Logo O POVO+
Maisa, atriz de sonhos possíveis
Reportagem Seriada

Maisa, atriz de sonhos possíveis

Maisa Silva literalmente cresceu com o Brasil de olho nela: trabalha desde os 3 anos na televisão. Como ela tem vivido e aproveitado a fama?
Episódio 7

Maisa, atriz de sonhos possíveis

Maisa Silva literalmente cresceu com o Brasil de olho nela: trabalha desde os 3 anos na televisão. Como ela tem vivido e aproveitado a fama?
Episódio 7
Tipo Notícia Por

 

Não faz muito tempo, a atriz e apresentadora Maisa Silva completou mais um sonho: conhecer a artista Selena Gomez. Foi em um evento da Rare Beauty, marca de maquiagem de Selena, no dia 29 de junho de 2022. Mas só te contamos isso por um motivo. Maisa é uma mulher motivada a sonhos e objetivos, completando-os desde muito nova (3 anos) na televisão brasileira.

O primeiro sonho da pequena Maisa de 2 anos de idade era entrar na televisão de casa. Ela morava em São José dos Campos, interior de São Paulo, e até sonhava ― do tipo noturno mesmo ― que participava do Programa do Raul Gil, a ponto de perguntar para os vizinhos se eles tinham a visto na tevê. Se foi vidência ou não, fato é que com 3 anos de idade ela foi descoberta no quadro de calouros do mesmo programa, e com 5 anos virou apresentadora dos programas Sábado Animado, Domingo Animado e Bom Dia & Cia, todos do SBT.

 

 

A partir daí, não tinha brasileiro que não reconhecesse a pequena Maisa, de cachinhos super definidos (virou até expressão: cachos de Maisa) e uma certa… atitude. Criança, né? Ela já denunciou às risadas e gritos que Silvio Santos usava peruca, falou sobre gases e dor de barriga ao vivo, negou a ideia de “casar com um idoso, subordinado” como Silvio…

Hoje em dia, com 20 anos, ela ri e coça a cabeça tentando entender como não foi demitida depois de tantos causos na televisão. Ao mesmo tempo, reconhece e agradece a oportunidade de ter construído uma carreira tão nova, sendo uma das crianças mais novas a já apresentar um programa na tevê brasileira.

 


Maisa como mulher

Apesar da fama, Maisa sempre foi muito protegida pelos pais e conseguiu viver uma infância normal. Tinha amigos do interior, da escola e também no trabalho (os adultos da produção com os quais ela brincava de boneca nos intervalos dos programas).

Aos 18 anos, Maisa fundou a agência Mudah, de Marketing de Influência e Publicidade.(Foto: Reprodução/Facebook Maisa)
Foto: Reprodução/Facebook Maisa Aos 18 anos, Maisa fundou a agência Mudah, de Marketing de Influência e Publicidade.

O manejo do dinheiro era com os pais, então até hoje ela se considera meio “mão de vaca” quando o assunto é finanças. Isso também moldou bastante sua personalidade, já que os pais diziam “não” para vários desejos de criança (mas não necessidades) e davam presentes apenas por merecimentos. Isso ensinou a Maisa que o trabalho e a dedicação são maneiras de atingir objetivos e sonhos.

Infelizmente, como a maioria das mulheres dentro e fora da mídia, foi impossível blindar Maisa totalmente. Já aos 11 anos, era questionada em entrevistas se pensava em namorar. “Estou solteira, solteiríssima. Não é hora de namorar ainda, sou muito nova e não quero engravidar por enquanto", afirmou em 2013. Em 2017, quando tinha apenas 15 anos, ela também passou por uma cena de assédio em pleno programa com Silvio Santos.

Na ocasião, Silvio sugeriu que Maisa e Dudu Camargo, então apresentador do Primeiro Impacto e de 19 anos, formassem um casal. Depois de negar, Silvio ainda quis que ela beijasse o rapaz, que até tentou aproximar-se dela, deixando-a bem desconfortável. Pela “brincadeira”, o SBT foi processado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-SP) por danos morais coletivos em R$ 10 milhões.

No entanto, o que mais incomodou grande parte do público não foi o assédio, mas a postura de Maisa em negá-lo e ainda ficar chateada. Ela se sentiu na obrigação de se posicionar nas redes sociais:

“Quando uma menina de 15 anos não aceita qualquer brincadeira ou comentário, e se posiciona, causa espanto. E muita gente se sente no lugar de tentar repreender tal atitude como se me conhecessem, ou se fossem meus pais. Com certeza uma parcela dos telespectadores gostaria que eu aceitasse tudo o que aconteceu no programa, como dançar com um rapaz mais velho (mesmo eu NÃO querendo), ou beijá-lo.”

Esse foi um dos vários causos que mostraram para o Brasil como Maisa cresceu e, mais ainda, o quanto ela está disposta a usar sua plataforma para discutir pautas feministas. E que plataforma! Em 2019, ela chegou a ser a adolescente com mais seguidores do mundo no Instagram, então com mais de 22,9 milhões de “primos” ― é assim que ela e os fãs se chamam, em uma brincadeirinha com o sobrenome Silva.

Hoje em dia, ela já tem 44 milhões de seguidores nessa rede social. “É uma super responsabilidade e tento ao máximo não pisar na bola, não falar bobagem. Ultimamente, a criança já não é a maioria entre meus seguidores, mas ainda há muitas na base, o que aumenta ainda mais meu cuidado”, disse em entrevista ao evento ProXXIma.

Maisa no programa Altas Horas.(Foto: Reprodução/Facebook Maisa)
Foto: Reprodução/Facebook Maisa Maisa no programa Altas Horas.

Por isso, tem feito cada vez mais sentido para ela se engajar em projetos que estimulem debates impregnados de tabu, como menstruação e direitos femininos e infantis. “Cada cidadão é responsável pela sociedade e, a partir do momento que alguém conquista destaque, que se torna uma artista, é fundamental fazer a diferença, em qualquer área, seja na defesa do ambiente, de mulheres, crianças… Acho importante, principalmente se é algo que mexe muito com você.”

 

 


Maisa como empresária

Com 18 anos, Maisa viu na sua experiência na frente das câmeras de estúdio e de celular uma oportunidade de fazer parte do outro lado dos negócios. Ao lado do empresário Guilherme Oliveira, ela fundou a Mudah, uma agência de Marketing de Influência e Publicidade ― na qual é head de Comunicação, ou seja, é quem gerencia essa área da empresa.

"Além de conhecer o lado da criação de conteúdo, sei bem o que as marcas costumam buscar. E por estar em contato com o público, costumo acompanhar as tendências e movimentos nas redes sociais”, explica. Por meio da Mudah, a atriz e empreendedora tem promovido projetos com marcas como Samsung, Netflix, Coca Cola, Puma e Pantene.

 

 

E com a maturidade, veio também o momento de tomar decisões mais arriscadas. Em 2020, Maisa decidiu encerrar o contrato com o SBT, mesmo após finalmente conseguir um programa próprio na emissora. Foi quando ela fez várias produções com a Netflix, como os filmes Pai em Dobro, Ela disse, ele disse, e a série De Volta aos 15.

Maisa trabalha desde os 3 anos de idade na televisão e, posteriormente, internet. (Foto: Reprodução/Facebook Maisa)
Foto: Reprodução/Facebook Maisa Maisa trabalha desde os 3 anos de idade na televisão e, posteriormente, internet.

Há inclusive especulações de que Maisa é cogitada pela Globo para apresentar o Vídeo Show, programa de 1983 que foi encerrado em 2019. Será que vem aí?

O fato é que enquanto o público especula sobre a vida pessoal e profissional de Maisa (quem será que ela namora? Onde vai trabalhar? Quanto vai ganhar?), a atriz e apresentadora brasileira está curtindo uma viagem pelo mundo. Já passou por Los Angeles, pela Grécia e a cada dia aparece em um canto diferente do globo. 

Durante sua curta e longa trajetória, ela conseguiu ser criança, adolescente e agora dar os primeiros passos para uma vida adulta saudável. Mantendo a cabeça no lugar e encontrando uma função social na fama, Maisa tem transformado sua vida um sonho por vez, seja viajando, seja comunicando.

O que você achou desse conteúdo?