Logo O POVO+
Segmentos: Sarto cresce entre jovens, Wagner entre os mais ricos
Reportagem Seriada

Segmentos: Sarto cresce entre jovens, Wagner entre os mais ricos

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam os movimentos dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza na nova pesquisa O POVO/Datafolha
Episódio 8

Segmentos: Sarto cresce entre jovens, Wagner entre os mais ricos

Veja quais os segmentos do eleitorado de Fortaleza que puxam os movimentos dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza na nova pesquisa O POVO/Datafolha
Episódio 8
Por

Quarta rodada da pesquisa O POVO/Datafolha desta quarta-feira, 11, mostrou um movimento em destaque no cenário eleitoral de Fortaleza. Com Capitão Wagner (Pros) e José Sarto (PDT) estabilizados com 30% e 27% das intenções de voto, respectivamente, e Luizianne Lins (PT) oscilando negativamente para os 15%, cresce tendência de 2º turno entre Pros e PDT.

 

LEIA TAMBÉM | Pesquisa Datafolha Fortaleza: Capitão Wagner 30%, Sarto 27%, Luizianne 15%

 

Com o resultado, Wagner e Sarto estão empatados no limite da margem de erro, de três pontos percentuais para mais ou para menos. A mudança do eleitorado pode ser explicada pela análise dos movimentos dentro de segmentos específicos do eleitorado fortalezense.

 

Gênero: Wagner lidera entre homens, Sarto tem vantagem numérica entre mulheres

Mudança mais significativa na divisão do eleitorado por gênero entre a última pesquisa, de 5 de novembro, foi o crescimento de José Sarto entre homens. Nesse segmento, o candidato do PDT cresceu 4 pontos, passando de 22% para 26%.

Única mudança fora da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos foi uma queda no número de homens que declararam votos brancos ou nulos. Neste recorte, houve redução dos mesmos 4 pontos, passando de 9% para 5%. Ou seja, o crescimento de Sarto parece ter sido mais em cima dessa parcela do eleitorado do que de outros candidatos.

No geral, Wagner ainda lidera entre homens, com 36% das intenções de voto do segmento, seguido por 26% de Sarto e 14% de Luizianne. Entre mulheres, Sarto tem vantagem numérica com 28% das intenções, seguido por Wagner com 25% e Luizianne com 16%.

Idade: Sarto cresce entre jovens e Wagner entre idosos

Na divisão do eleitorado por faixa etária, movimento mais relevante foi crescimento de José Sarto entre o eleitorado mais jovem, de 16 a 24 anos. Neste segmento, o candidato ganhou sete pontos percentuais, passando de 23% para 30%. Já Wagner seguiu no sentido contrário, perdendo os mesmos sete pontos percentuais no recorte.

Outro movimento de destaque foi o crescimento de Capitão Wagner entre idosos de 60 anos ou mais. Neste segmento, Wagner ganhou 5 pontos e foi de 26% para 31%. José Sarto e Luizianne Lins, por outro lado, perderam 5% cada, ficando, respectivamente, com 25% e 14%.

Com as mudanças, Wagner segue líder isolado em dois segmentos: de 25 a 34 anos (onde ele tem 33%, contra 25% de Sarto)e de 35 a 44 anos (onde ele tem 37%, contra 27% de Sarto). Já o candidato do PDT toma a liderança entre os mais jovens, com 30% contra 22% de Wagner. Nos demais segmentos, de 45 a 59 anos e de 60 ou mais, há empate técnico entre Wagner e Sarto.

 

Renda: Wagner dispara entre mais ricos e empata com Sarto nos demais

Nos segmentos de renda, o único movimento de destaque aponta um crescimento acentuado de Capitão Wagner entre eleitores mais ricos (com renda familiar de mais de cinco salários mínimos). Neste setor, o candidato do Pros cresceu 12 pontos, passando de 27% para 39%.

A mudança ocorre em meio a queda de 12% de Sarto no mesmo segmento, com o pedetista passando de 33% para 21%. Com isso, Wagner passa a liderar entre os mais ricos e empatar com José Sarto entre eleitores mais pobres e de classe média.

 

Escolaridade: Sarto cresce entre nível médio e Wagner entre superior

Na divisão do eleitorado por escolaridade, o que chama atenção é um crescimento de Capitão Wagner e José Sarto entre dois segmentos. O candidato do Pros cresceu sete pontos entre eleitores com ensino superior, indo de 21% para 28%. Com isso, ele encosta em José Sarto no recorte, que tem 29% deste segmento.

Já Sarto cresceu seis pontos entre eleitores com ensino médio, passando de 20% para 26%. Crescimento é puxado por queda de 6% de Luizianne Lins (PT) no mesmo setor. Apesar disso, Wagner ainda lidera no segmento com 33% das intenções de voto.

No último setor, de eleitores com ensino fundamental, Wagner e Sarto estão empatados com 27% cada. Luizianne aparece logo atrás, com 20% das intenções de voto.

 
O que você achou desse conteúdo?