Logo O POVO+
Will Smith, o especialista em fazer rir e chorar
Reportagem Seriada

Will Smith, o especialista em fazer rir e chorar

É um dos poucos artistas a conseguir fazer sucesso na música, TV e Cinema. Apesar da fama que lhe alçou ao status de ator mais rentável do mundo e vencedor do Oscar de melhor ator 2022, Will Smith vive o pior momento da carreira após ter agredido o comediante Chris Rock
Episódio 2

Will Smith, o especialista em fazer rir e chorar

É um dos poucos artistas a conseguir fazer sucesso na música, TV e Cinema. Apesar da fama que lhe alçou ao status de ator mais rentável do mundo e vencedor do Oscar de melhor ator 2022, Will Smith vive o pior momento da carreira após ter agredido o comediante Chris Rock
Episódio 2
Por

 

 

Com fama e talento que precedem qualquer polêmica, o ator Willard Carroll Smith Jr, ou somente Will Smith, está desde o fim da década de 1980 em destaque na mídia dos Estados Unidos. É um dos poucos a ter conseguido relevância em três setores da indústria cultural: música, TV e cinema. Nas linhas abaixo, vamos relembrar fatos que ajudaram na construção de seu sucesso que já chegou a lhe render o posto de astro mais rentável do mundo, seja por causa de lutas épicas contra alienígenas, seja por causa de lições de esperança em momentos de total descrença.

Filho da administradora do conselho escolar da Filadélfia Caroline Bright e do técnico em refrigeração Willard Carroll Smith, ele cresceu em um bairro de classe média no oeste da Filadélfia. Desde cedo, tinha praticamente um futuro já trilhado, com grandes possibilidades de ingressar no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das melhores universidades do mundo e responsável por formar parte das mentes mais brilhantes que já pisaram nesta terra.

Era um ótimo aluno, com excelência em matemática, e que encantava professores e colegas por causa de sua desenvoltura e carisma. Mas a realidade é que a rebeldia do rap chamou muito mais a sua atenção do que a eventual possibilidade de se tornar um engenheiro do MIT. E a aposta do agora conhecido como “Fresh Prince” foi certeira, pois junto com Jeffrey Allen Townes alcançou fama, dinheiro e uma legião de fãs entre as décadas de 1980 e 1990.

 

 

Jovem e com o bolso cheio de dinheiro, Will não teve um bom direcionamento no que diz respeito a dinheiro. Milionário aos 20 anos, ele gastou praticamente toda a sua fortuna em carros, casas e joias, o que o levou à beira da falência. Mas quis o destino lhe apresentar o produtor Benny Medina, o homem que tinha uma proposta de transformar aquele jovem “maluco” em uma estrela de TV.

 

 

Um maluco na TV e nos cinemas

Ainda jovem, Will já mostrava uma habilidade especial para falar e usar as palavras, mas talvez grande parte de sua fama possa se dever a autoconfiança. A convicção que ele tem de que é capaz de fazer ou realizar alguma coisa é uma característica que lhe ajudou a se reinventar inúmeras vezes, conforme essa necessidade foi lhe sendo exigida na profissão ao longo dos anos.

Quando o produtor Benny Medina apresentou aquele que seria seu primeiro trabalho em frente às câmeras, Will teve supostamente uma tarefa fácil: viver a sua própria vida na série de TV, “The Fresh Prince of Bel-air”, que faz sucesso no Brasil até hoje como “Um Maluco no Pedaço”. À época, porém, início dos anos 1990, havia muitas inseguranças que iam das dificuldades em decorar falas e atuar até mesmo à escolha do nome de seu personagem.

“Quando começamos o seriado, estávamos tentando criar nomes para os personagens e estávamos lá, conversando sobre isso, até que o Alfonso (Ribeiro, ator que interpretou Carlton Banks na série) me puxou de lado e disse: ‘Cara, deixa eu te dizer uma coisa. Seja lá qual for o nome do seu personagem, as pessoas vão te chamar disso para o resto da sua vida. Coloque o nome do seu personagem de Will Smith’. E sabe de uma coisa? Ele estava certo. Quando a gente sai as pessoas gritam: Will, Will… Carlton!”, contou o próprio Will em entrevista ao The Graham Norton Show.

 

 

Ao todo, foram seis temporadas de gravações, essenciais para alçar Will ao patamar de atores promissores no cenário, lhe rendendo inúmeros convites para deixar a TV rumo aos telões. Já especialista em colocar sorriso no rosto do público, ele continuou com essa proesa nos cinemas, tanto é que ganhou muito destaque ao atuar em “Bad Boys” (1995) e “MIB - Homens de Preto” (1997).

Agora da mesma forma como já tinha capacidade em fazer as pessoas sorrirem, ele também apresentou facilidade de fazê-las chorar com suas emblemáticas atuações. “Independence Day” (1996), “À Procura da Felicidade” (2006), “Sete Vidas” (2008) e “Depois da Terra” (2012) são alguns dos filmes em que Will Smith protagonizou personagens que o carimbaram no seleto hall de atores mais rentáveis do mundo – título recebido pela revista Forbes, em 2014.

"Na minha cabeça, sempre fui um super astro da primeira lista de Hollywood. Só que vocês ainda não sabiam" Brincou Will Smith uma vez durante entrevista em 2012.

Se no começo da carreira Will não foi capaz de administrar sua fortuna, agora aos 53 anos ele faz isso com maestria, com uma visão mais ampla e com pensamento de ajudar o próximo. Tanto é que ele fez questão de realizar uma robusta doação aos colegas de elenco e de produção no drama “King Richard: Criando Campeãs”, de 2021. “Tudo o que posso fazer é a minha parte, então é uma honra e um prazer fazer a minha parte. Durante o isolamento da Covid-19 as pessoas seguiram trabalhando com a gente. Apenas me pareceu justo”, revelou ele ao site The Hollywood Reporter.

 

 

Do céu ao inferno no Oscar 2022

“O amor vai fazer você fazer coisas loucas”, foi parte do discurso de Will Smith durante a cerimônia do Oscar 2022, quando recebeu o prêmio de melhor ator por seu papel em “King Richard”. A fala veio acompanhada de uma emoção especial não por causa do reconhecimento de seu trabalho, mas porque em momentos antes ele agrediu com um tapa o apresentador e comediante Chris Rock, que ofendeu com uma piada a esposa do ator, Jada Pinkett Smith. No instante em que sua mão tocou o rosto de Chris, Will já sabia que sua vida e carreira iriam do céu ao inferno.

A cena da agressão chocou a todos os espectadores da maior premiação do cinema mundial, rendendo, portanto, opiniões muito divergentes. Will fez certo ou errado ao defender sua esposa? Independentemente de sua resposta, fato é que o ator não sairia impune dessa situação. Confira abaixo algumas das ações que passaram a afetar diretamente a imagem de Will.

 


 

 

Relacionamento com Jada Pinkett Smith

Will Smith conheceu a esposa Jada Pinkett ainda durante as gravações da série “Um Maluco no Pedaço”. Ela fez testes para o papel de namorada de Will, mas os diretores da comédia não se agradaram com sua altura – o que não quer dizer que tenha acontecido o mesmo com o protagonista.

Mas mesmo interessado em Jada, Will já tinha um outro amor, a também atriz Sheree Zampino, com quem se casou em 1992 e teve o primeiro filho, Trey. Anos depois, ele comentou que percebeu ter cometido um erro, tanto é que o relacionamento com Sharee durou somente até 1995. Durante esse tempo, Will e Jada mantiveram contato, mas o relacionamento só foi oficializado em 1997.

Mãe de seus outros dois filhos, Jaden e Willow, Jada estrelou filmes como “O Professor Aloprado”, “Pânico 2” e “Matrix Reloaded” e é apresentadora do programa Red Table Talk. Em um dos episódios, ela entrevistou o próprio Will Smith ao qual, durante a conversa, revelou já tê-lo traído. Ao contrário do que costuma-se esperar nesse tipo de situação, a reação do ator foi a de comentar, no dia seguinte pelas redes sociais, a filosofia compartilhada pelo casal.

 

 

“Estávamos refletindo sobre amor e perguntei o que foi, para Jada, uma das maiores revelações que ela já teve sobre o amor. Ela disse: ‘que você não pode fazer uma pessoa feliz’. Eu achei uma ideia muito profunda, pois você pode fazer a pessoa sorrir, se sentir bem, gargalhar, mas se ela está feliz ou não está profundamente e completamente fora do seu controle”, disse ele, informando que dias depois dessa conversa chegou para a esposa e comunicou que estava “se aposentando” de tentar fazê-la feliz.

“Eu preciso que você vá se fazer feliz e até prove para mim que isso é possível. Depois de rirmos bastante, nós conversamos e chegamos nesse falso conceito romântico de que quando nos casamos nos tornamos um. O que percebemos é que éramos duas pessoas totalmente separadas, em duas jornadas individuais completamente separadas, e que estávamos escolhendo caminhar nossas jornadas separadas, juntos. Mas a felicidade dela era responsabilidade dela, e a minha felicidade era minha responsabilidade. Decidimos que íamos descobrir nossas felicidades individuais, privadas e separadas, e então íamos nos apresentar ao outro, ao relacionamento, já felizes”, complementou.

Jada tem alopecia "Condição em que ocorre perda de cabelo ou de pelo em qualquer parte do corpo. O tipo mais comum é a que se manifesta no couro cabeludo, a calvície" desde 2021 passou a raspar a cabeça após passar anos escondendo as falhas no couro cabeludo com lenços e turbantes. Na cerimônia do Oscar, Chris Rock a comparou com a personagem Demi Moore no filme “Até o Limite da Honra” (1997), porque as duas têm os cabelos raspados. A brincadeira do comediante não agradou Will, que se levantou da plateia e deu um tapa no rosto de Chris.

O casal Will e Jada sempre foi considerado um dos mais sólidos de Hollywood. Até o momento da publicação desta reportagem, no entanto, Jada não se pronunciou publicamente sobre a polêmica envolvendo o marido, ocorrida em 27 de março. A atriz publicou somente uma imagem no Instagram afirmando que está vivendo um “tempo de cura”.

O que você achou desse conteúdo?