Logo O POVO+
Forjada nas resistências: entrevista com Verônica Guedes
Reportagem Seriada

Forjada nas resistências: entrevista com Verônica Guedes

Diretora do For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, cineasta, jornalista e militante, Verônica Guedes divide ao O POVO trajetória marcada por lutas e ações políticas
Episódio 25

Forjada nas resistências: entrevista com Verônica Guedes

Diretora do For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero, cineasta, jornalista e militante, Verônica Guedes divide ao O POVO trajetória marcada por lutas e ações políticas
Episódio 25
Tipo Notícia Por

 

 

Na trajetória de Maria Verônica da Silva Guedes, vida e política são presenças constantes e sempre conectadas uma à outra. Fazer da vida, política, e da política, vida, afinal, parece ser o mote que move a jornalista e cineasta, seja na atuação militante em meio à ditadura militar durante a adolescência e a vida adulta, seja na escolha de construir um evento dedicado ao cinema e às diversidades sexuais, de gênero e de raça, o For Rainbow, que chega em 2021 a 15 anos de ação cultural e política.

Traçando paralelos entre o cenário atual do Brasil e os contextos que vivenciou ao longo da trajetória, como censura e perseguição nos anos 1970 e 1980 ou o esvaziamento do audiovisual no governo Collor, Verônica segue tendo, como palavras de ordem de um discurso forte e franco, ação, movimento e resistência.

O POVO - Você nasceu em 1957 e, pouco depois, já se instaurou no País a ditadura militar, que afetou sua família e seu período de crescimento. Como foi a sua infância e como a ditadura?

Verônica Guedes - Tenho dois irmãos e cinco irmãs, éramos oito, mas morreram um irmão e uma irmão. Era uma família comum, de classe média, morava numa casa mais ou menos perto do mar, ali no começo da Duque de Caxias, sendo fácil chegar no que a gente chamava de Praia da Marinha, ali onde é a Leste Oeste. Passei a infância toda por lá. Meu pai se separou da minha mãe antes de eu nascer, na verdade só conheci ele rapidamente quando tinha 9 anos. Minha mãe era daqueles guerreiras que criou oito filhos sozinha, trabalhando.

Temos uma ótima consciência da realidade, da política. Em 1964, aconteceu o golpe militar no Brasil. Pouco depois, em 1967 ou 1968, minhas irmãs já tinham alguma militância política. Quando chegou 1971, uma das minhas irmãs, a Lylia Guedes, que foi a que faleceu, teve que entrar na clandestinidade. Estava pichando muro, coisa de movimento estudantil… Nada “muito sério”, era o que a gente pensava, mas ela teve que entrar na clandestinidade e acabou sendo presa em uma praia perto de Recife, ficando um ano e oito meses. Eu devia ter 13 anos e ali acabou minha infância, a possibilidade de uma adolescência, vamos dizer, “cor de rosa”, aquela coisa de bailes, festinhas, tudo foi virando uma coisa muito pesada, densa. Sempre fui uma criança um pouco diferenciada, nunca me interessei pelo que as pré-adolescentes se interessavam, sempre fui mais de ler, comecei a me interessar pela luta política muito cedo. Com 13 anos, já estava procurando que organização me interessava mais.

A gente foi tendo conhecimento de uma realidade que nem todo mundo no Brasil tinha. Tive outra irmã que foi presa em 1973. A gente foi se forjando na resistência, em ter que responder a essa realidade cotidianamente. Isso marca uma família, pode fortalecer ou destruir. No nosso caso, nos fortaleceu e uniu muito. Minha vida já foi, a partir do início de 1972, com a família toda se mudando para o Rio por conta de perseguições que poderiam se intensificar aqui no Ceará. Não tinha diferenciação, a família de quem era perseguido também era perseguida, então fomos aconselhados a mudar de estado. Cheguei no Rio tendo recém feito 14 anos e lá fiquei, já engajada na luta política, buscando participar e contribuir com a resistência a esse momento difícil na nossa vida. Depois me interessei por jornalismo e comecei com 17, 18 anos, a fazer revisão de um jornal progressista na época, “Opinião”.

O POVO - Como foi essa entrada no mundo da ação militante? Do que você foi atrás, o que fazia?

Verônica - Quando se tinha familiar preso na época da ditadura, os familiares dos outros presos viravam família e os que iam saindo também. Minha irmã foi presa e já estava lá a Ana Fonseca (1950-2018, cearense, historiadora e pesquisadora na área de políticas públicas, reconhecida como a idealizadora do programa social Bolsa Família), que saiu antes dela, então virei amiga da Ana. Pouco depois, saiu a Helena Serra Azul (cearense, médica, professora aposentada da Universidade Federal do Ceará e militante) e começamos uma aproximação. O entorno vira todo muito politizado, é inevitável que você comece a ter uma compreensão mais real das coisas que estavam acontecendo no Brasil, as torturas, assassinatos.

No Rio, a gente se engajava com grupos de esquerda, tinha o movimento secundarista. Eu não era universitária na época, mas o próprio movimento estudantil. A gente ia se aglomerando em volta de algumas tendências políticas. Mas queria dizer que nem tudo era só luta, não, a cultura tinha tudo a ver com isso, cultura de resistência. Apesar da censura, tinha um movimento cultural muito efervescente no Rio de Janeiro, você via shows de Gonzaguinha, Luiz Melodia, Milton Nascimento, Gal Costa, Maria Bethânia em pátio de universidade. Daí, a cultura te aproxima da filosofia, você começa a ler filósofos, psicólogos, Foucault, Nietzsche. Havia muitos livros censurados, mas tinha a versão de Portugal, ou em espanhol, eles acabavam chegando. Tinha uma efervescência cultural que formou a minha geração nesse sentido.

O POVO - Você fala desse período formativo em política, ação militante e cultura lá no Rio, mas sei que aqui no Ceará, pelo final dos anos 1970 e começo dos anos 1980, você também participou de alguns grupos, como a União das Mulheres Cearenses e o Grupo Feminista 4 de Janeiro…

Verônica - O Grupo Feminista 4 de Janeiro a gente fundou, três ou quatro mulheres, e cresceu muito. A União das Mulheres era um grupo que a gente ajudou a, vamos dizer, fortalecer, que se dedicava à luta por creches, contra a caristia. Eram movimentos que a gente dizia que não eram específicos, então fundamos o 4 de Janeiro buscando exatamente essas lutas que diziam respeito a nós: o machismo, a descriminalização do aborto, direitos trabalhistas iguais. A União das Mulheres Cearenses seguia mais uma tendência política da época que dizia que primeiro a gente tinha que conquistar o socialismo para depois tratar das lutas específicas. Nós achávamos que não, por isso fundamos o 4 de Janeiro. O nome veio da data da morte de uma moça cujo marido tornou a vida tão insuportável que ela ateou fogo às próprias vestes. Nós contratamos advogados e conseguimos que o cara fosse condenado por indução ao suicídio. Se não me engano, era o segundo caso na América Latina e o primeiro no Brasil.

 Além de cineasta, Verônica Guedes também é jornalista e diretora do For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero(Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Além de cineasta, Verônica Guedes também é jornalista e diretora do For Rainbow - Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero

O POVO - E isso ainda era época da ditadura, apesar de já estar mais próxima do final. Quais eram as ações que vocês faziam e como era a resposta a elas?

Verônica - A ditadura não tinha uma grande preocupação em reprimir esses movimentos, mas em observar, vigiar. Por exemplo, no primeiro encontro da União das Mulheres Cearenses teve presença de mulheres da Polícia Federal que, depois, a gente expulsou. No 4 de Janeiro, não sofremos perseguição. Nossas lutas eram de rua, uma militância ativa que ia a bairros periféricos para falar para as mulheres que elas não deviam aceitar apanhar do marido ou sofrer qualquer violência porque o trabalho delas era fundamental. Participávamos de seminários, íamos muito para a rua com bandeiras específicas em manifestações que existiam na época, tentávamos demarcar esse território na discussão política, porque tinha essa efervescência de discutir. Queira ou não, esse momento já era o anúncio de um período posterior, que veio com a Anistia, quando as militantes de esquerda que estavam exiladas na Europa voltavam com a ideias das lutas específicas na cabeça.

O POVO - Nesse período da Anistia e de quando de fato acabou a ditadura, que mudanças mais fortes você sentiu?

Verônica - A gente começou a poder ir para a rua se manifestar, criar nossas articulações, sem o medo de ser sequestrada, torturada. Isso é uma mudança crucial para uma sociedade que quer se mover. Saber que pode atuar. Era o princípio de uma ideia de democracia. Veio depois a campanha das Diretas Já. Os anos 1980 foram também de uma certa liberação comportamental, muita coisa acontecendo.

 

"... houve um ato contra o Bolsonaro que seria para juntar o País, mas que tinha cartazes “Nem Bolsonaro, nem Lula”, imagens do Lula com roupa de presidiário… Um negócio desses não é para unir"

 

O POVO - Que paralelos você faz entre esse período da sua vida adulta impactada pela ditadura e hoje? O que na época da Anistia deixou de ser feito para que em 2021 tenhamos um presidente que louve a ditadura e ameace golpe?

Verônica - Não ter punido os torturadores. Vamos para o dia do golpe contra a Dilma (Rousseff, presidente do Brasil entre 2011 e 2016). Como é que um deputado federal faz o voto elogiando um torturador e não sai de lá preso, se é uma coisa que está na nossa Constituição? Isso se dá porque nós não fizemos como, por exemplo, a Argentina, que prendeu seus torturadores e não deixou que eles continuassem empoderados. Hoje, temos um Brasil onde alguns deles e de seus árduos defensores estão no poder. Chegamos onde chegamos porque foi jogada uma pá de cal para encerrar aquele capítulo. Um paralelo é que é preciso, sim, haver uma união, como houve na época das Diretas Já, que tinha um palanque de Lula a Tancredo, mas ali se caminhava para um lado só, que era ter eleições diretas no Brasil. É diferente do que aconteceu, por exemplo, no domingo (12), quando houve um ato contra o Bolsonaro que seria para juntar o País, mas que tinha cartazes “Nem Bolsonaro, nem Lula”, imagens do Lula com roupa de presidiário… Um negócio desses não é para unir. Você vai querer unir as pessoas dizendo que o que elas acreditam ser o melhor não vale? Você não está procurando união, mas sim a tal da terceira via, que está difícil de sair. Isso mostra, também, como aquelas imensas manifestações contra a Dilma foram manipuladas, financiadas, alimentadas pela mídia, acalentadas pelos tribunais.

O POVO - O período que culminou na eleição de Fernando Collor foi justamente o período que você começou a se aproximar da produção de cinema ao mesmo tempo em que o presidente eleito agia acabando com políticas para a cultura. Como você se aproximou do cinema e de que forma esse contexto te impactou?

Verônica - Passei em um curso chamado “Luz, Câmera e Imaginação”, da Casa Amarela (Eusélio Oliveira, equipamento cultural da UFC que completou 50 anos em 2021 e traz formação em audiovisual), propus uma pequena ficção que acabou rendendo uma viagem de estudos à Cuba, depois quis adaptar um conto da Lygia Fagundes Telles para ficção, depois veio o convite para fazer o roteiro e a assistência de direção do “Milagre em Juazeiro” com o Wolney (Oliveira), aí fui fazendo pequenos projetos… Confesso que nos últimos 15 anos, em função do For Rainbow, fui abandonando. Aliás, em função do festival e da sobrevivência, porque é muito difícil viver de audiovisual, digamos assim, autoral. Sobre o contexto, aqui no Ceará, no governo Tasso (Jereissati, governador entre 1987 e 1991), começaram a surgir políticas importantes de incentivo à cultura, principalmente no audiovisual. Claro que a gente sentiu algumas coisas, mas não tanto quanto a gente está sentindo hoje.

Cineasta Verônica Guedes diz que, para o audiovisual, os tempos são piores que na ditadura(Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Cineasta Verônica Guedes diz que, para o audiovisual, os tempos são piores que na ditadura

O POVO - Hoje o cenário é pior?

Verônica - Naquela época não existia censura como está existindo hoje, do presidente se referir nominalmente a projetos, como se referiu ao projeto do Émerson Maranhão (jornalista e cineasta, cujo projeto de série “Transversais” foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro em uma live em 2019 como um exemplo de obra que não seria apoiado pela Agência Nacional do Cinema; a obra deve estrear em breve e o diretor foi indicado em julho ao Freedom of Expression Award, prêmio de liberdade de expressão). A Embrafilme (Empresa Brasileira de Filmes S.A., empresa que apoiou produção e distribuição de filmes nacionais criada em 1969 e encerrada por Collor em 1990) foi criada na época da ditadura e, bem ou mal, com toda a censura, conseguiu fazer filmes importantes.

Agora, a gente não tem nada. Quem está fazendo filme, é por outras vias, outras fontes, porque o Ministério da Cultura nem existe mais, a Ancine está arquejando. O que proporcionou por agora a produção de filmes, por exemplo, foi a Lei Aldir Blanc, uma conquista arrancada do Governo Federal pelo Congresso e pelos movimentos culturais do Brasil por conta do contexto da Covid-19. Em certo aspecto, eu diria que hoje é bem pior em termos de audiovisual do que na época da ditadura. Esse momento que estamos vivendo agora, de falta de incentivo, é o pior. Compare o momento que foi criada a Embrafilme e seus programas, o do Collor tentando acabar com eles e o de agora, que está massacrando o audiovisual brasileiro. Não consigo ver nada pior do que hoje.

O POVO - O For Rainbow, inclusive, surge em 2007, em um momento em que o audiovisual brasileiro estava em processo de fortalecimento. O que te levou a querer construir um evento que unia cinema e diversidade?

Verônica - Antes do festival, eu estava no Rio, trabalhando na revista Manchete. Quando vinha para Fortaleza a trabalho, a gente ficava nos hotéis da Beira-Mar. Vendo essa realidade, me chamou muito atenção o apartheid entre duas Fortalezas. Uma que não sei se respeitava, mas pelo menos não se importava com pessoas LGBTs sem nenhum disfarce que vinham de fora, com dinheiro. Ao mesmo tempo, você abria o jornal e via outra realidade, de assassinatos, violência diária. Quando vim morar aqui, pensei em encontrar uma maneira de fazer as pessoas entenderem que precisam ser respeitadas, criar espaços onde se possa mostrar para a sociedade de modo geral que elas existem.

Tínhamos duas coisas a resolver: fazer as próprias pessoas começarem a se colocar mais e fazer com que a sociedade pudesse conviver com elas. Para mim, o cinema é uma forma muito imediata de transformar a realidade, emociona de cara. Você vê um história lá e, quando olha para a pessoa ao lado, reconhece. E então começamos essa história aqui mesmo no São Luiz. Sugerimos o festival, na época era a Luizianne (Lins) a prefeita, Cid (Gomes) o governador e a secretária-adjunta da Cultura era a Delânia Azevedo.

 

"É muito desgastante a gente ter que começar do zero todo ano... O For Rainbow tem uma temática difícil e por isso é preciso todo ano ter ajuda de pessoas que se interessem, do governo..."

 

O POVO - Você cita esse apoio do poder público, mas e em relação ao público, às pessoas, como foi a resposta ao evento?

Verônica - Muito boa. Até hoje é uma resposta muito interessante para nós, porque a gente consegue juntar mundos muito diferentes. O festival é muito frequentado pelas juventudes da periferia, professores universitários, profissionais liberais, tem gente de todo jeito e é isso que a gente quer. A cada edição, fomos nos dedicando a abrir mais espaço para essas juventudes, o que é fundamental, possibilitando o diálogo das Fortalezas e principalmente reconhecendo as falas delas.

Ninguém dá voz a ninguém, mas a ideia é favorecer essa fala. Todo ano no For Rainbow nós fazemos encontros estaduais de coletivos de cultura LGBTI+ e a maior parte deles é sempre de periferia. O festival cada vez avança mais na ideia inicial de romper o apartheid. O que a gente faz, e disso podemos nos orgulhar, é estimular que essas pessoas possam, em todos os espaços, colocar suas questões por elas mesmas. Além disso, acho que a produção audiovisual com essa temática aumentou muito depois do For Rainbow, pessoas que tinham alguma timidez em tocar nesses temas passaram a abordá-los mais. Conseguimos, sim, várias conquistas.

O POVO - O For Rainbow vem cumprindo esse papel importante de forma constante, indo para a 15ª edição sem parar, mas mesmo assim ainda existe uma insegurança de continuidade por questões financeiras, há sempre uma luta para a próxima edição…

Verônica - É muito desgastante a gente ter que começar do zero todo ano.

O POVO - Na sua avaliação, o que justifica que isso ocorra em um festival como ele?

Verônica - Não existe, por exemplo, uma política que destine recursos para festivais que não tem os seus patrocinadores sempre fechados, através das leis de incentivo. O For Rainbow tem uma temática difícil e por isso é preciso todo ano ter ajuda de pessoas que se interessem, do governo. Nesse período do Camilo (Santana, governador do Ceará desde 2015), tivemos apoios importantes como o Tiago Santana (fotógrafo) e o Fabiano Piúba (secretário estadual da Cultura), mas não existe uma política pública. Vamos ter agora, pela segunda vez desde 2016, um edital de cultura LGBT. Edital de festivais tivemos só um, pela Lei Aldir Blanc, no qual o For Rainbow foi um dos contemplados para a realização da edição do ano passado.

Em 15 anos, de patrocínios relevantes, tivemos dois. Há dois anos, a Cagece está patrocinando o festival de maneira significativa, relevante, que faz com que dê para fazer na mais modesta das hipóteses. É muito importante uma lei estadual como o Mecenas, mas nunca conseguimos captar um centavo por ela, não sei se pela temática ou se porque as empresas que se interessam pela gente não tem como patrocinar por ele. No ano passado, tivemos a surpresa de uma multinacional que atua aqui no Ceará estar interessada em patrocinar um evento de diversidade. Uma agência de captação de São Paulo nos ligou dizendo que tinha ouvido falar do festival e procurava um evento com o nosso perfil para ser patrocinado. Foi uma surpresa imensa. Se a gente não tiver patrocínio, ou se o dinheiro captado não for liberado, e aí, não vamos fazer a 15ª edição? A gente tem que fazer, então a gente precisa que o Estado esteja presente. O que a gente pode fazer? Diminuir a edição, coisa que a gente faz várias outras vezes.

Mas nós temos um apoio muito grande de artistas, produtores, gente que se junta, empresta coisa. Por exemplo, em uma edição em que a gente estava lascado, lascado, só um apoio pequenininho da Secult, as Travestidas (grupo teatral de Fortaleza) se juntaram, fizeram exposição, shows, era o grupo toda noite no For Rainbow. Isso faz com que, você vendo o For Rainbow, ele parecesse uma coisa imensa. É porque as pessoas ajudam. A Silvia Moura (bailarina) vai lá, o Grupo Bagaceira vai lá. Mas a produção é quase toda feita na minha casa. O For Rainbow é um festival de militância. A preocupação sobre se vai acontecer ou não a edição é discutida todo ano, mas a decisão de fazer, mesmo que de “qualquer maneira”, é sempre política. A gente vê muitos eventos no Ceará e no Brasil que, em alguns momentos, deixaram de ser feitos. A gente discute muito isso internamente, mas sempre chegamos à conclusão que a gente tem que fazer. Nem que tenha que passar os filmes no meio da rua, com um projetor. Nós vamos fazer porque, politicamente, para nós, é justamente o contrário: a gente tem que estar no meio da rua, incomodando, fazendo.

 

O que você achou desse conteúdo?