Logo O POVO+
De jovem promissor a tricampeão na Fórmula 1: a ascensão de Max Verstappen
Reportagem Seriada

De jovem promissor a tricampeão na Fórmula 1: a ascensão de Max Verstappen

Aos 26 anos, piloto holandês da Red Bull acumula recordes e conquistas na categoria. Influência familiar também teve peso na trajetória, que ainda deve ter novas marcas históricas
Episódio 24

De jovem promissor a tricampeão na Fórmula 1: a ascensão de Max Verstappen

Aos 26 anos, piloto holandês da Red Bull acumula recordes e conquistas na categoria. Influência familiar também teve peso na trajetória, que ainda deve ter novas marcas históricas
Episódio 24
Tipo Notícia Por

 

O tricampeão mundial Max Verstappen alcançou a marca de 53 triunfos na Fórmula 1 em sua carreira, igualando o tetracampeão alemão Sebastian Vettel. Nascido para pilotar, o holandês segue acumulando feitos em sua carreira e, aos 26 anos, parece em condições de marcar a história da principal categoria do automobilismo.

Max Verstappen, piloto da Red Bull, comemora vitória no GP de Las Vegas da Fórmula 1(Foto: Jared C. Tilton / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Foto: Jared C. Tilton / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP Max Verstappen, piloto da Red Bull, comemora vitória no GP de Las Vegas da Fórmula 1

Poucos duvidavam, mas Verstappen provou isso de maneira incontestável: após uma batalha épica em 2021 com Lewis Hamilton, "Mad Max" dominou a F-1 tanto em 2022 como em 2023 para se tornar tricampeão.

Como disse o próprio piloto holandês, "não se pode comparar épocas", por isso não parece apropriado compará-lo a outros campeões como Senna (três títulos), Prost (quatro), Juan Manuel Fangio (cinco) ou Schumacher e Hamilton (sete, recorde da categoria).

 

Trajetória inclui triunfos, poles e pódios

Verstappen estreou na Fórmula 1 em 2015, pela Toro Rosso, atual AlphaTauri, aos 17 anos. Naquele campeonato, seus melhores resultados foram o quarto lugar no GP da Hungria e dos Estados Unidos. O holandês iniciou a temporada seguinte na equipe, mas após quatro etapas, foi promovido para a Red Bull Racing, substituindo o russo Daniil Kvyat.

Debutando pela RBR, na Espanha, Verstappen largou do quarto lugar e terminou em primeiro, tornando-se o mais jovem a vencer uma corrida na Fórmula 1. Foi também a primeira vitória da Holanda na categoria. O piloto acumulou triunfos, poles e pódios nos anos seguintes, sendo o terceiro colocado na disputa geral em 2019 e em 2020.

Max Verstappen comemora vitória no GP da Holanda de Fórmula 1(Foto: JOHN THYS / AFP)
Foto: JOHN THYS / AFP Max Verstappen comemora vitória no GP da Holanda de Fórmula 1

Verstappen se sagrou campeão mundial pela primeira vez em 2021, quando disputou com Lewis Hamilton (Mercedes) até os últimos instantes da última corrida. Seu bicampeonato veio em 2022, obtendo 15 vitórias no ano. Esse foi o recorde de triunfos de um piloto na mesma temporada. O monegasco Leclerc ficou com o vice na ocasião.

Em 2023, o marco de 15 triunfos foi quebrado pelo próprio holandês: são 18 etapas subindo no lugar mais alto do pódio, incluindo pistas como Mônaco, Interlagos (Brasil) e Las Vegas, mais recente. Já campeão, o esportista tem 85,7% de aproveitamento em corridas no ano: é a melhor marca da história e, ainda que diminua caso não vença na etapa final, o recorde é garantido.

 

Recordes de Max Verstappen

 

 

Família nas pistas

Verstappen escreve sua própria história, marcada pela herança familiar, já que seus pais foram pilotos de alto nível. "Toda a família vivia para as corridas, por isso eu acho que a pessoa que Max é hoje e o que ele conquistou é algo natural", disse à AFP seu agente, Raymond Vermeulen.

O pai, o ex-piloto Jos Verstappen, disputou 107 corridas na Fórmula 1 entre 1994 e 2003, com dois pódios no primeiro ano. A mãe, Sophie Kumpen, foi companheira no karting de outro campeão mundial de Fórmula 1, o britânico Jenson Button. "Ela era uma piloto fantástica", lembrou Button.

Familiarizado com os circuitos, Verstappen, que nasceu na localidade belga de Hasselt, em 30 de setembro de 1997, sentiu muito cedo a gasolina correndo por suas veias e aos 4 anos já dirigia um kart. "Sempre adiantado para sua idade", segundo Vermeulen, o holandês multiplica recordes de precocidade, até se tornar o piloto mais jovem a correr em um GP de Fórmula 1, em 2015, a bordo de uma Toro Rosso.

 

 

Uma aposta vencedora da equipe satélite da Red Bull: tornou-se o piloto mais jovem a somar pontos dias depois e, mais adiante, já na Red Bull, o vencedor com menos idade de um GP, na Espanha, em 2016, com 18 anos. No entanto, um dos poucos recordes que escapou foi o de ser o campeão do mundo mais jovem, já que conquistou seu primeiro título aos 24 anos, atrás de Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Fernando Alonso.

Durante seus primeiros anos na F-1, Verstappen teve que se contentar com momentos brilhantes esporádicos em um monoposto inferior aos de seus adversários, mas desde que a Red Bull lhe deu um carro competitivo, ele se tornou uma máquina de vencer.

Mesmo tendo dito que não se vê pilotando depois dos 40 anos, Verstappen ainda tem margem para se tornar o piloto com mais títulos na história. Com um longo contrato com a Red Bull, uma confiança pouco comum na F-1, a simbiose é total entre o melhor piloto e a melhor equipe, que sempre o apoiou.

 

 

Insolente no início, Max aprendeu a domar seu temperamento na pista e atualmente é um monstro de sangue frio, que praticamente não comete erros. Longe daquela versão que bateu inutilmente com Esteban Ocon no GP do Brasil de 2018, antes de empurrar o francês diante das câmeras, ou ameaçar a imprensa quando lhe perguntaram sobre seus erros no Canadá naquele mesmo ano.

Bastante discreto em sua vida privada, Verstappen afirmou que o fato de ter sido campeão "não mudou" sua rotina. Ele pouco interage nas redes sociais: algumas fotos fazendo caminhada em Mônaco, onde mora, ao lado de sua namorada, Kelly Piquet, filha do tricampeão mundial Nelson Piquet, ou com algumas estrelas como o DJ Martin Garrix, seu amigo.

O resto são ações de marketing (edições especiais de capacetes, por exemplo), sem levantar bandeiras ou gerar polêmicas. Ele nunca se pronunciou a favor de alguma causa, como Hamilton fez contra o racismo e Vettel fez pela ecologia. "Eu só sou um cara normal", repete ele em cada entrevista. Um cara normal, no entanto, que pilota bólidos a 350 km/h e que viaja o mundo inteiro a bordo de um avião particular personalizado.

 

 

O tricampeonato mundial

 

"Este título é o mais bonito", avaliou o piloto holandês após se sagrar tricampeão mundial de Fórmula 1. Verstappen participou de uma concorrida entrevista coletiva após o novo título e falou sobre os feitos na temporada.

"Acho que o primeiro foi mais emotivo porque era um sonho que se tornou realidade na F-1. Mas este é o melhor porque foi minha temporada mais bonita", considerou. "Não estou na Fórmula 1 para deixar um legado ou alcançar recordes. Estou aqui para vencer e aproveitar com aqueles que me permitem isso, porque nunca imaginei que seria possível", ponderou.

Max Verstappen, da Red Bull, é tricampeão da Fórmula 1 no GP do Catar(Foto: Ben Stansall / AFP)
Foto: Ben Stansall / AFP Max Verstappen, da Red Bull, é tricampeão da Fórmula 1 no GP do Catar

O piloto da Red Bull admitiu que os três títulos pareciam um sonho distante e destacou o trabalho coletivo. "É algo que nunca poderia imaginar. É um grande orgulho para mim, para minha família, para todos com quem trabalhei dentro da equipe. Poder viver isto com todos juntos é incrível. Falamos sempre de rendimento, mas poder conhecer o ambiente e aproveitar trabalhando no dia a dia com estas pessoas, é ainda mais importante", falou.

Ainda jovem, Verstappen evita colocar números como meta para futuras conquistas e reconhece que chegará um momento em que optará por deixar as pistas, mas, até lá, quer seguir em busca do melhor nível nas corridas.

"Quero sempre ganhar o máximo possível, mas isso vai depender muito do carro, é assim que funciona na Fórmula 1. Então eu aproveito o presente. Ainda sou jovem, mesmo já estando na F-1 há muito tempo, então ainda levarei várias temporadas para atingir meu melhor nível. Vamos ver. Mas acho que a questão é mais 'Quanto tempo quero ficar aqui?'. A certa altura, direi a mim mesmo: 'Já chega, quero fazer outra coisa'. Mas não por enquanto", relatou. (Com AFP)

 

Pilotos com mais vitórias na Formula 1

 

O que você achou desse conteúdo?