Logo O POVO+
Fortaleza e Ceará começam bem a Série A
Foto de Alan Neto
clique para exibir bio do colunista

Colunista do O POVO, Alan Neto é o mais polêmico jornalista esportivo do Ceará. É comandante-mor do Trem Bala, na rádio O POVO/CBN e na TV Ceará. Aos domingos, sua coluna traz os bastidores da política e variedades.

Alan Neto esportes

Fortaleza e Ceará começam bem a Série A

Fortaleza e Ceará estrearam na Série A do Brasileirão com o pé direito. O Leão virou para cima do Galo no terreiro dele, em Minas. Já o Ceará deu um nó no Grêmio, no Castelão
FORTALEZA,CE, BRASIL, 30.05.2021: Jogo pela série A do campeonato brasileiro, Ceará vs Grêmio, arena Castelão.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO) (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA FORTALEZA,CE, BRASIL, 30.05.2021: Jogo pela série A do campeonato brasileiro, Ceará vs Grêmio, arena Castelão. (Fotos: Fabio Lima/O POVO)

.NÃO tem do que reclamar o futebol cearense neste inicio de Brasileirão. O contrário. Um ótimo começo para Fortaleza, com especialidade, e Ceará aqui no Castelão.

.FORTALEZA, pela manhã no horário cruel de 11 horas, sol causticante, dentro do Mineirão, conseguiu o que parecia impossível acontecer. Como se no futebol a palavra impossível existisse. Foi lá e venceu o Atlético Mineiro de virada por 2x1, com direito a dois golaços do Pikachu que entrou em campo para decidir a partida. O Atlético estava com sua força máxima e o Tricolor mandou a campo o que tinha de melhor.

. AQUI, à tarde, Ceará e Grêmio mandaram a campo suas equipes reservas. Alega-se que o Alvinegro resolveu poupar seus titulares por conta do clássico de quarta-feira contra o Fortaleza. E o Grêmio, por causa de jogadores e o técnico Tiago Nunes contaminados com a Covid, teve de escalar suplentes.

A GRIFE MAIOR

.NÃO se poupa titular em competições com o timbre do Brasileirão, nossa grife maior, por causa de um jogo que só vai se realizar quarta. Se o motivo foi por conta da cota da Copa Brasil, explica, mas não justifica.

.SE valesse tal raciocínio quadrado, o Fortaleza teria mandado seu time B pra enfrentar o Atlético Mineiro dentro de sua casa. Porque a prioridade seria a Copa do Brasil. Jogador profissional regiamente pago está ali pra jogar seja lá contra quem for. Sem essa de poupar titulares, por motivo fútil.

 

Ceará, teve a chance de mostrar boas revelações, a partir do terceiro goleiro Vinícius que fez duas defesas que pagaram ingressos 

 

. MENOS mal que o Ceará venceu por 3x2, graças a um belo gol de Jorginho na reta final da partida que. Por sinal, foi boa de se ver. Mesmo com formações reservas, Ceará e Grêmio fizeram uma partida intensa e bem disputada. Imaginei que veríamos uma grande pelada. Errei na previsão.

.TECNICAMENTE vá lá que não tenha sido esses balaios, porém, em contrapartida o empenho daqueles que lutam por um lugar ao sol acabou compensando pela forma como se entregaram dentro das quatro linhas.

. CASO do Ceará, teve a chance de mostrar boas revelações, a partir do terceiro goleiro Vinícius que fez duas defesas que pagaram ingressos. Tem um jovem chamado João Victor que, atuando pelas beiradas, deu uma canseira geral na defesa do Grêmio onde o veterano Geromel estava lá pra comandar a garotada gremista.

.JOÃO Victor está no ponto pra ser uma alternativa no posto do colombiano Mendoza que vai ficar fora durante 30 dias suspenso pelo STJD. O garoto tem personalidade, atua com facilidade, dribla bem, vai pra cima do adversário, enfim, não será titular se o Guto Ferreira com sua arraigada caturrice tiver medo de lança-lo, optando pelo péssimo Gonzalez outra vez uma negação.

 

De há muito Jorginho, um meia leve, rápido e insinuante, pede passagem pra ser titular. Seja no lugar de quem for, a partir do Vina

 

.TUDO isso sem esquecer a atuação de Jorginho, melhor em campo, autor do gol da vitória em lance da extrema que antes de entrar bateu na trave. De há muito Jorginho, um meia leve, rápido e insinuante, pede passagem pra ser titular. Seja no lugar de quem for, a partir do Vina.

O ESTRAGO TRICOLOR

. VITÓRIA do Fortaleza sobre o Atlético Mineiro foi daquelas para se demorar a esquecer. Tricolor estragou a festa do Galo dentro do seu próprio terreiro. Tão à vontade no Mineirão que até parecia estar jogando em casa.

. ATENTEM que o Atlético estava lá com sua força máxima, elenco milionário, pois tem grandes objetivos neste Brasileirão onde não sabe o que é ser campeão há 50 anos. Até o Hulk, aquele brutamontes que esteve na seleção brasileira, faz parte do time do Galo. Foi ele o autor do primeiro gol batendo pênalti inventado pelo árbitro caseiro.

. FORTALEZA não se acomodou, partindo para uma reação daquelas de tirar o fôlego. Encarou o Atlético, foi em busca pelo menos de um empate, acabou virando o jogo e vencendo por 2x1, em dois gols do Pikachu que entrou no decorrer do jogo. Dois gols de bela feitura, dois mísseis daqueles que nem o melhor goleiro do mundo pegaria. O Éverson, ex-Ceará, nem viu por onde a bola passou.

O XEQUE-MATE

. PROMESSA feita, promessa cumprida pelo técnico Juan Pablo de querer ver em campo um Fortaleza intenso e agudo, independente do adversário e do local do jogo. É o modelo do futebol argentino de ser que, aos poucos, o Fortaleza vai se familiarizando com o passar do tempo e dos jogos.

. VITÓRIA sobre o poderoso Atlético Mineiro, dentro do Mineirão, é daquelas difícil de ser esquecida durante bom tempo. A entrada de Pikachu, jogando onde gosta e sabe, da meia pra frente, foi o xeque-mate aplicado por Juan Pablo. Pode ser que agora, entenda por qual razão o Pikachu não pode deixar de ser titular. Há de ter lugar pra ele no time tricolor, especialmente onde seu ótimo futebol aparece.

TODAS AS DIREÇÕES

. ALIÁS, o futebol cearense esteve em alta neste final de semana, não só com as vitórias de Fortaleza e Ceará, quanto pela estreia vitoriosa do Floresta na Terceirona ganhando de 1 a 0 e o Ferroviário empatando com o Botafogo-PB, em João Pessoa (1x1)

 

LEIA MAIS OPINIÃO DE ALAN NETO 

No Ceará, página virada

Ceará na Sul-Americana: adeus às ilusões

O que não foi dito da final Fortaleza x Ceará

 

 

 

Foto do Alan Neto

Não para... Não para... Não para de ler. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?