Nova rodada da pesquisa O POVO/Datafolha divulgada ontem realizou simulações de segundo turno nas eleições 2020 em Fortaleza. O levantamento testou dois cenários: o candidato Capitão Wagner (Pros) contra Luizianne Lins, do PT, e Wagner enfrentando José Sarto, do PDT.
No primeiro teste aferido pelo instituto, o concorrente do Pros vence a petista por 49% a 37% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 13%. Não sabem pontuam 1%.
Contra Sarto, no entanto, Wagner empata tecnicamente, aparecendo com 44% ante 43% do pedetista. Brancos e nulos totalizam 12% e não sabem, também 1%.
A pesquisa ouviu 868 eleitores na capital cearense nos últimos dias 26 e 27 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Essa foi a primeira simulação de segundo turno feita nas disputas pela Prefeitura de Fortaleza em 2020. Além dessa sondagem, o Datafolha também apresentou dados da pesquisa estimulada do primeiro turno.
Leia mais
Nesse cenário, Wagner lidera com 31% das intenções de voto, oscilando negativamente dois pontos percentuais em relação à rodada anterior, apresentada no dia 17 passado. Luizianne, por sua vez, caiu cinco pontos, indo de 24% para 19%. Já o representante do PDT, José Sarto, cresceu sete pontos, passando de 15% para 22% - o deputado estadual foi o único entre os postulantes a crescer na pesquisa.
O primeiro turno das eleições 2020 está marcado para 15 de novembro e o segundo turno, para 29 de novembro deste ano, segundo calendário definido pela Justiça Eleitoral.
Os três candidatos testados em simulações de segundo turno lideram as pesquisas desde o início da campanha eleitoral, em 27 de setembro. De lá para cá, os participantes se mantiveram em suas posições.
Apenas ontem, com a nova rodada do Datafolha, o quadro se alterou, com Sarto ultrapassando numericamente Luizianne.
Dos nomes que aparecem com chances de irem ao segundo turno, Sarto tem a menor rejeição: 20%, contra 42% de Luizianne e 34% de Wagner.
Nas três últimas semanas, a campanha do candidato do PDT intensificou artilharia contra o adversário do Pros, ligando-o ao episódio do motim da Polícia Militar.
Apenas no fim de semana a propaganda de Sarto passou a incluir Luizianne entre seus alvos, estabelecendo comparações entre os oito anos da gestão da ex-prefeita com os oito do atua prefeito, Roberto Cláudio (PDT).
>>Érico Firmo: Sarto hoje daria mais trabalho que Luizianne ao Capitão
Pesquisas mostram o desempenho dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza