenho longe de 2004, quando chegou a ter quatro vereadores, uma das maiores bancadas de Fortaleza.

A Câmara, que atualmente tem 15 partidos representados, deverá ter a partir de 2012 17 legendas distribuídas entre as 43 cadeiras. Na eleição de 2016, haviam sido 18 siglas. Em 2012, 21. E em 2008, 22 partidos, numa Câmara então com 41 vereadores.

Observações: Em 2012 e 2016, o PL se chamava PR. O MDB se chamava PMDB. O Republicanos se chamava PRB. O Cidadania se chamava PPS. O DC se chamava PSDC. O PEN passou a se chamar Patriota. O PRP foi incorporado ao Patriota. O PPL foi incorporado ao PCdoB. Até 2016, o Avante se chamava PTdoB. Até 2016, o Podemos se chamava PTN. Em 2019, o PHS foi incorporado ao Podemos. Até a eleição de 2008, a Câmara Municipal de Fortaleza tinha 41 vereadores. Número foi a 43 a partir da eleição de 2012

 

O que você achou desse conteúdo?