As capitais do Nordeste se voltam cada vez mais para o centro e à direita. Das nove cidades, sete estão com partidos destes espectros políticos. As únicas exceções são Fortaleza e Recife. Número aumentou em relação à 2020, quando partidos de centro-esquerda comandavam quatro capitais.
O partido com maior número de capitais é o União Brasil, de centro-direita. A sigla conquistou três Prefeituras: Salvador, Teresina e Natal. A seguir, vem o PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, com duas capitais: Aracaju e Maceió.
Demais partidos, com uma capital apenas, são o PSD (São Luís), o PP (João Pessoa), e, os mais à esquerda, PT (Fortaleza) e PSB (Recife).
A tendência nas eleições de 2024 é de manutenção de máquinas. Cinco prefeitos de capitais se reelegeram, quatro deles no primeiro turno e com ampla margem. João Campos (PSB), de Recife; Bruno Reis (União), de Salvador; e JHC (PL), de Maceió; e Eduardo Braide (PSD), de São Luís.
Todos acima conseguiram índices que ultrapassaram os 70% dos votos válidos. Já Cícero Lucena (PP), de João Pessoa, foi reconduzido ao cargo, mas no segundo turno.
Nas outras quatro capitais, a força municipal não foi a predominante. Dois prefeitos concorriam à reeleição e não conseguiram se eleger. Em Teresina, o prefeito Dr. Pessoa (MDB) foi derrotado, em uma eleição definida no primeiro turno.
Já em Fortaleza, o pleito teve segundo turno, mas o prefeito ficou de fora. José Sarto (PDT) ficou apenas em terceiro lugar no percentual de votos válidos.
Em Aracaju e Natal, os prefeitos eram reeleitos. Na capital do Sergipe, Emília Corrêa venceu de Luiz Roberto Dantas (PDT), apoiado pelo prefeito Edvaldo (PDT). Em Natal, o governismo venceu. Paulinho Freire era apoiado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos).
Das nove capitais do Nordeste, em apenas duas Prefeitura e Governo do Estado estarão alinhados a partir de 2025: Fortaleza, João Pessoa. Na capital do Ceará, há aliança do governador Elmano de Freitas (PT) com o prefeito eleito Evandro Leitão (PT).
Na Paraíba, João Azevêdo (PSB) comemorou a vitória de Cícero Lucena (PP). Os dois têm uma relação de alinhamento, apesar dos partidos são terem coligado nas eleições deste ano.
Além das capitais, você pode conferir abaixo o mapa com todos os prefeitos eleitos do Nordeste. Cada cor representa um partido. Você pode clicar nos círculos coloridos e filtrar as informações.
Este site contém reportagens sobre as eleições municipais de 2024 em Fortaleza, no Ceará e no Brasil, abordando diversas temáticas