Logo O POVO+
Plano popular de telefonia é demanda de operadoras com Lula
Foto de Armando de Oliveira Lima
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico

Plano popular de telefonia é demanda de operadoras com Lula

.As operadoras de telefonia móvel levaram ao novo presidente a demanda de um plano popular para assegurar a conectividade das camadas mais vulneráveis da população
Tipo Notícia
Preço alto do smartphone dificulta acesso por população mais carente (Foto: Jan Vasek / Pixabay)
Foto: Jan Vasek / Pixabay Preço alto do smartphone dificulta acesso por população mais carente

Em tratativas com o governo federal desde a transição de Bolsonaro para a Lula, as operadoras de telefonia móvel levaram ao novo presidente a demanda de um plano popular para assegurar a conectividade das camadas mais vulneráveis da população. A demanda é destacada no documento Brasil Digital já entregue ao ministro Juscelino Filho (Comunicações) por Marcos Ferrari, presidente da Conexis - associação que representa o setor.

À coluna, Diogo Della Torres, coordenador de infraestrutura, alerta para a digitalização de serviços básicos, como o acesso ao extrato do Bolsa Família ou às contas da Caixa em aplicativos móveis, ao mesmo tempo que esse público sequer dispõe de recursos para comprar um aparelho capaz de promover essa conexão.

"O governo federal nos parece atento a essa questão tanto para viabilizar subsídio a dispositivos móveis quanto os planos", afirma o executivo. Hoje, o tributo sobre os aparelhos gira em torno de 40%, enquanto que os planos contam com tributação definida por legislação.

Uma data para definição do pleito, no entanto, ainda não foi definida. Mas o pouco tempo de governo e as urgências nas tratativas em outras frentes aquietam a urgência do projeto apresentado pelas operadoras.

 

Mercado Livre e parceiros

O Mercado Livre projetou para 14 mil o número de participantes do principal evento de relacionamento da empresa com vendedores e parceiros: o Mercado Livre Experience, que acontece entre 30 e 31 de agosto de 2023 no Expo Transamérica, em São Paulo. O número supera a participação do ano passado em 3 mil participantes. O evento teve a data revelada ontem, em Osasco, em coletiva com Julia Rueff, vice-presidente de Marketplace do Mercado Livre - da qual a coluna participou.

Ceará e China

Uma das responsáveis por costurar os primeiros memorandos de entendimento assinados pelo governador Elmano de Freitas (PT), a secretária Roseane Medeiros (Assuntos Internacionais) conta que uma nova fonte de recursos para financiar os projetos chineses no Ceará pode surgir.

"Na visita que fizemos, o que nós sentimos é um grande interesse do Banco da China em investir nas empresas chinesas fora da China", afirmou com exclusividade à coluna após desembarcar em Fortaleza da agenda internacional que rendeu novas parcerias ao Estado. O desenrolar desse sentimento, segundo ela, deve acontecer nos próximos anos, a partir da concretização ou não dos planos das chinesas em território cearense.

4,3

por cento do tráfego do ChatGPT em janeiro foi de usuários brasileiros, segundo a plataforma de gerenciamento de visibilidade online Semrush. Foram 863 milhões de acessos globalmente. O Brasil chegou a 5ª posição de países que mais visitam o site. Os primeiros são Estados Unidos (19.5%), Alemanha (5.9%), França (5.7%) e Índia (4.7%).

Google x Bing

A aplicação de inteligência artificial no Bing pela Microsoft fez a Samsung estudar a substituição do Google como app embarcado nos smartphones. A revelação foi feita pelo New York Times, que fala em "pânico" quando conta sobre a reação do Google. O contrato com a empresa coreana rende uma receita anual de US$ 3 bilhões ao gigante das buscas.

 

 

Foto do Armando de Oliveira Lima

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?