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Empresas do Ceará investem em exportação
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Jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É editora digital de Economia do O POVO, onde começou em 2014. Atualmente, cursa MBA em Gestão de Negócios e está andamento de Certificação Internacional em Marketing Digital pela ESPM

Empresas do Ceará investem em exportação

Tipo Notícia
Fachada da Cerbras (Foto: Regis Lima/Divulgação)
Foto: Regis Lima/Divulgação Fachada da Cerbras

Duas empresas com sede no Ceará estão investindo no mercado fora do Brasil. Será a Positive Brands, que produz e comercializa leites vegetais com a marca A Tal da Castanha, e entra no mercado norte-americano para competir com marcas como Silk, Almond Breeze e Oatly. Os primeiros contêineres começaram a sair neste mês de abril. Já a Cerbras, indústria de revestimentos cerâmicos e porcelanatos, vai intensificar as exportações de produtos para países como Argentina, Chile e Uruguai. Os produtos podem ser encontrados em grandes lojas da América Latina, como Barugel Azulay, Domus e Hipercerâmico.

No caso da Positive Brands, a PlantCo, que faz uso de insumos típicos do Brasil, vai competir com marcas como Califfia Farms, Silk, Almond Breeze, Oatly e Ripple. O processo para exportar começou no mês de março, quando o sócio-fundador, Felipe Carvalho, participou de uma feira de alimentos nos Estados Unidos - a Sial America, em Las Vegas, voltada ao lançamento do segmento de alimentos e bebidas.

A estratégia da startup é centralizar no mercado norte-americano, seguindo para a Austrália e, posteriormente, para o Chile. Além das bebidas, a empresa trabalha com isotônicos, suplementos, bebidas prontas para o consumo infantil e snacks sem corantes, aditivos, conservantes ou adoçantes artificiais.

E um dos principais insumos da Positive Brands é a castanha de caju, proveniente de pequenos produtores com certificação orgânica do Norte e Nordeste, a ideia é ter produção sem o uso de agrotóxicos ou modificações genéticas. O cultivo e distribuição da castanha de caju é feito por meio de cooperativas.

Outro na internacionalização é a marca Possible® que será destinada ao Chile. “A linha atende a necessidade do mercado e é uma bebida mais acessível e similar ao leite de vaca em textura e sabor”, diz Felipe.

Sobre a Cerbras, Leonardo Vasconcelos, diretor comercial e marketing da empresa, detalha que teve de investir em tecnologia, inteligência artificial e otimização dos processos por meio da conectividade para se adequar ao padrão internacional. 

Além da América do Sul, a Cerbras é a única marca cearense do segmento a exportar para os Estados Unidos, colocando o Ceará em 3º lugar no país, atrás de estados como Santa Catarina e Paraná, que possuem mais de uma indústria do segmento.

Em 14 estados brasileiros, com a expansão, a Cerbras vai se tornar uma das cinco maiores empresas do segmento, com presença em todo o País.

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