Logo O POVO+
Custo, frequência, votações: saiba tudo sobre os vereadores de Fortaleza
Reportagem Seriada

Custo, frequência, votações: saiba tudo sobre os vereadores de Fortaleza

Reportagem especial do O POVO faz um raio X da Câmara Municipal de Fortaleza. Conheça o desempenho do seu vereador
Episódio 1

Custo, frequência, votações: saiba tudo sobre os vereadores de Fortaleza

Reportagem especial do O POVO faz um raio X da Câmara Municipal de Fortaleza. Conheça o desempenho do seu vereador
Episódio 1
Tipo Opinião

O sentido maior deste trabalho, desde quando ele estava ainda na fase de planejamento, é o de fazer justiça e demarcar a importância para a cidade de termos uma Câmara de Vereadores forte. Ou seja, o resultado final, concluída toda a apuração dos dados e o seu uso inteligente pela equipe que se incumbiu do levantamento nos últimos meses, representará uma boa notícia para alguns e, ao mesmo tempo, uma péssima ideia para outros.

Acontece que não havia nomes a proteger ou a prejudicar, o foco sempre foi saber como funcionou nos últimos três anos, a partir do comportamento e da produção dos seus 43 membros eleitos pelo voto popular, um poder que custa milhões ao morador de Fortaleza e que é imprescindível à sua vida institucional.

O resultado final, como já dito, sem olhar para pessoas, siglas ou ideologias, nos deixa satisfeitos por estar muito próximo ao que era o planejamento inicial, como objetivo idealizado.

O que oferecemos não é meramente um balanço acrítico e frio de como as coisas funcionaram na Câmara desde 1º de janeiro de 2017, mas, ao contrário, cada informação explorada no material tem seu sentido muito claramente posto, dá-se o peso justo que apresenta e está sendo disponibilizado ao público do O POVO um estudo equilibrado e honesto.

Útil, como também era previsto, às escolhas que precisarão ser feitas no processo que está por vir de renovação das casas legislativas municipais.

Quando foram a campo atrás dos dados e das reflexões e repercussões que precisariam ser feitas a partir do que foi levantado, os repórteres Wanderson Trindade e Carlos Holanda tinham em mente, porque é o que se discutiu exaustivamente na fase de planejamento, que a abordagem a ser feita, qualquer que fosse diante de cada situação observada, teria o norte principal de mostrar o valor do Legislativo, do que produzem os seus integrantes, portanto, para o cotidiano da comunidade.

O compromisso que temos aqui com as instituições e a democracia impunha um cuidado redobrado diante das circunstâncias atuais, onde a crítica à política, muitas vezes necessária e justificada, acaba utilizada como instrumento para ataques rebaixados a valores caros à democracia, de cuja defesa nunca abriremos mão.

A nossa perspectiva, de fortalecê-la sempre, está impregnada em cada palavra e cada número que exploramos.

É um material jornalístico, em primeiro lugar, de altíssimo padrão e que cumpre sua missão principal, a partir de dados oficiais, checados e cruzados. 

O projeto torna-se ainda mais relevante pelo aspecto em que agrega, com eficiência e precisão, novas plataformas de comunicação ao grande esforço de fazer chegar ao fortalezense, especialmente aquele que daqui a pouco será chamado a exercer sua cidadania pelo voto, instrumentos informativos para ajudá-lo na hora de tomar as decisões que impactarão pelos próximos quatro anos de Fortaleza. (Guálter George, editor-executivo de Política do O POVO)

 

Raio X da Câmara

Clique na foto de algum vereador e confira seu desempenho individual entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019.

O que você achou desse conteúdo?

Raio-X da Câmara Municipal

Série de reportagens esquadrinha a Câmara Municipal de Fortaleza a partir de vários ângulos: propostas, despesas, frequência entre outros.