Logo O POVO+
Ceará esteve com a vitória na mão contra o Atlético-MG e deixou fugir
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Ceará esteve com a vitória na mão contra o Atlético-MG e deixou fugir

.CEARÁ esteve com a vitória na mão contra o Atlético-MG, deixou fugir por ter cometido uma penalidade desnecessária. Caiu do céu para o Galo mineiro para chegar ao gol de empate (2x2). Valeu como uma vitória depois de ver o Ceará conseguir o empate e, posteriormente, desempatar através de Lima e Vizeu - este balançando as redes pela primeira vez. No Engenhão, sob o comando de Chamusca, Fortaleza obteve sua primeira vitória contra o Botafogo (2x1). Três pontos preciosos.

.EMPATE, aqui no Castelão, veio porque o Ceará não tomou as devidas precauções exatamente no momento em que mais necessitou usar sua principal arma. Tão admirada pelo técnico Guto Ferreira, que é a precaução, receio de quem joga menos para vencer e mais para empatar. Além do detalhe que lhe era favorável. Qual? O Atlético tinha um jogador a menos em campo.

 

Leia mais Alan Neto

https://mais.opovo.com.br/colunistas/alan-neto/2020/11/21/tabua--de--salvacao.html

https://mais.opovo.com.br/colunistas/alan-neto/2020/11/20/alem-do-limite--ceara-teve-uma-lucrativa-copa-do-brasil.html

https://mais.opovo.com.br/colunistas/alan-neto/2020/11/19/nem-por-um-milagre-o-ceara-reverteria-o-placar-contra-o-palmeiras--mas-sai-de-cabeca-erguida.html

 

NUVENS CARREGADAS

. CEARÁ passou a explorar bem este fator, tanto que empatou e desempatou, mas faltou-lhe inspiração por conta do excesso de ansiedade de manter a vantagem. E ai, permitiu a reação do Galo mineiro. Juntando as duas coisas, qualquer leigo chega a conclusão por qual razão o Alvinegro não conseguiu os três pontos. Nesta altura do Brasileirão, seria ótimo para quem só sabe vislumbrar nuvens carregadas diante de si.

. VITÓRIA na mão tomou chá de sumiço. Menos ruim para o Atlético diante das circunstâncias desfavoráveis. Ruim para o Alvinegro que teve tudo pela frente para obter uma grande vitória e, de repente, tudo foi por água abaixo. Neste passo de caranguejo - passo pra frente, outro pra trás - dificilmente o Ceará irá a algum lugar.

A PEÇA QUE FALTAVA

.MENOS que o empate fizesse jus ao clube mineiro, pois o Ceará foi superior no segundo tempo, quando virou o placar, especialmente após a entrada de Léo Chu - explorado em sua velocidade e dribles desmoralizantes nos marcadores. Tanto que foi ele quem cavou a expulsão. Sua presença em campo deu ao Ceará mais ânimo, mais energia, mais vida.

.E POR qual razão Léo Chu não entrou de saída? Pronta resposta. Pelo medo atávico de Guto Ferreira de fazer seu time, mesmo em casa, encarar o adversário atuando de forma defensiva. Pouco percebeu o fato de o Atlético-MG vir desfalcado de vários titulares acometidos de Covid, a partir do técnico Sampaoli e da comissão técnica. Enquanto o Ceará tinha a disposição todos os titulares.

. TAIS fatores não souberam ser explorados pelo treinador alvinegro. Só um pouco mais tarde ao perceber que manter Léo Chu no banco seria burrice aguda, já que o Ceará atuava sem ponta especialista. Foi ele entrar pra incendiar o time. Não que seja craque ou fora de série, mais por ser especialista na ponta e ter ótima postura. Sabe driblar o adversário sem medo de encará-lo.

DURMA-SE COM TANTO BARULHO

.VIRIA até a calhar se, do lado direito, o Ceará estivesse alguém especialista. Na verdade tem duas opções a seu favor (Jacaré e Rick). Guto prefere revezar a posição nas subidas do lateral Samuel ou improvisar Fernando Sobral. Ou seja, opta pelo medo arcaico de perder. Conclui-se que o empate (2x2), olhando por este prisma, deve ter sido muito bom para o treinador alvinegro. Avaliem para o Atlético-MG que já contava a derrota como certa. Dá pra dormir com tanto covardia?

UNHAS DE FORA

. FOI significativa a vitória do Fortaleza sobre o Botafogo (2x1) dentro do Estádio Nilton Santos, ontem, logo após o jogo do Ceará. Por vários aspectos. Principal deles - a primeira vitória de Chamusca no comando do Tricolor que pegou o bonde andando, sem tempo sequer de respirar.

.AOS poucos ele vai impondo sua forma de jogar. Diferente de Ceni, embora os resquícios ainda permaneçam. Não será tarefa fácil, pois a luta maior do novo técnico é contra o tempo. Longe de ser o ideal, mas não deixa de ser um indício de que Chamusca vai botando as unhas de fora. Para chegar ao ponto que ele quer, ainda terá uma boa caminhada pela frente. A vitória sobre o Botafogo deve ter efeitos positivos.

. ANTES que esqueça. O Botafogo é ruim, mas o Fortaleza não tem nada a ver com isso. Especialmente se jogava dentro do terreiro botafoguense. O sabor fica bem mais especial, além de dar ao Tricolor a esperança de que novos tempos, quem sabe, ainda estarão por vir.


Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?