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Diálogo ASG: da educação aos negócios de impacto e investimentos
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Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

Diálogo ASG: da educação aos negócios de impacto e investimentos

A propagação de boas práticas deve ser incluída nas agendas das escolas, que formam crianças e jovens e em toda a cadeia produtiva, da indústria ao consumidor
Tipo Notícia
Marcella Coelho é lider do Instituto XP e head de impacto social
 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Marcella Coelho é lider do Instituto XP e head de impacto social

Um novo jornal, o Tino Econômico, dirigido para alunos de todo o Brasil, foi lançado durante o Expert XP 2022.

A iniciativa, da Stéphanie Habrich, mesma criadora do jornal Joca, quer difundir estre jovens, a partir de 15 anos, notícias sobre economia, finanças, dinheiro e novas práticas mundiais, como o ASG, tradução para questões Ambientais, sociais e de governança.

O Instituto XP é um dos incentivadores desta proposta, que visa instruir o público de escolas públicas, incluindo o Ceará.

Além disso, Marcella Coelho, head de impacto social na XP e líder do Instituto XP, informa que a instutição já distribuiu nas escolas mais de 100 mil jogos do Piquenique dos Bons Negócios, criados pelo Instituto Brasil Solidário, para auxiliar sobre o consumo mais consciente.

Este material trabalha de forma lúdica escolhas do dia a dia, como nas compras do supermercado.

"A maioria dos municípios beneficiados pelo jogo estão no Nordeste, pois queremos descentralizar do Sudeste os recursos de investimento social privado", declara Coelho.

Financiamento verde

Ainda no setor investimentos, o mercado brasileiro recebeu do Itaú Unibanco uma nova emissão de R$ 1 bilhão em Letras Financeiras (LF) verdes.

Os recursos serão aplicados no financiamento de veículos elétricos, híbridos e multicombustível.

A intenção é elevar a economia de baixo carbono e fomentar o segmento de veículos de baixa emissão de gases de efeito estufa no País.

Entre agosto de 2019 e junho de 2022, foram alocados R$ 224 bilhões, ou seja, 56% da meta.

O impacto positivo do Itaú prevê a destinação de R$ 400 bilhões até 2025 em linhas de crédito e outros produtos para promover uma economia mais sustentável.

Coalizão em Fortaleza

Na última sexta-feira, 12, aconteceu o terceiro encontro do Núcleo Gestor Coalizão pelo Impacto, da qual esta colunista faz parte, representando o O POVO.

A proposta é que este grupo, formando por outros atores, como a Casa Azul, Unifor, UFC, Íris Lab e Fiec, entre outros, fortaleça o ecossistema local de apoio ao empreendedorismo de negócios e resolvam questões sociais e ambientais da cidade.

O projeto é nacional e tem durabilidade de cinco anos. Além de Fortaleza, participam as cidades de Belém, no PA; Brasília, no DF; Campinas, em SP; Paranaguá, no PR e Porto Alegre, no RS.

A meta é, até 2026, aportar R$ 29 de milhões para potencializar, em conjunto com organizações locais, ecossistemas de investimentos e negócios de impacto nas cinco regiões do Brasil.

A iniciativa é correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto humanize e Somos Um. Conta com a parceria da Cosan, Fundação Educar, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil.

Descarte certo

A Havaianas criou o programa reCICLO de logística reversa e reciclagem das sandálias que começou com 26 lojas e, hoje, está em 84 lojas, em 24 cidades no Brasil.

Em uma parceria com a startup especializada na gestão de resíduos, TrashIn, o consumidor é incentivado a participar do descarte correto do produto.

Que pode ser reciclado e encaminhado para diversas cadeias produtivas e gerar renda para as cooperativas de reciclagem parceiras.

Em Fortaleza entre as lojas participantes da ação estão a do Iguatemi, a do Pátio Dom Luis e a do Riomar Fortaleza.

A marca fará uma triagem para definir o destino de todo o material. As sandálias que já estão na fase final do seu ciclo de vida são encaminhadas para reciclagem.

O material reciclado ganha um novo ciclo de vida se transformando em objetos para utilizar no dia a dia como tapetes, pneus e obras de arte.

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A colunista viajou para Expert XP a convite da XP.

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