Logo O POVO+
Empreendedorismo inovador na Universidade: transformação do Ceará
Foto de Abraão Saraiva Jr
clique para exibir bio do colunista

Mestre e doutor em Engenharia de Produção (Poli USP). Fundador e coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC. Professor e coordenador de Empreendedorismo da UFC

Empreendedorismo inovador na Universidade: transformação do Ceará

Na quarta edição desta coluna, iremos aprofundar características específicas e impactos do Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (CEMP UFC) de forma a facilitar a compreensão e a reflexão sobre as ações de outros Centros/Ligas/Núcleos de Empreendedorismo de IES cearenses. Boa leitura!
Tipo Análise
A UFC também atua com inovação na área do empreendedorismo dentro da universidade (Foto: Evilázio Bezerra 4/8/2017)
Foto: Evilázio Bezerra 4/8/2017 A UFC também atua com inovação na área do empreendedorismo dentro da universidade

O CEMP UFC tem como propósito maior promover a transformação socioeconômica do Estado do Ceará por meio do empreendedorismo inovador. E a lista de como o programa atua é grande. Preparem-se:

VEJA TEXTOS DE ABRAÃO SARAIVA JR 

+Parte 1 - Empreendedorismo inovador na universidade

+Parte 2 - Empreendedorismo inovador: a universidade no Centro dos negócios 

+Parte 3 - Empreendedorismo inovador na universidade 

>> na sensibilização de estudantes universitários (de graduação e pós-graduação internos e externos da UFC), estudantes secundaristas de escolas profissionalizantes, de professores, técnicos e dirigentes de IES e de profissionais & gestores de organizações públicas e privadas quanto à importância do empreendedorismo para o desenvolvimento socioeconômico regional.

>> no complemento à formação teórica e prática dos estudantes e dos docentes por meio da promoção de atividades inter/multi/transdisciplinares com ênfase em empreendedorismo e modelagem de negócios em sentido amplo, envolvendo o empreendedorismo de base tecnológica (startups & spin-offs acadêmicas), o empreendedorismo de impacto socioambiental e o intraempreendedorismo (ou empreendedorismo corporativo).

>> no apoio metodológico à modelagem de novos negócios inovadores e à prototipagem & testes de novas soluções.

>> na divulgação e na promoção da UFC como uma universidade empreendedora e inovadora.

>> na criação de um ambiente de integração entre as empresas juniores da Universidade.

>> na sensibilização e no incentivo de alunos e professores para o desenvolvimento de novas empresas juniores na Universidade.

>> no incentivo à comunidade acadêmica para participarem de editais de subvenção econômica e de competições colaborativas de inovação aberta/hackathons junto à empresas.

>> no incentivo, na oferta de mentorias e na articulação de redes de contatos qualificados para estudantes e professores com vistas ao desenvolvimento de negócios inovadores.

>> na atração da comunidade Alumni de volta à Universidade para trazer suas experiências empreendedoras.

>> na realização, na submissão e na publicação de pesquisas sobre as práticas e os resultados do CEMP UFC em perspectiva com práticas de outros Centros de Empreendedorismo do Brasil e do mundo.

>> na integração de ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico dentro do contexto do empreendedorismo inovador.

>> na sensibilização da comunidade acadêmica universitárias quanto à introdução formal de atividades e de unidades curriculares voltadas à formação empreendedora dos estudantes.

> no estímulo à realização de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) sobre a modelagem de novos negócios dos próprios estudantes.

>> na realização de curadoria, produção e divulgação de conteúdos sobre empreendedorismo por meio de mídias digitais utilizando linguagem simples.

>> na articulação com outros atores/instituições do ecossistema empreendedor cearense para troca de saberes e complementação de ações em prol do empreendedorismo.

>> no apoio à realização de eventos voltados ao fomento do empreendedorismo inovador.

>> no apoio à formulação e à implantação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento empreendedorismo inovador no Estado do Ceará.

Impactos do CEMP UFC

Nos primeiros sete anos de operação, o CEMP atingiu diretamente cerca de 25.000 pessoas da UFC e da comunidade externa à Universidade no que tange à participação nas atividades e nos projetos do programa.

Os impactos socioeconômicos das ações do programa de extensão foram e são percebidos pela sociedade com o desenvolvimento das atividades de formação, orientações de TCCs sobre modelagem de novos negócios e de integração com a comunidade externa, além do ingresso, no mundo de trabalho, de estudantes munidos com competências empreendedoras, senso de dono e busca por inovação.

Ainda, as seis organizações de grande porte que foram impactadas pelo desenvolvimento de soluções por estudantes participantes das competições colaborativas de inovação aberta/hackathons promovidas pelo CEMP, por exemplo, puderam atingir um nível maior de produtividade, qualidade e competitividade a partir da melhoria de seus processos de negócios, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico cearense.

Finalmente, o CEMP possibilita uma maior integração entre a universidade e a sociedade, em especial com setores empresariais e do poder público, contribuindo para consecução de uma maior aproximação entre a formação acadêmica & profissional da comunidade universitária e os problemas enfrentados pelas organizações do Ceará e do Brasil.

Nas próximas edições desta coluna, iremos apresentar e refletir sobre as ações de outros Centros de Empreendedorismo (e iniciativas com nomenclaturas correlatas tais como Núcleos, Escritórios, Birôs, Redes e Ligas de Empreendedorismo) de IES cearenses. Até a próxima!

Foto do Abraão Saraiva Jr

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?