Evandro: "Nossa intenção é aprovar o Plano Diretor até o fim do ano"
clique para exibir bio do colunista
Editora-adjunta do O POVO+ especializada em ciência, meio ambiente e clima. Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é premiada a nível regional e nacional com reportagens sobre ciência e meio ambiente. Também já foi finalista do Prêmio Einstein +Admirados da Imprensa de Saúde, Ciência e Bem-Estar na região Nordeste
Foto: Aurélio Alves / O POVO
Prefeito Evandro Leitão (PT) afirmou que o Plano Diretor deve ser entregue e aprovado até o final de 2025 em entrevista exclusiva ao O POVO+
O prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) reafirmou que quer aprovar até o fim de 2025 o novo Plano Diretor na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), em entrevista exclusiva ao O POVO+ nesta quarta-feira, 9, no Paço Municipal.
O Plano Diretor de Fortaleza está em revisão desde 2019, mas segue sem perspectivas de publicação. Em fevereiro deste ano, o prefeito declarou ao OP+ que a discussão sobre o plano seria retomada "do zero" em sua gestão. "Nós estamos montando uma comissão para analisar tudo que foi feito", reforçou nesta quarta-feira.
Segundo ele, "algumas coisas" das gestões anteriores serão aproveitadas, mas o intuito é revisar por completo o que foi apresentado nos últimos seis anos e entregar a revisão para a CMFor aprovar o Plano ainda em 2025. "Posso dizer que algumas coisas a gente vai aproveitar. Não é porque foi feito para a gestão anterior que a gente vai dizer que tá tudo errado", confirmou.
Para Evandro, o Plano Diretor é peça "fundamental" para implementar estratégias de sustentabilidade em Fortaleza, ao lado do Fortaleza 2040. "Com o Fortaleza 2040 e o Plano Diretor da Cidade, aí sim a gente pode efetivamente ter uma perspectiva de uma Fortaleza mais arborizada, mais verde, mais sustentável", reflete.
Em 2020, a Capital publicou o Plano Local de Ação Climática, que determina metas em quatro eixos para mitigar os efeitos da crise climática na Capital e adaptá-la aos efeitos já existentes. Entre as metas, está "ampliar a quantidade e a acessibilidade de Áreas Verdes da cidade" e "garantir que a frota de transporte público seja composta por 100% de veículos elétricos até 2050".
Perguntado sobre o documento com foco climático e as respectivas metas, Evandro destacou somente os esforços envolvendo o Plano Diretor e o Fortaleza 2040.
Análises e fatos sobre as pautas ambientais. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.