Logo O POVO+
Brisanet: cidades do Interior e Fortaleza com 5G até o fim de 2023
Foto de Armando de Oliveira Lima
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, repórter especial do O POVO, tem mais de dez anos de experiência em jornalismo econômico

Brisanet: cidades do Interior e Fortaleza com 5G até o fim de 2023

O movimento do Interior para a Capital, confiando no poder de consumo da população do sertão brasileiro, segue a estratégia que levou a empresa à liderança no segmento de banda larga fixa em boa parte do Nordeste
Tipo Opinião
 José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, foi eleito o Equilibrista de 2023 pelo Ibef-CE (Foto: Deisa Garcêz , em 13/10/2021)
Foto: Deisa Garcêz , em 13/10/2021 José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, foi eleito o Equilibrista de 2023 pelo Ibef-CE

Ainda fora do mercado para o qual desembolsou R$ 1,25 bilhão no leilão de 2021, a cearense Brisanet promete a ativação do sinal 5G em 40 cidades do Interior do Ceará até junho e em Fortaleza até o fim de 2023. Hoje, os municípios recebem testes da quinta geração de telefonia móvel, segundo revelou com exclusividade à coluna José Roberto Nogueira, CEO da telecom.

"Nós estamos construindo o 5G em dezenas de cidades do Interior. No fim deste ano, vamos ter uma capital toda construída e bem mais de 40 cidades no Interior", afirmou, referindo-se a municípios de "Vale do Jaguaribe, Cariri, Sertão Central e direcionando para a Capital".

O movimento do Interior para a Capital, confiando no poder de consumo da população do sertão brasileiro, segue a estratégia que levou a empresa à liderança no segmento de banda larga fixa em boa parte do Nordeste. E, se depender das autorizações para levar o 5G a essas localidades, a Brisanet não deve enfrentar dificuldades.

A liberação do sinal para a ativação nos municípios cearenses - e demais pelo País - foi acelerada nos primeiros meses deste ano pelo grupo liderado pela Anatel. Em março, mais 18 cidades da Região Metropolitana de Fortaleza foram liberadas. No País, o número chegou a 347 municípios - a maior parte com menos de 30 mil habitantes.

Mas a liberação não significa chegada do 5G. Até agora, as três principais operadoras - Claro, TIM e Vivo - só mantém a oferta do sinal em alguns bairros de Fortaleza - sequer a capital tem área coberta 100%. Da mesma forma que fizeram na banda larga fixa, as gigantes multinacionais criam a oportunidade para a Brisanet crescer em mais um nicho.

Adece e Fecomércio

O presidente da Adece, Danilo Serpa, o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, e o diretor Regional do SESC Ceará, Henrique Javi.(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação O presidente da Adece, Danilo Serpa, o presidente do Sistema Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, e o diretor Regional do SESC Ceará, Henrique Javi.

O potencial de cada região cearense está sendo estudado entre Adece e Fecomércio para o estímulo às aptidões locais. Danilo Serpa, presidente da Adece, e Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio no Ceará, se reuniram pela terceira vez para desenhar o modelo de atuação das entidades.

3,1

bilhões de reais em investimentos foram atraídos, desde 2012, pelas 56,3 mil conexões de geração própria de energia solar no Ceará, segundo os cálculos da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. O Estado tem 604,5 megawatts (MW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

IRPF 2023

O Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) realiza hoje, 5, o Seminário Contador Solidário para tratar de assuntos acerca do Imposto de Renda 2023. O evento acontece na sede do CRCCE (Avenida da Universidade, 3057 - Benfica), das 13h às 17h, com participação de representantes da Receita Federal e membros do Conselho.

Pecém recebe 41,8 mil toneladas da China

Operação foi feita na última sexta-feira, 31(Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Operação foi feita na última sexta-feira, 31

Uma carga de 41.854 toneladas com produtos siderúrgicos (bobinas de aço, vergalhões, fio-máquina, chapas), fertilizantes em big bags e carga especial desembarcou no Pecém na última sexta-feira, 31 de março. Os destinos dos itens são, além do Ceará, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. "Estamos trabalhando para ampliar e fortalecer os negócios com o hub da China e a chegada dessa grande quantidade de produtos, só mostra o crescimento e a diversidade de cargas que são operadas no terminal portuário", disse à coluna Carlos Alberto Nunes, gerente da Tecer Terminais - empresa que atuou na operação das cargas.

Selo inédito

A cearense Sou Energy recebeu a certificação de Distribuidor Diamond da Hoymiles, empresa chinesa especializada em microinversores. O selo, até agora, só foi concedido a duas empresas brasileiras e dez no mundo e tem como critérios volume de compra, qualidade de relacionamento, porte do distribuidor e qualidade dos serviços.

 

Foto do Armando de Oliveira Lima

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?