Logo O POVO+
ESG: do meio ambiente à educação
Foto de Carol Kossling
clique para exibir bio do colunista

Carol Kossling é jornalista e pedagoga. Tem especialização em Assessoria de Comunicação pela Unifor e MBA em Marketing pela Faculdade CDL. Pautou sua carreira no eixo SP/CE. Fez parte da equipe de reportagem do Anuário Ceará e da editoria de Economia do O POVO. Atualmente é Editora de Projetos do Grupo de Comunicação O POVO

ESG: do meio ambiente à educação

Empresas que trazem no DNA da marca propósito geram dignidade e educação para as comunidades
Tipo Notícia
DEBORA Gentil é gerente sênior
da Natura Crer Para Ver Brasil (Foto: FOTOSÍNTESE/ André Velozo/ Divulgação Natura)
Foto: FOTOSÍNTESE/ André Velozo/ Divulgação Natura DEBORA Gentil é gerente sênior da Natura Crer Para Ver Brasil

Reconhecida como marca que vem à mente das pessoas quando o assunto é sustentabilidade, nas pesquisas do Anuário Datafolha Top of Mind e Folha Top of Mind, a Natura segue o seu DNA e propósito junto as comunidades quando o assunto é ESG.

Uma das suas marcas, única que lança objetos e acessórios e não cosméticos, Crer Para Ver, reverte todo o seu lucro, a parte da empresa e das consultoras de vendas, para estimular os avanços na Educação.

Na unidade da Natura, em Cajamar, interior de São Paulo, o time da marca Ver Para Crer apresentou o balanço das ações voltadas à Educação Brasileira(Foto: Andre Velozo/ Divulgação Natura)
Foto: Andre Velozo/ Divulgação Natura Na unidade da Natura, em Cajamar, interior de São Paulo, o time da marca Ver Para Crer apresentou o balanço das ações voltadas à Educação Brasileira

O programa além de educação para a própria rede de consultoras de beleza, o foco atual do projeto é colaborar para a alfabetização das crianças na idade certa e para que os jovens tenham um Ensino Médio público com educação integral em seis países Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. 

A gerente sênior de Natura Crer Para Ver, Debora Gentil, informou que em todo o Brasil, são 21 estados parceiros, 4.820 escolas envolvidas e quase três milhões de estudantes impactados. 

Em 2022,  foram arrecadados R$47,8 milhões no Brasil, um aumento de R$1,2 milhão em comparação ao ano anterior. Em toda América Latina chegou a R$82 milhões no mesmo período. 

Ao centro, o estudante de Aracaju, Serguipense, Rafael Souza Gama, 17, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense. A escola faz parte das unidades que recebem incentivos da marca Crer Para Ver. O estudante passou numa seleção e para estudar em Harvard, nos Estados Unidos(Foto: Andre Velozo/ Divulgação Natura)
Foto: Andre Velozo/ Divulgação Natura Ao centro, o estudante de Aracaju, Serguipense, Rafael Souza Gama, 17, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense. A escola faz parte das unidades que recebem incentivos da marca Crer Para Ver. O estudante passou numa seleção e para estudar em Harvard, nos Estados Unidos

O Instituto Natura apoia tecnicamente a cidade de Sobral que implementou o Programa Educacional Sobral 100% Educação Integral que contempla todas as fases de ensino, da creche ao Ensino Médio, beneficiando estudantes de diferentes faixas etárias.

Além da ampliação da jornada escolar, o programa visa a adoção de um modelo pedagógico focado no desenvolvimento integral dos estudantes, olhando para suas diferenças regionais e socioeconômicas, na tentativa de gerar mais equidade no desenvolvimento educacional.

A marca Ver Para Crer é a única não cosmética da Natura que traz utensílios para casa, decoração e papelaria. Todo o lucro dos produtos são revertidos para ações de Educação(Foto: Andre Velozo/ Divulgação Natura)
Foto: Andre Velozo/ Divulgação Natura A marca Ver Para Crer é a única não cosmética da Natura que traz utensílios para casa, decoração e papelaria. Todo o lucro dos produtos são revertidos para ações de Educação

Hoje, são 8.554 alunos impactados. Já em relação as consultoras impactadas pelas intervenções educacionais no Brasil, 6.971 são do Estado de Ceará. Os recursos são destinados e aplicados por meio do Instituto Natura (IN), criado em 2010 para concentrar as iniciativas educacionais.

Atualmente o projeto social está presente em seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Apenas no Brasil foram investidos R$53,1 milhões de reais no último ano. Ao todo, desde 1995, mais de R$500 milhões de reais foram investidos em ações em prol da educação.

Entrevista

No conteúdo exclusivo no OP+ dessa coluna é possível conferir entrevista sobre a carreira em ESG, da jovem cearense, Raíssa Bisol. Ela foi de colaboradora terceirizada, que assava pães de queijo, a gerente de sustentabilidade do Beach Park. A propósito, quarta-feira, 8, o grupo de entretenimento lança seu novo parque o Arvorar, que tem a proposta de inspirar a comunidade a preservar a natureza.

Prêmio, documentário e afins 

Segue até amanhã, 7, as inscrições gratuitas para o Prêmio de Responsabilidade Empresarial no Setor de Eventos no site da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape). O Prese é o 1º Prêmio do setor que vai valorizar as ações ESG de eventos por todo o Brasil.

Já está no ar, no Canal Off, o documentário ESG Kite: um novo horizonte para o turismo sustentável no Brasil. A proposta é promover o turismo sustentável e a responsabilidade socioambiental nos esportes junto às comunidades litorâneas.

O conteúdo registra a jornada de uma experiência do primeiro Rally de Kitesurf do mundo, com uma rota de 500 quilômetros desbravando o litoral nordestino, que inclui o Ceará.

Durante a expedição, a realizou doações para as comunidades locais, incluindo equipamentos de kite, ações de limpeza de praia, materiais escolares e coletores seletivos. Após captação, o documentário pretende ser exibido na praia do Preá, no Ceará.

Em Brasília, de hoje a 9 de novembro, acontece a Conferência Anprotec qu e discutirá ecossistemas de empreendedorismo inovador

Petrobras: entenda como são formados os preços da gasolina e diesel

Mais notícias de Economia

Foto do Carol Kossling

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?