Logo O POVO+
Segmentos: onde Sarto cresce e Luizianne cai
Reportagem Seriada

Segmentos: onde Sarto cresce e Luizianne cai

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam os movimentos dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza na nova pesquisa O POVO/Datafolha
Episódio 2

Segmentos: onde Sarto cresce e Luizianne cai

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam os movimentos dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza na nova pesquisa O POVO/Datafolha
Episódio 2
Tipo Análise Por

Segunda rodada da pesquisa O POVO/Datafolha desta quarta-feira, 28, mostrou dois movimentos em destaque no cenário eleitoral de Fortaleza. Entre o levantamento de 17 de outubro e o divulgado agora, chama a atenção o crescimento de José Sarto (PDT) de 15% para 22% nas intenções de voto, e queda de Luizianne Lins (PT) de 24% para 19%.

Com o resultado, Sarto e Luizianne estão empatados no limite da margem de erro, de três pontos percentuais. A migração da preferência do eleitorado pode ser explicada pela análise dos movimentos dentro de segmentos específicos do eleitorado fortalezense. Capitão Wagner (Pros), que oscilou de 33% para 31%, segue na liderança em quase todos os recortes.

Confira evolução dos candidatos em cada segmento:

 

Gênero: Sarto cresce entre mulheres; Luizianne cai entre homens

Mudança mais significativa na divisão do eleitorado por gênero foi crescimento de José Sarto entre mulheres. Nesse segmento, o candidato do PDT cresceu onze pontos, passando de 13% das intenções de voto para 24%.

O crescimento de Sarto entre o eleitorado feminino não se reflete diretamente em nenhuma candidatura específica. Entre mulheres, Capitão Wagner oscilou dois pontos negativamente, indo de 31% para 29%. O mesmo ocorre com Luizianne Lins, que oscilou três pontos – no limite da margem de erro – para baixo, indo de 24% para 21%.

Já Luizianne registra queda expressiva entre o eleitorado masculino, perdendo seis pontos percentuais entre o segmento, passando de 24% para 18%. Apesar das mudanças, Capitão Wagner continua liderando entre homens (com 34%) e com leve vantagem sobre Sarto entre mulheres (29%).

Idade: Idosos e adultos de 25 a 34 migram de Luizianne para Sarto

 

Na divisão do eleitorado por faixa etária, movimento mais relevante foi o crescimento de José Sarto entre os mais velhos, com 60 anos ou mais. Nesse segmento, o candidato do PDT cresceu dez pontos percentuais, passando de 18% para 28%. A alta do pedetista se reflete em queda de Luizianne Lins na mesma faixa, perdendo onze pontos e indo de 30% para 19%.

Não foi o único segmento de idade onde houve aparente transferência entre Luizianne e Sarto. Entre adultos de 25 a 34 anos, a petista perdeu dez pontos percentuais, indo de 25% das intenções de voto para 15%. Já Sarto, por outro lado, registrou alta de oito pontos no mesmo segmento, passando de 12% para 20%.

Apesar das mudanças, Capitão Wagner também lidera numericamente entre todos os segmentos de idade. Estável na maioria das faixas etárias, o candidato do Pros registrou crescimento de cinco pontos entre idosos (indo de 26% para 31%) e queda de 7% entre os mais jovens, com 16 a 24 anos (38% para 31%).

Luizianne Lins vai melhor que Sarto entre os mais jovens, com 27% das intenções de voto entre eleitores de 16 a 24 anos. Já o pedetista ainda enfrenta resistência no segmento, com 18%.

Renda: Mais ricos migram de Wagner para Sarto

 

Nos segmentos de renda, os únicos movimentos fora da margem de erro entre as duas pesquisas O POVO/Datafolha apontam uma migração entre os eleitores mais ricos (com renda familiar mensal superior a cinco salários mínimos) de Capitão Wagner para José Sarto.

Estável nas outras faixas de renda, Wagner teve queda acentuada no segmento mais rico, perdendo 15 pontos percentuais e passando de 41% para 26%. Já Sarto, por outro lado, cresce onze pontos nessa faixa, passando de 19% para 30% das intenções de voto. Ou seja, Sarto supera numericamente Wagner entre mais ricos.

Entre os mais pobres, com renda de até dois salários mínimos, Wagner lidera com 31% das intenções de votos. Entre o segmento intermediário, entre dois e cinco salários mínimos, Wagner lidera novamente com 33 pontos percentuais.

Escolaridade: Sarto cresce em todos e empata com Wagner no ensino superior

Na divisão do eleitorado por escolaridade, o que chama atenção é um crescimento de José Sarto entre todas as três faixas. Entre eleitores com o ensino fundamental, o pedetista foi de 15% para 22%. Já entre os com ensino médio, de 14% para 21%. Por fim, Sarto cresceu de 16% para 24% entre eleitores com o ensino superior.

Apesar disso, outro destaque no segmento é a liderança isolada de Capitão Wagner entre eleitores com ensino fundamental (32%) e com o ensino médio (35%). No segmento com ensino superior, o militar soma 23% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Sarto, que tem 24%.

 

Segunda rodada

A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 868 eleitores de Fortaleza com 16 anos ou mais entre a última segunda-feira, 26, e a terça-feira, 27. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número CE-07074/2020.

O que você achou desse conteúdo?