Logo O POVO+
Maurício Souza paga por homofobia com "desculpas pra rico ver"
Foto de André Bloc
clique para exibir bio do colunista

Jornalista formado na Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi repórter do Vida&Arte, redator de Primeira Página e, desde 2018, é editor de Esportes. Trabalhou na cobertura das copas do Mundo (2014) e das Confederações (2013), e organizou a de 2018. Atualmente, é editor-chefe de Cidades do O POVO. Assinou coluna sobre cultura pop no Buchicho, sobre cinema no Vida&Arte e, atualmente, assumiu espaço sobre diversidade sexual e, agora, escreve sobre a inserção de minorias (com enfoque na população LGBTQ+) no meio esportivo no Esportes O POVO. Twitter: @andrebloc

André Bloc esportes

Maurício Souza paga por homofobia com "desculpas pra rico ver"

Jogador de vôlei faz postagem de teor homofóbico. Patrocinadoras do Minas, clube em que o meio de rede joga, pressionam e o atleta é multado e afastado — só para ser reintegrado horas depois, após as piores desculpas que alguém já escreveu
Após pressão de patrocinadores, Maurício Souza foi afastado e multado por postagem LGBTfóbica nas redes sociais (Foto: Divulgação / Minas Tênis Clube)
Foto: Divulgação / Minas Tênis Clube Após pressão de patrocinadores, Maurício Souza foi afastado e multado por postagem LGBTfóbica nas redes sociais

Próximo ao fim da carreira e com desempenho em declínio, o bolsonarista Maurício Souza parece estar em campanha para angariar votos da base conservadora brasileira. Talvez seja o plano de aposentadoria do meio de rede, que há anos defende a seleção nacional e, vestindo verde-e-amarelo, sagrou-se campeão olímpico na Rio-2016.

Foi nesse tom que ele resolveu "protestar" contra um personagem ficcional se assumir bissexual — Jon Kent, filho do Superman principal e que em uma das linhas da DC Comics está usando o manto do maior super-herói da editora. Entre uma bifobia casual e uma transfobia mais descarada, ele foi respondido por Douglas Souza, também campeão olímpico e assumidamente gay. Escrevi brevemente sobre o caso na semana passada. Evito repetir o que Maurício escreveu. Não quero dar maior relevância a alguém que já tem bem mais alcance do que eu.

Nessa terça-feira, o caso escalonou. Na minha linha do tempo, isso tem a ver com o peso de Douglas Souza desde a Olimpíada de Tóquio-2020. Assim, o incômodo do ponteiro/influencer acabou ganhando maior peso junto ao público. Os dois são desafetos há anos, algo que ficou mais claro recentemente, desde que Douglas passou a se posicionar mais publicamente. Eles eram colegas de quadra até metade do ano, no projeto Vôlei Taubaté.

O assunto já parecia arrefecer quando o Minas, time de Maurício, publicou uma desenxabida nota. "O Minas Tênis Clube está ciente do posicionamento público do atleta Maurício Souza, do Fiat/Gerdau/Minas. Todos os atletas federados à agremiação têm liberdade para se expressar livremente em suas redes sociais. O Clube é apartidário, apolítico e preocupa-se com a inclusão, diversidade e demais causas sociais. Não aceitamos manifestações homofóbicas, racistas ou qualquer manifestação que fira a lei. A agremiação salienta que as opiniões do jogador não representam as crenças da instituição sociodesportiva. O Minas Tênis Clube pondera que já conversou com o atleta e tem o orientado internamente sobre o assunto.". Em suma, inicialmente o clube defendeu o central.

Levando a cabo o modelo do Sleeping Giants, iniciativa hoje internacional de desmonetização de disseminadores de discurso de ódio, os fãs do vôlei passaram a pressionar Gerdau e Fiat por um posicionamento, que veio como ameaça de fim do patrocínio caso o clube "passasse a mão na cabeça" do marmanjo homofóbico.

Segundo o jornalista Demétrio Vecchioli, do Uol, parte dos jogadores teriam sugerido publicar uma carta em apoio a Maurício, ameaçando deixar a agremiação em caso de punição. Ainda segundo o colunista, dois deles (Luciano e Maique — este homossexual assumido), se negaram a assinar o documento e os colegas desistiram. Capitão do time, William Arjona nega a informação.

Fato é que houve uma punição. Multa e afastamento do meio de rede. A suspensão seria revogada após retratação de Maurício Souza. E, bem, vamos ao pior pedido de desculpas que li em anos. "Pessoal, após conversar com meus familiares, colegas e diretoria do clube, pensei muito sobre as últimas publicações que fiz no meu perfil. Estou vindo a público pedir desculpas a todos a quem desrespeitei ou ofendi, esta não foi minha intenção", escreveu em um perfil no Twitter então com 50 e poucos seguidores. No Instagram, onde a ofensa original foi postada, são cerca de 250 mil "fãs". Ressalte-se ainda que Maurício sequer menciona quem ofendeu e por quê. É tudo indefinido, um novo ápice da arte do "desculpas a quem tiver se ofendido". Horas depois, após repercussão negativa (ou pressão do clube/patrocinador), ele publicou vídeo em que dizia basicamente a mesma coisa para os 250 mil do Instragram.

Sendo bem sincero, eu respeitaria mais o "conservador" Maurício Souza se ele bancasse o que fala. A desculpa vazia é ceder e se ser homofóbico é tão importante para ele, o atleta deveria ter coragem de arcar com as consequências. Seguiria sendo ignorante, mas mostraria ter um ideal (ainda que de caráter corrompido). Com a (frouxa) nota, ele mantém o emprego e mostra que as ideologias dele não são lá tão importantes.

Para o Minas, isso foi suficiente e ele deve ser reintegrado. As empresas patrocinadoras, até a publicação dessa coluna, não voltaram a se manifestar. Ou seja, deve acabar em pizza. Termino com fala de Douglas, que conhece melhor o vôlei, conhece melhor o Maurício, do que eu. "O famoso não vai dar em nada né. Toda vez a mesma coisa, cansado disso de sempre ter falas criminosas e no máximo que rola é uma “multa” e uma retratação nas redes sociais. Até quando? Feliz pelas empresas se juntando contra e triste por atletas tentar passar o pano nisso. Vergonhoso. Todos os dias, todas as horas um dos nossos morrem. E o que temos? Uma retratação", publicou para seus 3 milhões de seguidores no Instagram e 260 mil no Twitter.

P. S.: Queria citar ainda que várias atletas e ex-atletas se posicionaram em tom crítico a Maurício Souza, como a bissexualíssima Carol Gattaz, que joga também no Minas, além da craque Sheilla e da ex-jogadora Fabi Alvim — que entrevistamos recentemente.  

P. S. 2: Foi só eu publicar a coluna que O Globo publicou declaração de Renan dal Zotto, técnico da seleção brasileira masculina de vôlei. Segundo o ex-craque, "é inadmissível este tipo de conduta de Maurício (...) Em se tratando de seleção brasileira, não tem espaço para profissionais homofóbicos. Acima de tudo preciso ter um time e não posso ter este tipo de polêmica no grupo". Maurício Souza era titular do Brasil treinado por dal Zotto.

P. S. 3: Aparentemente, o Minas concordou comigo sobre ser um horrível pedido de desculpas e anunciou a dispensa de Maurício Souza

Foto do André Bloc

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?