Logo O POVO+
Cem dias de Sarto: verdades que (não) doem
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Cem dias de Sarto: verdades que (não) doem

Ao chegar a marca de 100 dias de governo, José Sarto sequer preencheu a grade de cargos
Tipo Opinião
 PREFEITO José Sarto (Foto: Érika Fonseca/CMFor)
Foto: Érika Fonseca/CMFor PREFEITO José Sarto

1. SARTO completa 100 dias na Prefeitura. Quase não saiu do lugar, a não ser pra preencher cargos em abundância. Faltam os das religiões e dos pets. A bolada é polpuda. Se não conseguiu, sequer, preencher a grade que dobra quarteirões, como então criar ao menos uma marca? Alega que a preocupação maior é no combate à pandemia. Ok, ok.

2. NÃO bastasse, pegou pela frente uma herança maldita deixada pelo sorridente RC. Não tenham uma síncope - 264 obras inacabadas, eita pau pereira! Como enfrentá-las? Tem grana em caixa? No bojo, a faraônica Beira-Mar quase um Frankenstein, somem-se - Desembargador Moreira, um cacareco só e a prima-pobre da José Bastos, em último plano. Coitada!

3. CONSTA que Sarto não gosta de jornalista. Problema dele. Jornalista, também, não é pra gostar de ninguém. Seu papel é revelar verdades. Sarto desviou o caminho pra Reforma da Previdência, na CMF. Tempo quente. Contra sindicatos barulhentos e bancada do seu próprio partido, alguns traíras. Uma luta indigesta. Coitado do Sarto! Antes o bem-bom da AL...

MORDE & ASSOPRA

REPARARAM? Sumiram os chatos azuzinhos da AMC. Pra alívio dos motoristas. São vistos, hoje, em barreira móveis, fiscalizando entrada e saídas de veículos, mas de olhos arregalados na praga dos celulares.

QUEREM saber, lá vai bala. Sou Ciro Gomes, contra aquela cambada de malas sem alças, que sonham com a Presidência. Recado a Ciro. Querer apoio da maior de todas as malas, o Rodrigo Maia, é perder votos. O dono do DEM hoje é o ACM Neto, ídolo dos baianos.

ESTÃO ficando grisalhas as têmporas do Camilo. Não demora a cabeça estará toda branca, antes de deixar o cargo. Como diria a Sonia Pinheiro, ficará um "charmoson".

SALMITO Filho, que foi ótimo vereador, elegeu-se deputado, foi empurrado pra gerir a Universidade do Legislativa, que não dá visibilidade, muito menos votos. Se for pra alimentar a vaidade de ser chamado de "reitor", corda é universal...

ANO de 2021, não deu sorte ao falante, mas bom deputado, André Figueiredo, destronado da liderança da oposição no Congresso. Perdeu visibilidade nacional.

AGORA, que assumiu a Comissão de Ética, da AL, Elmano Freitas está na obrigação de desenterrar a CPI dos diplomas falsos, encalhada numa gaveta da presidência da AL, cheia de traças. Se for esperar pelo Evandro Leitão, pode roncar Elmano...

EX-TODO poderoso MDB, coitado, sumiu do mapa da terra. Não elegeu nenhum vereador e sua bancada na AL não cabe num fusca. Enquanto isso o presidente do partido, repousa em berço esplêndido em Brasília. Mesmo sem mandato.

Newton Padilha
Foto: 110421dom
Newton Padilha

COVID levou para o andar maior, a figura dócil, humana, solidária do advogado Newton Padilha. Figura humana ímpar, Padilha geriu por 50 anos o Parque da Paz, primeiro cemitério ecumênico do Ceará. Por coincidência do destino, lá foi sepultado. Padilha deixa um abismo de saudades, para os que com ele conviveram tão de perto. Perdi meu advogado e um amigo de todas as horas.

PORTEIRA ABERTA

MAU exemplo vem de cima. Enxurrada de concessão gratuita de títulos de Cidadania está começando pelo presidente da AL. Lembra a história da porteira. Por onde passa um boi, passa uma boiada. Sirvam-se.

NÓ GÓRDIO

CIRO sugeriu Lula na sua vice. Lula, teve crises de risos. Propôs o inverso. Onde já se viu água e óleo se misturarem? Cada qual pra seu lado, divide o bolo, enquanto Bolsonaro gargalha.

CAVALO SELADO

FICA combinado assim. Tasso aceita mais oito anos de Senado, se o cavalo passar selado em frente ao Iguatemi, com os Ferreira Gomes na garupa. Vai esperar sentado. Em pé, cansa.

CONSULTAS EM ABUNDÂNCIA

NOVOS serviços de saúde chegam ao Sopai, hospital infantil filantrópico. Atendimento ambulatorial para psiquiatria com mil consultas/mês, além de odontologia. Primeira dama do Município, Natália Herculano, já deu o sinal verde. Viva!

LÍNGUA PÁTRIA

NÃO há perigo de Camilo pronunciar o nome lockdown. Prefere o mais ameno e suave - isolamento social. O que dá no mesmo. Mas a língua pátria agradece.

PREVISÃO DO TEMPO

SE o dr. Cabeto tiver pretensões políticas, será, em 22, o deputado federal mais votado do Ceará. De política quer distância. Todos dizem a mesma coisa, mas acabam cedendo aos encantos mil. O nome é ótimo e palatável.

LINHA DE FRENTE

UNICHRISTUS vence a pandemia e chega ao Eusébio, com cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Nutrição e Direito, a partir de maio. Todos com aulas presenciais. Expandir é a palavra de ordem do reitor José de Carvalho Rocha.

FURNA DA ONÇA

.SOLIDARIEDADE? Oh, que palavra linda! Da boca pra fora, bem entendido. Na hora do pega-pega, aparecem uns gatos pingados.

.COMO tem texto fácil, gostoso de se ler, o empresário Freitas Cordeiro. Gosto do que escreve, ainda repito a dose.

.PREGO aviso. Corra as léguas de empresário ranzinza. Aquele tipo mão de vaca que se engasga com mosquito e faz hora com sua cara "vou resolver seu caso". Sabe quando? Nunca.

.BOLA da vez, o slogan, "Vai dar Certo", golaço do médico Elias Leite, pegou em cheio. Até a poderosa Fiec aderiu. Está lá escrito em sua entrada.

.RIO caudaloso da Heráclito Graça, que nenhum prefeito incompetente resolveu até hoje, só tem uma solução. Esperem quando o Noé passar por ali com sua segunda Arca...

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?