O sentido maior deste trabalho, desde quando ele estava ainda na fase de planejamento, é o de fazer justiça e demarcar a importância para a cidade de termos uma Câmara de Vereadores forte. Ou seja, o resultado final, concluída toda a apuração dos dados e o seu uso inteligente pela equipe que se incumbiu do levantamento nos últimos meses, representará uma boa notícia para alguns e, ao mesmo tempo, uma péssima ideia para outros.
Acontece que não havia nomes a proteger ou a prejudicar, o foco sempre foi saber como funcionou nos últimos três anos, a partir do comportamento e da produção dos seus 43 membros eleitos pelo voto popular, um poder que custa milhões ao morador de Fortaleza e que é imprescindível à sua vida institucional.
O resultado final, como já dito, sem olhar para pessoas, siglas ou ideologias, nos deixa satisfeitos por estar muito próximo ao que era o planejamento inicial, como objetivo idealizado.
O que oferecemos não é meramente um balanço acrítico e frio de como as coisas funcionaram na Câmara desde 1º de janeiro de 2017, mas, ao contrário, cada informação explorada no material tem seu sentido muito claramente posto, dá-se o peso justo que apresenta e está sendo disponibilizado ao público do O POVO um estudo equilibrado e honesto.
Útil, como também era previsto, às escolhas que precisarão ser feitas no processo que está por vir de renovação das casas legislativas municipais.
Quando foram a campo atrás dos dados e das reflexões e repercussões que precisariam ser feitas a partir do que foi levantado, os repórteres Wanderson Trindade e Carlos Holanda tinham em mente, porque é o que se discutiu exaustivamente na fase de planejamento, que a abordagem a ser feita, qualquer que fosse diante de cada situação observada, teria o norte principal de mostrar o valor do Legislativo, do que produzem os seus integrantes, portanto, para o cotidiano da comunidade.
O compromisso que temos aqui com as instituições e a democracia impunha um cuidado redobrado diante das circunstâncias atuais, onde a crítica à política, muitas vezes necessária e justificada, acaba utilizada como instrumento para ataques rebaixados a valores caros à democracia, de cuja defesa nunca abriremos mão.
A nossa perspectiva, de fortalecê-la sempre, está impregnada em cada palavra e cada número que exploramos.
É um material jornalístico, em primeiro lugar, de altíssimo padrão e que cumpre sua missão principal, a partir de dados oficiais, checados e cruzados.
O projeto torna-se ainda mais relevante pelo aspecto em que agrega, com eficiência e precisão, novas plataformas de comunicação ao grande esforço de fazer chegar ao fortalezense, especialmente aquele que daqui a pouco será chamado a exercer sua cidadania pelo voto, instrumentos informativos para ajudá-lo na hora de tomar as decisões que impactarão pelos próximos quatro anos de Fortaleza. (Guálter George, editor-executivo de Política do O POVO)
Raio X da Câmara
Clique na foto de algum vereador e confira seu desempenho individual entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019.
ACRÍSIO SENA
PT
Natural de Fortaleza, José Acrísio de Sena é formado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Já atuou como vereador de Fortaleza por três mandatos. Em 2018, elegeu-se para a Assembleia Legislativa do Ceará. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 23 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Adail Fernandes Vieira Júnior, nasceu em 29 de Janeiro de 1967, em Saboeiro (Ce). É formado em Ciências Contábeis pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e atua na área do comércio. Atualmente, é o 1º Vice-Presidente da Casa e está exercendo seu terceiro mandato consecutivo como vereador de Fortaleza e no quarto mandato como vice-presidente da Câmara. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Antônio Henrique da Silva nasceu em 24 de julho de 1971, em Martins (RN). Formado em Administração pelo Centro Universitário Estácio (FIC), foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza em 2008. Atualmente está no seu terceiro mandato, sendo presidente da Câmara. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 14 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Lucimar Vieira Martins nasceu na cidade de Itapiúna, Estado do Ceará, em 6 de agosto de 1953. É formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar, exercendo o cargo de vereadora de Fortaleza eleita pela segunda vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Nascido em Fortaleza, Benigno Junior é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Entre março de 2008 e abril de 2012, exerceu o cargo de secretário-executivo da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel). Está em seu segundo mandato na Casa. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Carlos Alberto Dutra da Silva nasceu em 19 de maio de 1959, no Rio de Janeiro (RJ). Possui ensino médio completo e é pastor evangélico. Atualmente ocupa a suplência do vereador titular licenciado Dr. Elpídio Nogueira.(PDT). Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu sete meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Carlos Alberto Gomes Mesquita nasceu em 23 de outubro de 1955. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Fortaleza (Unifor), foi engenheiro da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Já chegou a emplacar seis mandatos consecutivos a partir de 1992. Em 2016, ficou na segunda suplência da coligação PDT/PP/PTB/PROS, assumindo em maio de 2019 o cargo do falecido vereador Luciram Girão. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 26 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Casimiro Leite de Oliveira Neto é natural de Fortaleza, formado em Direito e empresário. Eleito vereador pela primeira vez em 2000, depois de dois mandatos como deputado estadual, está em seu quinto mandato na Câmara Municipal de Fortaleza. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Célio Studart Barbosa nasceu no dia 19 de junho de 1987, em Fortaleza. Advogado, foi eleito em 2016 vereador de Fortaleza, cargo que deixaria em 2019 para assumir o cargo de deputado federal do Ceará. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 24 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Cláudia Gomes é engenheira civil e fisioterapeuta pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestre em Educação em Saúde e professora universitária. Está em seu segundo mandato na Câmara Municipal de Fortaleza. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Conhecido como Didi Mangueira, Francisco Mangueira Sobrinho nasceu em Lavras da Mangabeira, em 30 de janeiro de 1960. Técnico em contabilidade por formação, está em seu quinto mandato consecutivo na Casa. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Francisco Eron Mendes Moreira é nascido na cidade de Antonina do Norte (CE). Doutorando de medicina, é médico e servidor concursado da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Assumiu lugar na Câmara Municipal após Salmito Filho (PDT) ser eleito deputado estadual. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 33 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Conhecido como Dr. Porto, José Barbosa Porto nasceu em Fortaleza e formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), possuindo MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza em 2016. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Francisco Dummar Ribeiro Lima nasceu em 1º de novembro de 1956 em Morada Nova. Possui graduação tecnológica em Processos Gerenciais pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e é perito criminal adjunto da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Foi eleito em 2000 e em 2016 para a Câmara Municipal de Fortaleza. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Francisca Eliana Gomes dos Santos é natural de Canindé. Fundadora do Centro Socorro Abreu de Desenvolvimento Popular e Apoio à Mulher, foi presidente da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF). Eleita em 2004 e em 2008, assumiu o mandato na Casa Legislativa de Fortaleza no lugar do vereador Evaldo Lima. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 15 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Elpídio Nogueira Moreira nasceu em 30 de julho de 1952, em Acopiara. É médico formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), administrador hospitalar pela Uece e pós-graduado pela Unifor, em Medicina do Trabalho. Está em seu sexto mandato na Câmara Municipal de Fortaleza. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu sete meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Emanuel Acrízio de Freitas nasceu em Itarema, no ano de 1973. Em Fortaleza atuou na ressocialização de jovens infratores e em 2008 tornou-se conselheiro tutelar na Capital. Em 2014 assumiu o cargo de Secretário de Esporte do Governo do Estado e em 2016 foi eleito pela primeira vez vereador na Câmara Municipal fortalezense. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Esio Feitosa nasceu no Crato e reside em Fortaleza há mais de 40 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi secretário-executivo da Regional VI entre 2013 e 2016. Em 2016 foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Evaldo Reis da Costa é natural de Floriano, no Piauí. É apresentador de programa policial na TV e locutor de rádio. Em 2016 foi eleito pela primeira vez vereador da Câmara Municipal de Fortaleza. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Francisco Evaldo Ferreira Lima nasceu em Boa Viagem, no dia 8 de outubro de 1968. É professor, graduado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Está em seu segundo mandato na Câmara Municipal de Fortaleza. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 21 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Francisco das Chagas Lima da Frota Cavalcante nasceu em 2 de abril de 1955, em Crateús. É fundador do Instituto de Orientação às Cooperativas Habitacionais (Inocoop) e já foi secretário-executivo da Cooperativa Habitacional dos Bancários do Estado do Ceará (Cohabece). Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Gardel Ferreira Rolim nasceu em 12 de Maio de 1982. Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), trabalhou no Instituto Dr. José Frota (IJF), nos Frotinhas e no Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Guilherme de Figueiredo Sampaio nasceu em 16 de Dezembro de 1970. É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Mogi das Cruzes. Já foi eleito vereador de Fortaleza em quatro oportunidades desde 2004. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Antônio Idalmir Carvalho Feitosa, conhecido publicamente por Idalmir Feitosa, nasceu em 13 de junho de 1940, em Tauá. É formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Está em seu sétimo mandato consecutivo na Câmara Municipal de Fortaleza. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
José Iraguassú Teixeira Filho nasceu em 6 de dezembro de 1977. Bacharel em Direito formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tem especialização em Direito Constitucional pela UVA e é servidor de carreira do Tribunal de Justiça do Ceará. Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Joaquim Beserra da Rocha Filho nasceu em 27 de junho de 1961, em Jaguaruana. Tem formação técnica em agronomia pela Escola Técnica Agrícola de Morada Nova. Foi eleito vereador em 2012. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu sete meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
John Santos Monteiro é natural de Fortaleza, nascido em 6 de junho 1977. Foi eleito pela primeira vez vereador da Capital em 2008 e atualmente está em seu terceiro mandato. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Natural de Fortaleza, Jorge Pinheiro é bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza. Advogado com atuação em Execução Penal e Direito Canônico, é membro da Sociedade Brasileira de Canonistas. Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
José da Silva Freire nasceu em 19 de novembro de 1961. Iniciou vida profissional comerciante, tornou-se taxista, passando a ser empresário do setor de transporte de cargas. Foi eleito vereador de Fortaleza em duas oportunidades, em 2008 e em 2016. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Julierme Lima de Sena é natural de Fortaleza, onde nasceu em 2 de dezembro de 1978. É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e servidor público estadual, exercendo a função de inspetor da Polícia Civil. Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Larissa Maria Fernandes Gaspar da Costa nasceu em 29 de agosto de 1983. É advogada e servidora pública municipal concursada, tendo sido coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Fortaleza. Em 2016 foi eleita para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Libania Maria de Sousa Paiva Lima nasceu em 22 de setembro de 1971. Em 2016, ficou na primeira suplência da bancada do PR, assumindo o cargo de vereadora de Fortaleza em 2019. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 14 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Libania Maria de Sousa Paiva Lima nasceu em 22 de setembro de 1971. Em 2016, ficou na primeira suplência da bancada do PR, assumindo o cargo de vereadora de Fortaleza em 2019. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 14 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Mairton Félix Ferreira nasceu em 26 de junho de 1964, em Itaiçaba, Ceará. Tem ensino médio completo e é comerciante e presidente de entidade filantrópica há mais de 20 anos. Está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal de Fortaleza. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Marcelo Lemos Coelho nasceu em Fortaleza em 3 de fevereiro de 1971. Trabalhou na área comercial e também já atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará. Foi Secretário Executivo da Secretaria Executiva Regional V. Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Márcio da Cruz Farias é natural de Fortaleza, tendo nascido em 28 de março de 1981. É historiador e graduado em Direito, especialista em Gestão Pública. Está em seu segundo mandato consecutivo na Câmara Municipal de Fortaleza. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Francisco Márcio Martins Barbosa nasceu em 10 de fevereiro de 1978. Produtor cultural, é fundador da Associação de Moradores e Amigos do Jardim América e Bairros Vizinhos (AAJA). Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Conhecida como Marília do Posto, Marília Freire Paiva nasceu em Fortaleza, a 10 de dezembro de 1963. É agente comunitária de saúde no bairro Itaóca, estando lotada na Unidade de Saúde Básica José Valdevino de Carvalho. Em 2016 foi eleita para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Marta Maria do Socorro Lima Barros Gonçalves nasceu em 23 de julho em Fortaleza. Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com pós-graduação em Tecnologia Educacional pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é professora da rede municipal de ensino de Fortaleza. Em 2016 foi eleita para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Está licenciada do cargo pois assume o cargo de Coordenadora Especial de Políticas sobre Drogas da Capital. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu um mês de mandato no Legislativo de Fortaleza
Michel Lins Cavalcante de Almeida é natural de Fortaleza, onde nasceu em 16 de junho de 1982. Publicitário, cursou Artes Cênicas e Técnico em Cinema de Animação. Em 2016 foi eleita para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 16 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Odécio Rodrigues Carneiro nasceu no dia 11 de outubro de 1970, em Uruóca. Policial federal, é bacharel em Direito, pós-graduado em Gestão de Segurança Pública e Defesa Social. Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 35 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Paulo Victor Araújo Martins nasceu em 2 de junho de 1986. Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é concursado como escrivão da Polícia Civil do Ceará. Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Plácido Sobreira Filho nasceu em 28 de setembro de 1967. Foi coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria de Administração de Fortaleza e coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria de Planejamento. Está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal da Capital. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Priscila Bezerra da Costa nasceu em 12 de setembro de 1984. É jornalista com atuação no rádio e na TV. Em 2016 foi eleita para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
José Adauto Eloi de Almeida, conhecido como Professor Eloi, nasceu em Fortaleza em 22 de novembro de 1953. Tem ensino superior completo. Foi eleito em 2008 e em 2012 para a Câmara Municipal de Fortaleza. Na legislatura atual assumiu o mandato no lugar da vereadora Marta Gonçalves. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Raimundo Cunha Filho nasceu em 8 de agosto de 1968, em Uruoca. Formado em Psicologia, é especialista em prevenção à dependência química pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 35 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Renan Ehrich Colares nasceu em 28 de setembro de 1984. Já foi secretário-executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Fortaleza. Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Antônio Ronivaldo da Silva Maia nasceu em 13 de junho de 1970, em Tabuleiro do Norte. Formado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é professor da rede estadual de ensino. Assumiu ao mandato na Câmara Municipal em 1 de fevereiro de 2019 devido à renúncia do vereador Acrísio Sena, eleito deputado estadual. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 11 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
João Salmito Filho nasceu em 15 de outubro de 1974, em Fortaleza. Sociólogo, já foi secretário de Turismo de Fortaleza (Setfor) e presidente Câmara Municipal por duas oportunidades (2009-2010 / 2015-2018). Foi eleito quatro vezes consecutivas para a Casa (2004, 2008 e 2012 e 2016). Em 31 de janeiro de 2019 renunciou para assumir mandato de deputado estadual. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 25 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Conhecido como Sargento Reginauro, Reginauro Sousa Nascimento nasceu em 2 de abril em Fortaleza. Bombeiro militar, é educador e artista. Assumiu o cargo efetivo de vereador de Fortaleza em 1º de fevereiro de 2019, após da renúncia ao mandato pelo vereador Soldado Noélio, eleito deputado estadual. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 11 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Noelio da Rocha Oliveira nasceu em Caucaia, em 16 de abril de 1985. Policial militar concursado, cursou graduação em Direito e em Marketing. Em 2016 foi eleito para a Câmara Municipal de Fortaleza pela primeira vez, cargo que deixou em 31 de janeiro de 2019 para assumir mandato de deputado estadual. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 23 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Lavoisier Ferrer Lima, conhecido como Ziêr Férrer, nasceu em 30 de agosto de 1961 em Lavras da Mangabeira. Universitário do curso de Economia e Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), já trabalhou como bancário. Foi eleito vereador da Capital em quatro oportunidades (1996, 2000, 2012 e 2016). Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2019, cumpriu 36 meses de mandato no Legislativo de Fortaleza.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.