Logo O POVO+
Festival Varilux de Cinema Francês: confira destaques da programação
Foto de João Gabriel Tréz
clique para exibir bio do colunista

João Gabriel Tréz é repórter de cultura do O POVO e filiado à Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). É presidente do júri do Troféu Samburá, concedido pelo Vida&Arte e Fundação Demócrito Rocha no Cine Ceará. Em 2019, participou do Júri da Crítica do 13° For Rainbow.

João Gabriel Tréz arte e cultura

Festival Varilux de Cinema Francês: confira destaques da programação

Festival Varilux de Cinema Francês retorna ao formato presencial em todo o Brasil celebrando a produção francesa. Fortaleza recebe 18 filmes da programação
Tipo Notícia
'Adeus, Idiotas' é um dos destaques do Festival Varilux deste ano (Foto: divulgação)
Foto: divulgação 'Adeus, Idiotas' é um dos destaques do Festival Varilux deste ano

No clássico "Casablanca" (1942), de Michael Curtiz, uma das falas proferidas por Rick Blaine (Humphrey Bogart) para Ilsa Lund Laszlo (Ingrid Bergman) se tornou uma das mais icônicas e referenciadas do cinema mundial: "Nós sempre teremos Paris". A afirmação é emprestada, aqui, para marcar a retomada presencial de um evento já consolidado no calendário cultural do País e que nos reconforta ao afirmar, a partir de sua realização, que nós sempre teremos o cinema. A partir desta quinta, 25, cidades de todo o País receberão a edição de 2021 do Festival Varilux de Cinema Francês.

Seguindo na missão de disponibilizar ao público brasileiro uma seleção diversa de destaques do cinema francês recente, o Festival Varilux traz à Capital cearense premiadas e aguardadas produções do País, como "Adeus, Idiotas" — grande vencedor do prêmio César, o "Oscar" do cinema francês —, "Ilusões Perdidas" — exibido no Festival de Veneza deste ano — e "Paris, 13º Distrito" — dirigido pelo cineasta Jacques Audiard e exibido no Festival de Cannes.

Haverá, ainda, a exibição do clássico "O Magnífico" (1973), de Philippe de Broca, protagonizado por Jean Paul Belmondo e Jacqueline Bisset. Apesar da presença de um filme com Belmondo, Fortaleza não recebe a mostra especial em homenagem ao ator, falecido em setembro, que conta com quatro filmes.

Além destas ausências, a Capital também ficou sem sessões de "Titane", filme de Julia Ducournau, que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes neste ano e foi escolhido como o representante da França no Oscar 2022. A produção irá estrear em todo o Brasil em janeiro, na plataforma de streaming Mubi.

Nesta edição, o Festival Varilux irá se desenrolar em Fortaleza primeiro no cinema do Shopping RioMar, já a partir desta quinta, 25, e, começando no dia 9, no Cinema do Dragão. Confira destaques da programação da primeira parte do evento na Capital sugeridos pela coluna!

Festival Varilux de Cinema Francês

Quando: de 25 de novembro a 8 de dezembro, no RioMar; de 9 a 22 de dezembro, no Cinema do Dragão

Onde: Shopping RioMar (rua Des. Lauro Nogueira, 1500) e Cinema do Dragão (rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)

Programação: www.variluxcinefrances.com/2021

Mais infos: @variluxcinefrances

Adeus, Idiotas

Comédia de Albert Dupontel, o longa acompanha a jornada de um trio improvável — uma cabeleireira gravemente doente, um senhor em esgotamento mental e um arquivista cego — em busca do filho que a mulher foi forçada a abandonar há quase 30 anos. A produção foi a grande vencedora do César, considerado o "Oscar francês", vencendo sete categorias, como Melhor Filme, Direção e Roteiro Original.

Dirigido por Albert Dupontel, 'Adeus, Idiotas' foi o grande vencedor do prêmio César — o 'Oscar francês — em 2021(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Dirigido por Albert Dupontel, 'Adeus, Idiotas' foi o grande vencedor do prêmio César — o 'Oscar francês — em 2021

Quando: sábado, 27, às 21 horas; e quarta, 1º, às 19 horas, no RioMar Fortaleza

Ilusões Perdidas 

Drama histórico dirigido por Xavier Giannoli é uma adaptação da obra de Honoré de Balzac. Na trama, que se passa no século XIX, o jovem poeta desconhecido Lucien (Benjamin Voisin) deixa a vila onde mora para tentar a sorte grande em Paris. Na cidade, se depara com a lei do lucro, da vaidade e da falsidade e descobre o amor, o sofrimento e a verdade acerca das próprias ilusões. A produção foi um dos destaques da mais recente edição do Festival de Veneza.

Baseado na obra de Balzac, drama histórico 'Ilusões Perdidas' estreou no Festival de Veneza deste ano(Foto: Roger Arpajou / divulgação)
Foto: Roger Arpajou / divulgação Baseado na obra de Balzac, drama histórico 'Ilusões Perdidas' estreou no Festival de Veneza deste ano

Quando: sexta, 3, às 20h15; e quarta, 8, às 18 horas, no RioMar Fortaleza

O Magnífico 

Único clássico da seleção deste ano a ser exibido em Fortaleza, o longa mistura aventura e comédia ao focar no escritor de romances de espionagem François, que está produzindo um novo livro. A estudante Christiane se aproxima dele por interesse acadêmico, o que causa uma confusão entre a realidade e o universo de escrita do autor. Com Jean-Paul Belmondo e Jacqueline Bisset, o longa parodia a franquia James Bond.

Parodiando obras de espionagem, 'O Magnífico' tem Jean-Paul Belmondo e Jacqueline Bisset como protagonistas(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Parodiando obras de espionagem, 'O Magnífico' tem Jean-Paul Belmondo e Jacqueline Bisset como protagonistas

Quando: terça, 7, às 19 horas, no RioMar Fortaleza

Paris, 13º Distrito

Comédia romântica de Jacques Audiard, o longa acompanha as relações de amizade e amor entre Emilie, Camille, Nora e Amber, refletindo as nuances do amor moderno e dos laços afetivos entre jovens. Indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, o filme foi vencedor do prêmio de Melhor Trilha Sonora no evento.

Longa de Jacques Audiard, 'Paris, 13º Distrito' acompanha as relações amorosas e de amizade entre um quarteto parisiense(Foto: Shanna Besson / divulgação)
Foto: Shanna Besson / divulgação Longa de Jacques Audiard, 'Paris, 13º Distrito' acompanha as relações amorosas e de amizade entre um quarteto parisiense

Quando: segunda, 29, às 21 horas, no RioMar Fortaleza

Enquanto Vivo 

Com Catherine Deneuve e Benoît Magimel, o drama acompanha uma mãe e um filho tendo que lidar com o diagnóstico de uma doença grave que abala suas vidas. Com o auxílio de uma equipe médica, os dois aprendem sobre aceitação, vida e morte. O filme tem direção e roteiro da cineasta e atriz Emmanuelle Bercot.

Com Catherine Deneuve, o drama 'Enquanto Vivo' acompanha os impactos de uma doença terminal na relação entre uma mãe e um filho(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Com Catherine Deneuve, o drama 'Enquanto Vivo' acompanha os impactos de uma doença terminal na relação entre uma mãe e um filho

Quando: domingo, 28, às 18h30; e terça, 30, às 20h55, no RioMar Fortaleza

Está Tudo Bem 

De François Ozon, o filme aborda a eutanásia sob o ponto de vista de uma família francesa. Um senhor com saúde debilitada decide começar uma mobilização pelo direito à morte assistida, mas as filhas dele são contra a ideia e precisam lidar com as próprias opiniões e o desejo expresso do pai. Mais uma produção da seleção de 2021 do Festival de Cannes.

Um homem de 85 anos luta contra as filhas pelo direito de morte assistida após sofrer um derrame no drama 'Está Tudo Bem', de François Ozon(Foto: Carole Bethuel / divulgação)
Foto: Carole Bethuel / divulgação Um homem de 85 anos luta contra as filhas pelo direito de morte assistida após sofrer um derrame no drama 'Está Tudo Bem', de François Ozon

Quando: quinta, 25, às 21 horas; e segunda, 6, às 19 horas, no RioMar Fortaleza

Lista de filmes exibidos em Fortaleza

Adeus, Idiotas
Arthur Rambo, Ódio nas Redes
Caixa Preta
Um Conto de Amor e Desejo
Delicioso: Da Cozinha Para o Mundo
Enquanto Vivo
Está Tudo Bem
Ilusões Perdidas
Um Intruso no Porão
Madrugada em Paris
Mentes Extraordinárias
Nosso Planeta, Nosso Legado
Paris, 13º Distrito
Pequena Lição de Amor
Tralala
A Travessia
O Magnífico

Foto do João Gabriel Tréz

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?