Logo O POVO+
Partilhas do sensível
Reportagem Seriada

Partilhas do sensível

NOSSO PAPEL É ARTE | Artista Azuhli se inspira nas pessoas e sonhos para construir uma produção que evoca identificação
Episódio 8

Partilhas do sensível

NOSSO PAPEL É ARTE | Artista Azuhli se inspira nas pessoas e sonhos para construir uma produção que evoca identificação
Episódio 8
Por
 

 

Cada pincelada da produção da artista visual fortalezense Azuhli, de 26 anos, guarda consigo possibilidades de reconhecimentos de si e alargamentos a partir das abordagens oníricas propostas pelas obras. 

'tente não fazer de ninguém uma cidade', de Azuhli(Foto: Azuhli / foto Yago Rodrigues / divulgação)
Foto: Azuhli / foto Yago Rodrigues / divulgação 'tente não fazer de ninguém uma cidade', de Azuhli

“Eu sempre disse que o que me inspira são as pessoas ao meu redor, mas esses dias eu pensei que, talvez, o que move meu trabalho é a vontade de fazer com que as pessoas se enxerguem como eu as enxergo”, arrisca a artista. A identificação do público com seus quadros, ela percebe, é constante a partir da descoberta que, por trás das telas que escapam do realismo, estão temas tão humanos e identificáveis quanto o amor, a saudade, as relações. “As pessoas, por alguns segundos, se veem naquela obra como um reflexo de espelho. E isso é o que me faz querer produzir todos os dias, esse diálogo intenso e silencioso”, destaca.

Se Azuhli hoje é essencialmente pintora, a primeira expressão artística com a qual se envolveu na adolescência, há 10 anos, foi a fotografia. “Ganhei uma câmera analógica e com alguns filmes vencidos fui construindo meu interesse pela estética”, recupera. O olhar fotográfico construído ao longo da década segue sendo um importante acompanhante da produção pictórica da artista.

“A maioria dos meus quadros surgem em referência a alguma fotografia que tirei de uma pessoa ou paisagem. Uso esse acervo de imagens também como pesquisa para composições das telas”, explica. A construção das obras passa, ainda, por uma espécie de ritual que ela descobriu funcionar: fumar um cigarro e beber um copo de água gelada antes de ir ao ateliê. "Depois disso, embarco num processo de leitura do que tenho finalizado até o momento e só então me comprometo a passar algumas horas produzindo", afirma.

 

 

Essa intimidade com a pintura, expressa neste ritual pré-produção e no entendimento do próprio processo, começou a ser construída a partir da experiência que Azuhli colheu trabalhando como mediadora no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza, instituição na qual cursava arquitetura. “Foram dois anos imersa naquele salão que a cada exposição se remodela para receber os novos quadros. Minha paixão pela arte foi arrebatadora! Comecei, com algumas tintas e telas, o que eu tinha tanto anseio em expressar, contar pro mundo”, narra.

Ter sido, anos depois, convidada a expor naquele mesmo espaço foi um reconhecimento importante, divide, assim como ter visto seu nome impresso nas páginas do Vida&Arte. “Lembro que a primeira vez que saí no jornal foi em uma matéria no O POVO citando meu nome brevemente em meio a outros artistas. Mesmo que muitos interpretem como uma banalidade, comprei todas as cópias da banca de revistas para distribuir entre familiares e conhecidos”, divide. A “Azuhli criança que roubava o jornal do pai para ler as notícias”, hoje, não acredita que ocupa a sobrecapa do jornal e uma página inteira do V&A.

Obra 'o sonho que tive com você era assim' (2017), da artista visual Azuhli(Foto: Azuhli / fotos Yago Rodrigues / divulgação)
Foto: Azuhli / fotos Yago Rodrigues / divulgação Obra 'o sonho que tive com você era assim' (2017), da artista visual Azuhli

Nas obras em destaque nas páginas do O POVO, despontam novas imagens que interessam atualmente à artista, como o papel do inconsciente, dos sonhos e da psicanálise. “enquanto o sonho durar”, a da sobrecapa, foi produzida neste ano e compõe a série “Sonhos”. “Muito do meu inconsciente está presente na pintura através de pinceladas mais precisas ou até mesmo menos criteriosas. Colocando o estudo da psicanálise em prática, percebemos que os trabalhos falam de sonhos. Sonhos que tenho ou que me contam, e de alguma forma, tento traduzi-los em pintura”, explica.

O viés onírico traz liberdades que permite extrapolar a representação “realista” ou “fiel” mais clássica, fazendo com que os reconhecimentos que a obra de Azuhli evocam sejam, justamente, pela partilha do sensível. “Sinto-me livre para reproduzir sensações que ficam ao acordar e tentarmos lembrar do que sonhamos. Por isso, alguns personagens podem parecer flutuantes em meio ao cenário da pintura ou o destaque para símbolos presentes na composição”, elabora.

 

 

'Polaroid n. 2' (2021)(Foto: Azuhli / fotos Yago Rodrigues / divulgação)
Foto: Azuhli / fotos Yago Rodrigues / divulgação 'Polaroid n. 2' (2021)

Na mostra O nosso papel é arte, as páginas do jornal adquirem o valor de artefato. O leitor poderá apreciar as criações artísticas, além de colecioná-las. O assinante do O POVO+ ainda terá acesso a todas capas em alta qualidade, para poder baixar e deixar a criatividade fluir: quem sabe imprimir para virar pôster na parede? Ou então decorar a tela do celular?

Como funciona?

Para baixar as capas, basta acessar o link bit.ly/NossoPapelÉArte. O link direciona para uma pasta na nuvem com os arquivos em alta qualidade - a pasta será atualizada quinzenalmente.

 

O que você achou desse conteúdo?