Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO
Um pesquisa recente da Pipe.Social e IN3 mostra que o Nordeste é uma das das regiões onde o setor de negócios de impacto mais cresce. Atualmente são 222, sendo que o Ceará representa 22% do total, ficando atrás apenas da Bahia. 40% dos negócios nasceram nos últimos cinco anos. Mas qual a relação de negócios de impacto com ASG, sigla para ambiental, social e governança?
Bia Fiuza, diretora da Somos Um, destaca que no Estado exitem muitos problemas sociais e ambientais para serem resolvidos. "Temos que pensar de forma muito sistêmica quando lidamos com cenários complexos, como é o no Ceará. Temos que conectar iniciativa privada, terceiro setor, poder público e todo esse ecossistema do setor dois e meio, que está entre o segundo e o terceiro setor, entre a iniciativa privada e a sociedade civil organizada. Realmente ele traz muitas metodologias e formatos interessantes de modelo de negócios que resolvem problemas", declara.
Eventos mais sustentáveis
Um exemplo disso, em Fortaleza, é a Verdear Eventos + Sustentáveis, um negócio de impacto da Yby Soluções Sustentáveis. Há quatro anos chegou com o propósito de criar experiências sustentáveis em eventos, por meio da responsabilidade compartilhada. A idealização é da Rebeca Wermont que que observou uma crescente de eventos que buscavam adequar práticas mais sustentáveis aos seus processos.
"Nossa intenção era empregar sustentabilidade além dos bastidores, promovendo isso como um valor de entrega. Em 2021, me juntei ao André Comaru, empreendedor de impacto e ativista das causas socioambientais, que já tinha know how nisso e somou forças para expansão do negócio. Juntos lideramos dois eventos simultâneos em Barra Grande, no Piauí, e em Icaraí de Amontada, no Ceará, que chegaram a atingir indicadores de alto impacto positivo e a conquista da certificação internacional Lixo Zero", disse Rebeca.
Menor impacto ambiental
Os indicadores ASG estão no centro das tomadas de decisão e estratégias da Verdear, para buscar metas em preservação e redução de danos ambientais, quando propõe ações em que o público reflita sua relação com a natureza, por meio de ativações artísticas, consumo de itens mais ecológicos, operações mais sustentáveis na gestão de resíduos, eficiência e uso racional de recursos, exigindo uma cadeia de suprimentos mais comprometida, com comprovação de atividades de menor impacto ambiental.
No social é trazendo os atores que impactam a cadeia de economia circular no País, como catadores de materiais recicláveis e artesãos, além de promover o protagonismo do público que vai nesses eventos, despertando neles a força para mudança que buscamos.
Em aspectos de governança, promove a mudança de processos que iniciam na concepção das ideias, em todas as atuações de produção e que refletem em resultados expressivos de economia, valor de marca, atração de investimentos e melhor posicionamento das produtoras diante da sociedade e mercado de eventos.
Na educação
A Universidade Federal do Ceará (UFC) tem ações para fortalecer a área de ASG, como a Secretaria de Governança, que trata de indicadores e orientações para uma melhor prestação de serviços públicos dentro de padrões de compliance, gestão de processos e gestão de riscos; e, ainda, a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental, que tem um programa institucional de coleta seletiva de resíduos e pela instalação de soluções de geração de energias renováveis.
Sobre negócios de impacto socioambiental, em 2014, foi criado o programa Centro de Empreendedorismo da UFC, fundado e coordenado Abraão Freires Saraiva Júnior, que tem como missões fortalecer a cultura empreendedora, apoiar o desenvolvimento de competências empreendedoras nos estudantes e dar suporte à germinação de novos negócios inovaodres, incluindo os de impacto socioambiental.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.