Logo O POVO+
As artes estampadas de Raisa Christina
Reportagem Seriada

As artes estampadas de Raisa Christina

Quinzenalmente, desde dia 15 de maio, O POVO transformará as capas do jornal em obras de arte de 14 artistas cearenses. A quarta artista desta galeria sensorial é a artista visual cearense Raisa Christina. Os assinantes do O POVO + terão acesso às capas em alta qualidade, para baixar e deixar a criatividade fluir com as possibilidades de uso
Episódio 4

As artes estampadas de Raisa Christina

Quinzenalmente, desde dia 15 de maio, O POVO transformará as capas do jornal em obras de arte de 14 artistas cearenses. A quarta artista desta galeria sensorial é a artista visual cearense Raisa Christina. Os assinantes do O POVO + terão acesso às capas em alta qualidade, para baixar e deixar a criatividade fluir com as possibilidades de uso
Episódio 4
Por
 


Desenhos, pinturas e textos. Autorretratos, corpos e autoficção. Por meio do cuidado e da sensibilidade da cearense Raisa Christina, esses suportes e essas abordagens se entrelaçam e compõem trabalhos artísticos. Natural de Quixadá, Raisa tem graduação e mestrado em Artes e, além de trabalhar com ilustrações, ministra oficinas de desenho, pintura, arte contemporânea e literatura em Fortaleza. É autora de “os lábios os braços os livros” (nadifúndio, 2019)” e de “mensagens enviadas enquanto você estava desconectado” (Substânsia, 2014).

Pintura acrílica sobre tela, “desenhos cegos”, que estampa a capa do O POVO, apresenta um rosto “desfigurado” devido ao escorrimento da tinta. A obra trabalha com a abordagem de como o retrato pode ser tratado às vezes, com um rosto que se “dilui” e se “deforma” em vez de ser identificado. Assim, para a autora, traz um pouco do desejo de discutir a ideia de identidade.

A obra (Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal A obra

Imersa “desde sempre” no universo das artes, Raisa lembra dos seus primeiros passos como artista - ainda que tenha levado um tempo para se reconhecer dessa forma. Não só nos desenhos, aliás, sua produção se concentra: a escrita também é arte pulsante para a cearense. “Eu sempre desenhei, e aí, para mim, a escrita surgiu também como um desenho. Eu percebia as palavras e as letras como desenhos, figuras e formas. Foram coisas que aconteceram juntas, eu sempre dialoguei as duas linguagens, tanto que hoje a maior parte da minha obra acontece na literatura e nas artes visuais”, relata.

Para Raisa, a “figura humana” sempre foi objeto de seu interesse para desenvolvimento tanto em pinturas quanto em textos. Associada a ela, embarcam em suas linhas “memórias do corpo e memórias sensoriais”. Por meio das artes visuais, entendeu que o retrato, na arte contemporânea, pode ser atualizado e não ter mais “a função de representar fielmente as pessoas da forma que a gente vê”, como ocorre com a fotografia.

Intitulada "não é de você que estou longe", a performance de Raisa Christina com seu companheiro fala de presenças, ausências e relações(Foto: Bruna Kélvia/Divulgação)
Foto: Bruna Kélvia/Divulgação Intitulada "não é de você que estou longe", a performance de Raisa Christina com seu companheiro fala de presenças, ausências e relações

“Eu entendi que, para mim, desenhar pessoas tem muito mais a ver com a vontade de criar um espaço muito específico entre quem observa e quem é observado. Há uma ambiência e uma atmosfera, e entendi que era isso que eu gostava de investigar, perceber o que acontece nesse momento e que histórias surgem dali”, afirma a artista.


 

Dessa forma, é possível notar que o corpo está presente em seus trabalhos, trazendo também autorretratos da autora. Nas artes visuais, o retrato traz “a vontade de olhar para si e de se inventar”, acarretando, assim, ficcionalizações próprias - algo que também é tratado textualmente. “Essa autoficção, isso de falar de mim e do meu corpo, é evidente nas artes visuais, mas nos textos é uma maneira de eu falar um pouco comigo mesma. O corpo está presente porque muitas vezes eu vou partir de sensações físicas mesmo, de memórias”, comenta.

Pintura acrílica sobre tela.(Foto: Acervo pessoal)
Foto: Acervo pessoal Pintura acrílica sobre tela.

Na mostra O nosso papel é arte, as páginas do jornal adquirem o valor de artefato. O leitor poderá apreciar as criações artísticas, além de colecioná-las. O assinante do O POVO+ ainda terá acesso a todas capas em alta qualidade, para poder baixar e deixar a criatividade fluir: quem sabe imprimir para virar pôster na parede? Ou então decorar a tela do celular?  

Como funciona?

Quinzenalmente, esta matéria será atualizada com as capas dos artistas, a biografia deles e uma galeria com outras obras. 

Para baixar as capas, basta acessar o link bit.ly/NossoPapelÉArte. O link direciona para uma pasta na nuvem com os arquivos em alta qualidade - a pasta será atualizada quinzenalmente.

 

 

Aqui estão outras obras da artista

O que você achou desse conteúdo?