Logo O POVO+
Agenda 2030, ONU, Lula e Ceará
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

Agenda 2030, ONU, Lula e Ceará

Encontro das Organizações Unidades, em Nova Iorque, teve, além do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, uma mulher, nordestina, cearense com lugar de fala, represetando muitas brasileiras
Tipo Notícia
TICIANA Rolim discursou na ONU (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita TICIANA Rolim discursou na ONU

Mundialmente vivemos uma semana importante promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Na pauta, a aceleração da Agenda 2030, plano de ação global, criado em 2015, para promover o desenvolvimento sustentável para promoção de mundo melhor e igualitário.

Um cearense entusiasta do tema, o economista Célio Fernando, destaca que líderes de todo mundo procuraram priorizar agendas, principalmente, de apoio aos mais vulneráveis.

“A fome é destacada em várias lentes, na ODS 2, sobre a ética global. O acrônimo ESG traduz a linha mestra dos estados e corporações nessa ambição da sobrevivência humana, que reflete governança nas fragmentações e conflitos no mundo e as guerras de poder”, enfatiza.

Ele continua dizendo que o socioambiental é a referência para a nova existência das políticas públicas e ressalta que o presidente Lula (PT) tem tido destaque associando com clareza a cooperação necessária para alcançar os mais vulneráveis com a mesma veemência da pauta ambiental.

Ética

Célio Fernando constata, ainda, que a natureza humana na busca pela sobrevivência ressalta também os pecados capitais, na linha tênue entre o bem e o mal.

E diz que o greenwashing ainda se mostra presente com um arsenal de colourswashing dos grupos de interesse versus as necessidades éticas globais, muitas vezes o sectarismo cego, polarizações, reeditam moralidades conservadores e discriminatórios em seus avant premières de pseudo protagonismo de poder.

Em suma, a semana do Clima de Nova Iorque fixa muitas nomenclaturas interconectadas e interdependentes, locais e globais desse entendimento da mais profunda preparação para a COP-28.

“O pacto de solidariedade climática necessita da essência dos líderes e uma agenda de aceleração, compromissos claros como abandonar o carvão e reduzir as desigualdades, principalmente no combate à fome. Seguem juntos na mesma jornada sócio climática e das prioridades na governança global”, finaliza Fernandes.

Reconhecimento

Nos próximos dias 26 e 27, Célio Fernando vai receber a comenda Destaque Brasil Profissional de Investimentos e Analista de Mercado. O reconhecimento é sobre os trabalhos que o especialista realiza em ESG e Sustentabilidade. A cerimônia acontece durante o Congresso de Mercado de Capitais, São Paulo.

Presença cearense ONU

A cearense Ticiana Rolim, fundadora da Somos Um, revelou um sentimento de utopia sua participação durante a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, nos Estados Unidos.

“Em virtude das circunstâncias dos sistemas como o patriarcado e do desafio, que é global, do preconceito que existe de lugar de fala das pessoas do sul global. Então, ter uma brasileira, mulher e nordestina é algo bem inspirador e por outro desafiado. Ainda vamos chegar no dia de termos uma negra ou indígena lá”, diz.

Ticiana ainda retrata o sentimento de solidão, na ocasião, por não ter outras pessoas do Nordeste e nem tantos brasileiros no evento.

“Ali eu não estava falando apenas pela Ticiana, estava representando o Nordeste, as mulheres nordestinas e as empreendedora sociais. É um lugar de muita responsabilidade e de grande oportunidade para abrir caminhos para outras. Desejo que não fique só em mim, só em uma mulher privilegiada como eu, mas que abra caminho para outras empreendedoras sociais, pretas, periféricas e indígenas. Aí chegarei ao ápice da minha felicidade”, declara.

Inovação na indústria

A 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria acontece, em São Paulo, nessa semana. Com o tema Ecoinovação, os painéis terão a participação de 18 palestrantes internacionais e 42 brasileiros, com destaque para a italiana Mariana Mazzucato, especialista em financiamento para inovação, professora de economia da Universidade de Sussex e autora de importantes livros sobre indústria e inovação.

O evento ainda terá uma área com exposição de novas tecnologias e inovações. Entre as empresas participantes estão a Embraer, Natura, Ford, GM, Festo, Basf e ArcelorMittal, entre outras.


Mobilização

A Federação dos Transportes (Fetrans) realiza, até 9 de outubro, ação do projeto “Ônibus Encantado”, que em sua 13ª edição ajuda instituições de Fortaleza que beneficiem crianças em situação de vulnerabilidade, com campanhas anuais de doações.

Esse ano, a campanha arrecada alimentos não perecíveis e leite em pó em prol do Lar Amigos de Jesus. As doações podem ser entregues na sede da Fetrans e do Sest Senat Fortaleza, na Rua Dona Leopoldina, 1050, Centro.

Pauta verde

O Grupo Super MiniBox promoveu iniciativas durante a Semana da Árvore para fomentar a conscientização ambiental entre a população dos municípios situados nas unidades Super MiniBox. Entre elas, plantação de árvores frutíferas em escolas municipais; troca de mudas de plantas por garrafas pet; e campanha de limpeza nas praias de Quixaba, Lagoa do Mato, Retirinho, Majorlândia e Canoa Quebrada.

“Temos uma sólida tradição em contribuir de diversas formas para as comunidades em que estamos presentes, a fim de fortalecer a mensagem que esses eventos desejam transmitir à população”, destaca a diretora do Grupo Super MiniBox, Léa Porto.

 

Mais notícias de Economia

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?