Logo O POVO+
Urnas eletrônicas: entre a verdade e a mentira
Reportagem Seriada

Urnas eletrônicas: entre a verdade e a mentira

A cartilha "Urnas eletrônicas: entre a verdade e a mentira" discute a responsabilidade de cada eleitor em verificar as informações antes de as compartilhar, especialmente durante o período eleitoral
Episódio 3

Urnas eletrônicas: entre a verdade e a mentira

A cartilha "Urnas eletrônicas: entre a verdade e a mentira" discute a responsabilidade de cada eleitor em verificar as informações antes de as compartilhar, especialmente durante o período eleitoral
Episódio 3
Tipo Notícia Por
 
 

Na década de 1990, após uma série de investidas no processo de informatização e modernização do voto no Brasil ao longo dos anos por parte da Justiça Eleitoral, a urna eletrônica tornou-se realidade. Faltando poucos meses para as eleições de 2022 é comum o aparecimento de vários conteúdos informativos acerca do processo eleitoral brasileiro. No entanto, nem tudo é compartilhado com veracidade e compromisso com os fatos.

Além disso, a rapidez com que as informações circulam nas redes sociais aumenta nossa responsabilidade em aprender a lidar de forma cada vez mais cuidadosa com o que chega aos nossos aparelhos eletrônicos. É preciso interpretar a intenção, autoria e contexto, assim como buscar dominar as ferramentas tecnológicas e as linguagens que nos permitem ter voz na sociedade atual.

É com esse objetivo que lançamos a cartilha “Urnas eletrônicas: entre a verdade e a mentira”. Este conteúdo é fruto da necessidade de reconhecermos nossa responsabilidade com o que lemos e compartilhamos, principalmente quando a questão envolve o sistema eleitoral brasileiro, tema que mexe com o imaginário das pessoas e acende discussões na imprensa e nas redes sociais, fomentadas pelo aparecimento de supostas fraudes e teorias conspiratórias que surgem nessa época.

Nossa viagem pelo mundo das urnas eletrônicas será feita em companhia da Juliana, 16, estudante do ensino médio e do seu avô Francisco, mais conhecido por Chico pelos vizinhos, parentes, amigos e a turma dos jogos de mesa, do bar e da natação. Aos 71 anos, Seu Chico não dispensa o celular por nada nesse mundo e, como a neta, recebe muita informação pelo Zap. Nesse percurso, vamos acompanhar como ambos aprendem a identificar e descartar informações falsas sobre as urnas. Lembre-se de que o aprendizado é valido para quaisquer outras informações. Vamos lá? Boa viagem!

 

 


Siga a linha do tempo das urnas de votações no Brasil

A urna eletrônica mudou muito o jeito de votar do brasileiro, mas até chegar ao modelo atual, um longo caminho foi percorrido. Durante muito tempo não havia regras sobre qual modelo deveria ser usado nas eleições, por issovários tipos foram testados no mesmo período, o que se sabe é que antes da urna eletrônica nós tivemos a de maneira, a de metal e depois a de lona.


 

Verdadeiro ou falso

 

 

 

 

 

A importância da educação midiática


 

Como checar a veracidade de uma informação 

 

Expediente

  • Edição Érico Firmo, Fátima Sudário e Regina Ribeiro
  • Texto Filipe Pereira
  • Ilustrações e identidade visual Catalina Leite
  • Recursos digitais Wanderson Trindade
O que você achou desse conteúdo?