Logo O POVO+
Shakira e a arte de equilibrar a carreira com os papéis de ex, mãe e filantropa
Reportagem Seriada

Shakira e a arte de equilibrar a carreira com os papéis de ex, mãe e filantropa

Responsável por aproximar a música latina do mundo, a colombiana coleciona sucessos e coreografias memoráveis. Em meio a polêmicas como separação e suposta sonegação fiscal, Shakira entrou 2023 estourando nas paradas, ao lançar um hit no qual ironiza o ex-marido, o jogador Gerard Piqué
Episódio 11

Shakira e a arte de equilibrar a carreira com os papéis de ex, mãe e filantropa

Responsável por aproximar a música latina do mundo, a colombiana coleciona sucessos e coreografias memoráveis. Em meio a polêmicas como separação e suposta sonegação fiscal, Shakira entrou 2023 estourando nas paradas, ao lançar um hit no qual ironiza o ex-marido, o jogador Gerard Piqué
Episódio 11
Tipo Notícia Por

 

Relembre alguns sucessos de Shakira: 

 

A maior latina de todos os tempos é uma colombiana que conquistou o mundo com sua voz inconfundível e seu requebrado incomparável. Dona de quadris que não mentem (como ela mesma diz em “Hips Don’t Lie”), Shakira uniu suas habilidades com carisma e talento, e o resultado é uma carreira de três décadas repleta de hits memoráveis.

Aos 45 anos, a multiartista é conhecida por ritmos diversos e dançantes, melodias marcantes, mistura de diferentes línguas e parcerias de sucesso que a levaram a alcançar posições de destaque no cenário musical.

Seja para alguém que se divertiu assistindo a clipes como o de “Whenever, Wherever”, cresceu imitando coreografias como a de “Beautiful Liar”, acompanhou a Copa do Mundo de 2010 e cantou “Waka Waka” a plenos pulmões, ou até quem entrou na onda das dancinhas do TikTok com “Rabiosa”: o fato é que a cantora marcou gerações.


 

Mas nem só de música vive a cantora: Shakira se divide ainda entre a maternidade e o trabalho junto a causas sociais. Referência de liderança ativista, ela luta pela educação a crianças e jovens carentes e é mãe de Milan, de 9 anos, e Sasha, de 7 anos, frutos do casamento com o jogador Gerard Piqué.

Cercada por polêmicas como a suposta sonegação fiscal à Espanha e a traição do zagueiro do Barcelona, a artista viu seu nome ser bastante mencionado nos últimos meses em contextos diferentes dos que estava acostumada.

Com um novo single recém-lançado onde retrata as mágoas e o principal caso de infidelidade do ex-marido, a estrela agora tenta proteger seus maiores patrimônios: carreira, família e filantropia.

Poucos dias após o lançamento, o vídeo ultrapassou a marca de 100 milhões de visualizações no YouTube e a música está no topo das plataformas digitais, escalada entre as mais escutadas do mundo no Spotify.

Na canção, feita em parceria com o famoso produtor argentino Bizarrap, Shakira deixa recados implícitos e explícitos para Piqué e ao caso de traição que se tornou seu atual relacionamento: a jovem Clara Chía, de 23 anos.

A colombiana fala sobre a diferença de idade da namorada do ex-jogador espanhol em um trecho da faixa: "Eu valho por duas de 22 [anos]/Você trocou uma Ferrari por um Twingo/Trocou um Rolex por um Casio". Meses antes, Clara desativou o perfil no Instagram depois de publicar um vídeo de biquíni dançando a música "Te Felicito", de Shakira.


Ela chegou a contratar uma agência de detetives, mas um pote de geleia de morango foi decisivo para pôr fim à união de 11 anos — ao voltar de uma viagem de trabalho, percebeu que alguém havia consumido sua geleia favorita: alguém que não poderia ser Piqué, que nunca comeu a geleia na vida porque não gosta.

No Instagram, a cantora celebrou o sucesso do single: "O que para mim foi uma catarse e uma saída, nunca pensei que chegaria diretamente ao número um do mundo, aos 45 anos e em espanhol. Quero abraçar as milhões de mulheres que se levantam contra aqueles que nos fazem sentir insignificantes".

 


 

 

Shakira começou a carreira na infância

Shakira se destacou desde muito jovem pela facilidade de aprendizado e o primeiro sucesso, ‘Pies Descalzos’, de 1995, dá nome à sua fundação para crianças carentes

Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em 2 de fevereiro de 1977 em Barranquilla, cidade famosa por ser sede de festividades folclóricas e culturais importantes da Colômbia. De família de classe média, Shakira é filha de William Mebarak, descendente de libaneses, e Nidia Ripoll, colombiana com ancestrais catalães.

Desde os cinco anos de idade deu sinais de vocação artística, demonstrando talento na interpretação de danças e canções árabes. Não por acaso seu nome, Shakira, significa “cheia de graça” em árabe.

Aos oito anos compôs sua primeira canção, “Seus óculos escuros”, que dedicou ao pai em referência aos óculos usados frequentemente por ele após a morte de um dos filhos. A carreira teve início ainda criança, fazendo aparições em programas de rádio e televisão. Em 1988 participou do concurso televisivo “À procura de um artista infantil”, no qual foi a vencedora — vitória que repetiu nos dois anos seguintes.

 

 

No início da adolescência, Shakira assinou seu primeiro contrato de gravação com a Sony Music Colombia e aos 13 anos lançou seu primeiro álbum, “Magía” (1991), que foi seguido por “Peligro” (1993). Ambos receberam pouca repercussão e sua carreira não decolou.

O sucesso veio com o álbum ‘Pies Descalzos’ (1995), que Shakira preparou enquanto terminava o ensino médio. O trabalho incluiu as famosas ‘Estoy Aquí’ e ‘Pies Descalzos, Sueños Blancos’, além de ‘Dónde estás Corazón?’ e alcançou bons números por toda a América Latina, com mais de quatro milhões de cópias vendidas.

A partir daí, Shakira, que também dança e toca violão e piano, passou a mirar o mercado americano e a cantar em inglês e espanhol (além de dominar idiomas como português, árabe, francês, catalão e italiano), emplacando vários sucessos.

 

 

Conheça a discografia da cantora


Com onze álbuns lançados, a cantora vendeu mais de 80 milhões de cópias em todo o mundo, tendo conquistado três Grammy Awards e 11 Grammy Latinos. Ela ainda se tornou figurinha carimbada em cerimônias de campeonatos mundiais de futebol, um feito inaugurado com um show na Copa da Alemanha, em 2006.

Em 2010, na África do Sul, coube à colombiana compor a música oficial da Copa do Mundo. Fruto de uma parceria com o grupo sul-africano Freshlyground, “Waka Waka (This Time for África)” celebrou a primeira Copa no continente.

Sua última participação foi na Copa do Brasil, em 2014: no Maracanã, Shakira cantou com o filho Milan no colo e subiu ao palco com Alexandre Pires, Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Wyclef Jean e Carlos Santana.

Brasilia - A presidenta Dilma Rousseff recebe a visita da cantora pop Shakira, que faz uma turnê pelo Brasil ©Valter Campanato/ABr(Foto: VALTER CAMPANATO-ABR)
Foto: VALTER CAMPANATO-ABR Brasilia - A presidenta Dilma Rousseff recebe a visita da cantora pop Shakira, que faz uma turnê pelo Brasil ©Valter Campanato/ABr

Em solo brasileiro ela também participou do Rock in Rio em 2011, com apresentação baseada na turnê “The Sun Comes Out World Tour”, além de mais três shows em março e abril no Pop Music Festival, 14 anos depois de suas primeiras apresentações no Brasil.

Foi nessa época que ela encontrou com a então presidente Dilma Rousseff, a presenteou com um violão e afirmou: “é uma bênção ter mulher presidente”. No mesmo período se tornou a primeira artista da América do Sul a receber uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.

Seu décimo álbum de estúdio, “Shakira”, foi lançado em 2014 e trouxe músicas como “Can’t Remember to Forget You”, com Rihanna e “La La La (Brasil 2014)”. Em 2016, ela estreou como Gazelle no filme recorde da Disney “Zootopia”, em que também contribuiu com a trilha sonora.

Com mais de 2,5 bilhões de visualizações no YouTube, a sedutora faixa “Chantaje”, com o cantor Maluma, é um dos maiores sucessos latinos da plataforma na história. Alcançou o topo da parada “Latin Airplay” e foi certificado como Double Platinum na Espanha.

 

 

Veja alguns dos maiores videoclipes da colombiana


 

Em novembro de 2018, ela concluiu sua última turnê mundial de sucesso, a El Dorado World Tour, referente ao último álbum. No ano seguinte realizou o lançamento do filme concerto Shakira in Concert: El Dorado World Tour, exibido nos cinemas de todo o mundo.

Uma de suas últimas grandes aparições foi em 2020, quando se apresentou no Super Bowl LIV no Hard Rock Stadium em Miami junto de Jennifer Lopez. Em paralelo, atuou como treinadora na 4ª e 6ª temporada de The Voice nos EUA. Atualmente, Shakira trabalha em um novo álbum.

 

 

 

Shakira e a família: uma história de amor... e separação

 

Seja em entrevistas, publicações ou músicas, Shakira faz questão de demonstrar orgulho pela família — e principalmente o carinho com os pais, que sempre foram presentes em todas as etapas da vida.

A décima filha de William Mebarak e a primeira e única com Nídia Ripoll recebeu apoio dos dois desde a infância e a pequena artista cresceu com forte admiração pelo progenitor, de quem herdou a paixão pela escrita, já que ele era escritor e jornalista.

Shakira ao lado dos pais(Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução Shakira ao lado dos pais

Ela tinha apenas sete anos quando seu pai, a quem ela retrata como “um romântico idealista, mas não muito bom nos negócios”, tomou decisões erradas e teve problemas para alavancar a empresa que possuía com sua mãe, o que fez a família cair em uma grave situação financeira.

Ao perceber o impacto, William a levou a um parque em Barranquilla para que ela visse de perto as crianças órfãs e como elas enfrentavam tragédias de vida muito maiores. “Ele mostrou outra realidade e, naquele dia, fiz a promessa: quando for bem-sucedida, vou tirar minha família dessa situação e ajudar essas e outras crianças”, conta.

 

"Meu pai é idealista, minha mãe realista e por isso, na minha casa posso encontrar tanto a terra como o ar. Meu pai é a loucura e minha mãe a sanidade" Shakira

O episódio marcou tanto a jovem que em 1997, aos 20 anos, fundou a Fundação Pies Descalzos, uma instituição filantrópica que trabalha, desde então, para oferecer educação de qualidade a crianças carentes.

No campo dos relacionamentos, desde 2000 a estrela dividia sua vida com Antonio de la Rúa, filho do ex-presidente argentino Fernando de la Rúa. Sete anos mais tarde se intensificaram os rumores de casamento, o que não chegou a se concretizar: em 2010, a própria cantora confirmou que eles haviam se separado amigavelmente.

Shakira e Piqué têm dois filhos juntos(Foto: Divulgação/Music Awards 2016)
Foto: Divulgação/Music Awards 2016 Shakira e Piqué têm dois filhos juntos

Desde 2011 ela está ligada ao jogador Gerard Piqué, um romance que começou nas gravações do clipe de “Waka Waka”, durante os preparativos para a Copa de 2010, e teve fim recentemente, depois que os boatos de traição por parte do zagueiro do Barcelona foram confirmados e o casal anunciou a separação.

Da união de quase doze anos nasceram Milan e Sasha, de 7 e 9 anos, respectivamente. Quando falou pela primeira vez sobre o divórcio, em setembro, Shakira afirmou que tem sido difícil para as crianças.

“Há paparazzi acampados na porta da minha casa 24 horas por dia. Não há um lugar em que eu possa me esconder com meus filhos. Nós não podemos ir a um parque como uma família normal, ou tomar um sorvete sem que alguém nos siga. Eu tento protegê-los, porque essa é minha missão número um na vida. Mas e quando eles escutam algo na escola ou chega até eles alguma notícia desagradável?", disse a artista à Elle americana.

 

Polêmica com o fisco espanhol

Além da separação, Shakira está envolvida em uma outra polêmica que recentemente veio à tona. A estrela pop será julgada em Barcelona por suposta fraude fiscal: no final de julho de 2022, o Ministério Público pediu mais de oito anos de prisão e uma multa de quase 24 milhões de euros para ela, acusada de ter fraudado 14,5 milhões de euros (14 milhões de dólares) do Tesouro espanhol entre 2012 e 2014.

O Ministério Público acusa Shakira de ter usado uma "rede corporativa" criada anos antes para não pagar impostos em Espanha nos anos de 2012, 2013 e 2014, apesar de já residir no país mais do que os 183 dias por ano estipulados por lei.

A artista sempre negou. "Essas acusações são falsas", afirmou Shakira em entrevista publicada em setembro pela revista Elle, na qual disse ter "a confiança de ter feito as coisas da forma mais correta e transparente desde o primeiro dia".

 

O Ministério Público e a defesa da cantora buscaram um acordo para evitar o julgamento, mas em julho Shakira desistiu dessa possibilidade, ao mostrar-se confiante de "que a justiça lhe dará a razão", segundo seus representantes legais em Barcelona, onde a estrela reside.

"O Ministério Público se empenhou em recolher o dinheiro ganho nas (suas) turnês internacionais e no 'The Voice'", o programa de televisão americano em que foi juíza, num período em que "ainda não era residente na Espanha ", denunciaram seus representantes na época.

 

 

Shakira e as causas sociais: uma vida dedicada à luta pela educação

Apesar de viver cercada pela popularidade, Shakira não permitiu que a fama subisse à cabeça: desde muito jovem ela tem combinado sua carreira artística com causas humanitárias.

Além da Fundação Pies Descalzos, criada na década de 1990 para ajudar crianças vítimas de violência na Colômbia, fornecendo-lhes serviços educacionais, nutricionais, psicológicos e médicos, também fundou a América Latina em Ação Solidária (Alas), uma instituição sem fins lucrativos para promover o desenvolvimento da primeira infância na América Latina.

 

"Não estou na Terra só para mexer os quadris. Precisamos desenvolver programas consistentes que engajem toda a comunidade a manterem a escola funcionando" Shakira

 

A trajetória de filantropia de Shakira

 

Shakira conta que sempre soube do tamanho do desafio que teria pela frente. "Eu não queria apenas construir escolas." Para oferecer educação de qualidade, sua fundação lida com problemas que vão além da sala de aula: são crianças que vivem em áreas remotas, sem água, luz e afetadas pela violência.

"A educação às vezes é considerada um luxo e não um direito humano e isso não está na agenda de muitos líderes", disse em entrevista à revista norte-americana Glamour.

 
"Ao longo da minha vida vi como a educação faz milagres, vi vidas e até comunidades inteiras se transformarem. Ver uma criança que não teve chance de sucesso conseguir progredir e ter oportunidades igualitárias é uma sensação tão satisfatória que supera até ganhar um Grammy" Shakira
O que você achou desse conteúdo?